Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Desconfiança de pirataria de Linux faz professora colocar alunos na detenção

“Uma professora – obviamente mal-informada – encontrou alguns dos alunos dela demonstrando e distribuindo o HeliOS Linux, e, entendendo se tratar de ação ilegal (como ela diz na carta que enviou ao HeliOS, “nenhum software é gratuito/livre”), ameaçou denunciar o HeliOS por fraudes. Veja a carta e a resposta da equipe do linux no link.”

Enviado por Felipe Proto (nerdmorΘgmail·com) – referência (linuxlock.blogspot.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-12-12

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    zer0c00l (usuário não registrado) em 12/12/2008 às 9:20 am

    Li o artigo e mudou a minha vida…

    Milton (usuário não registrado) em 12/12/2008 às 9:25 am

    Putz, q caraio esse mundo tá, o povo alienado e mal informado que da uma se mocinhos super-heroi e meter o nariz onde num deve, temos q mostrar a distrowhatch a ela pra ela ver o quao o HeliOS Linux é pirata…

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 12/12/2008 às 9:50 am

    Isso me lembrou de algo que aconteceu comigo:

    Num emprego que eu tinha antigamente, eu estava usando uma estação de trabalho Linux com o sistema de arquivos corrompido. O computador só iniciava no modo de manutenção. Usei o fsck para restaurar o sistema e, na hora do almoço, um funcionário antigo da casa chega pra mim e fala: “Com que autoridade você fez isso no computador? Isso pode até te dar justa causa!” Eu não sabia se ria ou se chorava, especialmente porque ele tinha poder no meu setor e era o maior noob em Linux :D

    consultor (usuário não registrado) em 12/12/2008 às 9:58 am

    impressionante.

    gostaria de ver a resposta da professora, se é que ela vai responder e/ou se retratar

    Eu não me espanto. Tem muito professor que se acha o dono da verdade, mesmo que esta verdade seja de uma área completamente fora do escopo do conhecimento deste.

    Frank (usuário não registrado) em 12/12/2008 às 10:24 am

    Isso é resultado de tanta campanha anti-pirataria. A grande maioria das pessoas nem sequer sabe da existência do software livre e acha que qualquer tipo de cópia é ilegal.

    mineirim (usuário não registrado) em 12/12/2008 às 10:29 am

    Jah não me espanto, a menos de um mês chamei um técnico da NET na minha casa por causa dos meus problemas de acesso exclusivamente aos sites do google(que por sinal persiste o problema no Ubuntu). Aí depois de horas tentando solucionar, ligando pra central e fazendo testes com o windows dele (me matou de raiva ver tudo funfando no windows), ele me perguntou se o meu “linux era original”… prendi a gargalhada e disse que baixei da internet, aí ele disse que não podia fazer nada porque meu linux era pirata.
    Pior foi ter de engolir e aceitar que o problema realmente é no meu linux.

    cristo (usuário não registrado) em 12/12/2008 às 10:37 am

    Para mim ela merece tomar um belo de um processo.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 12/12/2008 às 10:43 am

    No trecho de resposta que aparece no Slashdot tem uma informação muito interessante.

    Que pode não ser somente por ignorância que a professora faz isso, pois é denunciado que a MS doa milhões de dólares para o sindicato de professores.

    Nesse caso em particular acredito que seja somente ignorância mesmo. Mas no geral, é bem perigoso. Fica parecido com a relação entre os fabricantes de medicamentos e os médicos:

    “Indica meu produto e ganha alguns presentinhos”.

    No caso da MS acredito que seja mais o de comprar simpatia na marra.

    Avelino de Almeida Bego (usuário não registrado) em 12/12/2008 às 10:45 am

    Só tenho algo a dize à professora: MULAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!

    Alex Piaz (usuário não registrado) em 12/12/2008 às 10:56 am

    Augusto,

    A tradução do títuto está estranha…Holding the kids back não é colocando elas na detenção, mas sim atrasando-as, no sentido de que não ajuda no desenvolvimento das mesmas, ok?

    ALRibeiro (usuário não registrado) em 12/12/2008 às 11:00 am

    Meu post é para o problema do “mineirim” com a NET e o Ubuntu.
    - coloque as seguintes linhas no arquivo [sysctl.conf], ele está no [/etc]
    #
    net.ipv4.tcp_window_scaling = 0
    net.ipv4.tcp_rmem = 4096 65536 65536
    net.ipv4.tcp_wmem = 4096 65536 65536
    #
    - execute o commando a seguir
    #
    sysctl -p
    #
    Amigos meus estavam com esse problema, a conclusão que eu cheguei foi que “aqui” a NET está usando “routers” mal configurados para
    “TCP window scaling”, espero que ajude.

    Abaixo maiores informações
    1. http://lwn.net/Articles/92727/
    2. http://inodes.org/blog/2006/09/06/tcp-window-scaling-and-kernel-2617/

    Obs.: Com o Windows Vista isso também acontece.

    Peço desculpa pelo “Post” nesse local, essa foi a unica forma que encontrei para ajudar o “minerim”, já que no “Post” dele não tem email.

    Grobsch (usuário não registrado) em 12/12/2008 às 11:05 am

    HEHEHE… ilegal é contratarem essa professora para dar aulas…

    GoblinX, um livecd brasileiro com base Slackware

    Isso mostra a deficiência que a gente tem na educação. Antes do governo trabalhar com notebooks nas escolas, deveria capacitar melhor os professores, ou passar a contratar professores de nível mais elevado (alternativa mais barata).

    É óbvio que a professora não fez por mal e nem foi comprada pela Microsoft. Ela só não tinha conhecimento de software livre e lia sobre os problemas de pirataria. A Abes vive combatendo a pirataria defendendo a compra de softwares alternativos, mas raramente promove o software livre.

    Por isso que a adoção do linux é tão difícil.
    Enquanto existe em uma ponta “alguns” pregando a sua adoção, existe do outro lado uma lobotomização total dos disseminadores do conhecimento em virtude inclusive das agressivas políticas da MS.
    E estes tem um alcance muuuito maior!
    Acho que as grandes empresas que abraçaram o linux (IBM por ex) deviam fazer um trabalho no sentido de acabar com este circulo vicioso, trabalhando também nas escolas e universidades.

    André Machado (usuário não registrado) em 12/12/2008 às 11:43 am

    Quando eu tava fazendo um curso – que NÃO era de informática – em certo momento o professor começou a endeusar Bill Gates e a Microsoft. Eu tentei contra-argumentar, mas ele sempre cortava com argumentos do tipo “a interface gráfica do Linux é muito feia”, ao que eu respondi que existem o KDE e o GNOME, mas ele disse que tem que ter “o” micro para rodar esses ambientes; Ele disse que MP3 players e pendrives não funcionam no Linux, mas foi quando ele disse que Bill Gates era o dono da Intel que eu desisti de contra-argumentar e deixá-lo vivendo em seu mundo de fantasias…

    darkbex (usuário não registrado) em 12/12/2008 às 11:47 am

    Na minha opinião, a grande barreira para democratizar a tecnologia e usa-la nas redes de ensino são o professores, que já cairam numa rotina de ensino onde ele fala o aluno escuta mas não entende porque não acha interessante.
    Sem contar que a maioria dos alunos esta anos a frente em relação aos seus professores no que diz respito a tecnologia, muitos tem blogs, baixam e houvem música: Mas como tornar isso uma ferramenta de aprendizado? Educando os educadores. Com esse subsidio do governo para a compra de laptops para os professores se não for dado uma estrutura será mais um objeto de lazer do que uma ferramenta de ensino e aprendizado.
    Já pensou pegar o professor no meio da aula vizitando o seu perfil no orkut, pode paracer engraçado mas é motivo para chorar.

    Esta é a prova de que o problema não está tanto na pirataria ou na distribuição legal ou não dos softwares, mas na própria visão das pessoas. Criou-se um modelo da propriedade intelectual sagrada, do “tudo que existe tem um valor monetário” que as pessoas não conseguem nem pensar além disto. O que foge ao modelo é considerado ruim.

    Poderia dizer à professora “Abra sua mente”, mas certamente isto me lembraria o resto da letra: “gay também é gente. baiano fala oxente e come vatapá”… hauahuaha

    sevrale (usuário não registrado) em 12/12/2008 às 12:53 pm

    “marcosalex em 12/12/2008 às 11:06 am
    Isso mostra a deficiência que a gente tem na educação. Antes do governo trabalhar com notebooks nas escolas, deveria capacitar melhor os professores, ou passar a contratar professores de nível mais elevado (alternativa mais barata).”

    A situação ridícula não ocorreu no Brasil, mas poderia ter ocorrido, afinal, desinformação há em toda parte!

    lordtux (usuário não registrado) em 12/12/2008 às 1:02 pm

    Essa foi feia, isso é o que desinformação faz. Pelo menos o HeliOS vai ter certa propaganda com isso.

    Adilson dos Santos Dantas (usuário não registrado) em 12/12/2008 às 2:37 pm

    Essa professora é muito tonta. Ela nunca ouviu falar de GNU, Richard Stallman, Open Source, do Creative Commons e de outras formas de Licenças livres.

    Enquanto houver gente com esse pensamento, o Linux não vai para frente.

    Avelino de Almeida Bego (usuário não registrado) em 12/12/2008 às 3:05 pm

    Com essa notícia, a Helios vai ter mais um lugar ao sol, literalmente…

    jotaB (usuário não registrado) em 12/12/2008 às 3:27 pm

    I am sure if you contacted Microsoft, they would be more than happy to supply you with copies of an older verison of Windows and that way, your computers would actually be of service to those receiving them…”

    Rá, rá, rá, rá, rá, rá!!! Este é o final do email da dona. Meu Deus!!!

    tadeu (usuário não registrado) em 12/12/2008 às 3:34 pm

    Tem um update de ontem (twitter):

    45 minute conversation with Karen. Educated her on FOSS/Linux. Apologies flowed, she is in awe of the Lin ux/FOSS Community.

    O cara, pelo jeito, se encontrou com ela, fez sua evangelização do Software livre, ela se desculpou e agora sabe que existe toda uma comunidade Linux por aí.

    Quem sabe ela não passa a usar o Ubuntu? Ou, melhor ainda, o Slackware?

    tadeu (usuário não registrado) em 12/12/2008 às 3:36 pm

    Epa, tem mais:

    colleagues talked her into civil litigation for privacy violation, now on hold. Am installing Linux on her comp uter this Saturday.

    Final feliz: ele vai instalar Linux no computador dela amanhã!!!!

    Maluco-Beleza (usuário não registrado) em 12/12/2008 às 3:41 pm

    Nossaaaaaaaaaaa .. q lindo, eu fiquei emocionado. Lembro-me da época q eu não tinha banda larga a muito tempo atrás e fui comprar um Linux pirata na banquinha atrás da Faculdade.

    Adilson dos Santos Dantas (usuário não registrado) em 12/12/2008 às 4:26 pm

    Tem um update de ontem (twitter):

    45 minute conversation with Karen. Educated her on FOSS/Linux. Apologies flowed, she is in awe of the Lin ux/FOSS Community.

    O cara, pelo jeito, se encontrou com ela, fez sua evangelização do Software livre, ela se desculpou e agora sabe que existe toda uma comunidade Linux por aí.

    Quem sabe ela não passa a usar o Ubuntu? Ou, melhor ainda, o Slackware?

    tadeu (usuário não registrado) em 12/12/2008 às 3:36 pm

    Epa, tem mais:

    colleagues talked her into civil litigation for privacy violation, now on hold. Am installing Linux on her comp uter this Saturday.

    Final feliz: ele vai instalar Linux no computador dela amanhã!!!!

    Que bom :) Conseguiram abrir os olhos da professora. Agora ela vai preceber que nem tudo no mundo se limita a janelas.

    André Machado (usuário não registrado) em 12/12/2008 às 5:12 pm

    Que bom :) Conseguiram abrir os olhos da professora. Agora ela vai preceber que nem tudo no mundo se limita a janelas.

    Peraí, essa história aí tá muito estranha e mal contada…

    Foi o cara que criou o HeliOS que vai instalar o Linux no micro dela?

    Será que isso é real ou é só uma campanha de marketing viral dessa distribuição?

    rá-tim-bum (usuário não registrado) em 12/12/2008 às 5:55 pm

    Alguém tem que explicar para a fessora que a Microsoft não é o [único] mestre na criação de software.

    Adelar da Silva Queiróz (usuário não registrado) em 13/12/2008 às 5:31 pm

    Heheheh… trágico mas, engraçado!!! :D

    João Marcus (usuário não registrado) em 15/12/2008 às 8:07 am

    Esta é a prova de que o problema não está tanto na pirataria ou na distribuição legal ou não dos softwares, mas na própria visão das pessoas. Criou-se um modelo da propriedade intelectual sagrada, do “tudo que existe tem um valor monetário” que as pessoas não conseguem nem pensar além disto. O que foge ao modelo é considerado ruim.

    Pois é, eu já tive professores que diziam que eu deveria sempre buscar o lucro com as idéias. Ok, não há nada de errado em buscar o lucro, o problema é que ser tão ganancioso, sempre buscar o lucro, é burrice. Isso pode ter um efeito inverso: eu acabo não ganhando nada porque não consigo vender coisa alguma. Se dependêssemos dessa mentalidade, não existiria a Internet e continuaríamos na era dos padrões proprietários.

    carlos martins (usuário não registrado) em 15/12/2008 às 10:21 am

    Realmente, ouve um erro na tradução/interpretação do texto. Embora ela realmente incorreu em erro, não usou “detenção”:
    “I admire your attempts in getting computers in the hands of disadvantaged people but putting linux on these machines is holding our kids back.”
    Espantosa mesmo é a continuação da carta dela (kkk):
    “This is a world where Windows runs on virtually every computer and putting on a carnival show for an operating system is not helping these children at all. I am sure if you contacted Microsoft, they would be more than happy to supply you with copies of an older verison of Windows”.

    cardoso (usuário não registrado) em 15/12/2008 às 11:55 am

    Longe de mim duvidar da estupidez humana, mas a história toda está muito “lição de moral” pro meu gosto. Pessoas comuns não têm esse prurido todo em relação à pirataria, e muito menos perdem tempo visitando sites de programas “piratas” que apreenderam.

    Curiosamente reli esta semana a famosa “carta” da mãe de um menor assassinado para a mãe do menor que matou seu filho, e o cheiro de “lição de moral”fantasiosa foi o mesmo.

Este post é antigo (2008-12-12) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.