Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Depoimento sobre meu primeiro FISL

“Algumas das pessoas que trabalham no PSL-PR são novatos em SL, e muitos deles foram pela primeira vez ao FISL. Pedi que eles relatassem sua experiência para colocarmos no site, mas o relato do Ricardo foi tão intenso que achei melhor compartilhar com todos vocês.

“O FISL 9.0 foi muito mais do que eu espera, não imaginava que um evento de software livre pudesse ter tamanha repercussão mundial. Já tinha ouvido falar, mas como sou novato em software livre ainda não tinha uma noção real da dimensão do FISL. Impressionado, tentei aproveitar ao máximo! Participei de 20 das mais de 200 palestras nos 3 dias de evento. Aprendi muito, assisti palestras de Linguagens de programação que eu julgava serem uns monstros de 7 cabeças, porém minha opiniao mudou completamente.

Tive a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre Python, Ruby, Mono, Lua, Javali, PostgreSQL, Jogos 3D, além de projetos sociais, visando uma interação entre software livre e educação. Conheci muitas pessoas importantes, e outras das quais nunca tinha ouvido falar. Depois de conhece-las, vi que mesmo sem a popularidade, são pessoas simples, que realmente entendem de software livre, porém nem por isso são esnobes.

Estou falando de um grupo que embarcou em nossa caravana na cidade de Joinville, alguns jovens que a primeira vista, de tão humildes que são, pareciam pessoas simples, e realmente eles são simples, com uma pequena diferença os caras destroem em materia de programação em software livre, nao é a toa que dois deles foram vencedores da Arena de Programação montada no evento.

Resumindo, o FISL pra mim foi uma experiência inesquecivel, aprendi muito, vi através do evento muitas oportunidades futuras em minha vida, tanto que desejo voltar a participar do evento no ano que vem. Fui pra lá com uma visão de software livre e voltei com outra. Resultado de tamanha mudança, ja tenho instalado no meu slack o Python e o Ruby, estou baixando o mono tambem, linguagens que a principio me fascinaram, junto com todo este arsenal, estou com apostilas destas linguagens, cds de outras distros…

Ir ao FISL, é muito bom, melhor é ir ao FISL e poder conhecer as pessoas que fazem o Software Livre, que conversam e trocam idéias com outras pessoas como eu que estão apenas começando sem nenhum tipo de preconceito ou bajulação. A minha empolgação agora é tanta que planejo, no minimo pro ano que vem participar da Arena de Programação. (por Ricardo Augusto Lamb, Programador Junior,
PSL-PR).””

Enviado por Patrícia Fisch (pfischΘparana·sl·org·br) .


• Publicado por Augusto Campos em 2008-04-27

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    kayo (usuário não registrado) em 27/04/2008 às 11:59 am

    Eu fico me perguntando quando que vou voltar a ler notícias aqui no BR :/

    Nunca é demais repetir (mais uma vez) que as notícias sobre o FISL (ou sobre qualquer outro evento da comunidade) não tiram espaço das notícias sobre outros temas.

    Kayo, acredito que você lê muito mais notícias do que pessoas contando como foi o seu primeiro FISL.
    Nunca é demais, na minha opinião estimular os novatos, afinal serão eles os disseminadores do linux amanhã.

Este post é antigo (2008-04-27) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.