Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Decisão judicial pode bloquear acesso aos blogs hospedados no Wordpress.com

“Uma ordem judicial expedida no final de março pode resultar no bloqueio do acesso no Brasil a todos os blogs hospedados no portal wordpress.com. A ordem tem como objetivo proibir o acesso a um blog. Mas, segundo a Associação Brasileira de Provedores de Internet (Abranet), para que a decisão judicial seja cumprida, os provedores de terão de barrar o acesso a todos os sites oferecidos pelo serviço.

A Justiça não informou o nome do blog e a razão da decisão de bloquear a página.

De acordo com a Abranet, o Brasil responde por cerca de 1 milhão dos blogs hospedados no WordPress. A ordem de bloqueio foi enviada à Abranet, que a repassou para todos os provedores associados. “Ordem judicial não se discute, se cumpre. Mas, como não é possível bloquear especificamente o endereço solicitado, o acesso a todos os sites com a extensão wordpress.com será impedido no Brasil”, explicou ao G1 Eduardo Parajo, presidente da associação.”

Enviado por André Cruz – referência (g1.globo.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-04-10

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Qualquer pessoa com conhecimento básico de servidor consegue bloquear um blog isoladamente, sem afetar os outros.

    Adilson dos Santos Dantas (usuário não registrado) em 10/04/2008 às 10:28 am

    Se bloquearem mesmo vai ter o mesmo efeito que teve no caso do vídeo da Cicarelli no youtube. Vai ter gente usando proxy para acessar e o woldpress vai ter mais visibilidade ainda com essa publicidade gratuita.

    joao leme (usuário não registrado) em 10/04/2008 às 10:29 am

    Após o escandalo sexual da Cicarelli parece que está começando a virar moda bloqueio total à informação. Isso sem falar que o ilustrissimo senador Azeredo não conseguiu impor ao povo as estapafúrdias normas que tanto queria.

    Fico me indagando se o Brasil está no rumo certo.
    Triste ver essas coisas acontecendo.

    Adilson dos Santos Dantas (usuário não registrado) em 10/04/2008 às 10:31 am

    O Solon está certo e é mais facil ainda no Grande Firewall Chinês onde se bloqueia uma página especifica em toda China por motivos que todos já sabem.

    haha, primeiro de abril, né? Ah não. Parece que para juíz brasileiro, todo dia é dia de contar mentira.

    “A ordem tem como objetivo proibir o acesso a um blog.” …(?) Ué, proibir o acesso à um blog. Parece “proibir acesso à um livro”. Me lembra a cultura povos antigos, onde somente os escribas tinham acesso aos livros, enquanto que o resto da população definhava na ignorância.

    Lógico que não posso comparar “livros” com “wordpress”, mas qualquer proibição deste tipo é burra. Por mais que exista sites que eu odeie, como o orkut, não me sentiria bem se ele fosse barrado, simplesmente por saber que existem pessoas que gostam do site, e acredito que o papel do governo é zelar pelo bem comum, e não interferir em assuntos pessoais, se estes não estiverem prejudicando o “comum”.

    O mais engraçado é que não há justificativa para a proibição (ao menos não achei na notícia linkada). Vai ver alguém falou mal de algum juíz (coisa pouco comum num Brasil onde vira e mechxe aparece na mídia algum escândalo envolvendo algum), e ele ficou ofendido.

    Como a lei e o bom senso muitas vezes andam em caminhos opostos, é bem provável que a lei seja aprovada. Mas não tem problema não. Com o tempo a gente esquece.

    PS: de qualquer forma, já foi provado que proibições deste tipo não funcionam. E por falar nisso, me lembro na época do escândalo da Cicarelli quando me disseram que ela lançou uma linha de protetor solar. O logo era assim: “Protetor solar Cicareli. Não sai na água nem fu***endo” ;-) Desculpa, mas não agüentei.

    Como assim não dá pra bloquear um único endereço? Uma das maneiras de se fazer isso seria colocar um proxy transparente no gateway dos provedores (e muitos deles já fazem isso) e colocar uma regra simples de bloqueio por hostname ao invés de IP.
    Num squid bastaria algo como :
    “acl siteproibido dstdomain site.wordpress.com” e depois um “http_access deny siteproibido”.

    land (usuário não registrado) em 10/04/2008 às 10:39 am

    Será que o br-linux vai ser bloqueado?

    Land, o possível bloqueio é contra os blogs hospedados no serviço wordpress.com, e não contra os blogs que usam o gerenciador wordpress (que é o caso do br-linux).

    Forbiden Code (usuário não registrado) em 10/04/2008 às 10:43 am

    É que um blog de alguém no WordPress que causa mais danos ao Brasil que os gastos do cartão corporativo. rsrsrsr

    Rafael (usuário não registrado) em 10/04/2008 às 10:45 am

    E la vamos nós de novo =), desse jeito daqui alguns tempos pessoas precisarão de licença tipo cnh para usar a internet, esse país é uma maravilha :D, juizes tiram assassinos,ladrões e corruptos da cadeia e prendem o acesso a informação de milhões de cidadãos.

    Não mencionei a razão ou a natureza do blog que o juiz pretendia bloquear, porque não quero ser mais um a não respeitar a privacidade da vítima da ação judicial original. Não é difícil obter mais detalhes sobre ela na web, se alguém quiser procurar.

    Vale mencionar que o juiz mandou bloquear o acesso apenas ao blog ofensor, que de fato tinha conteúdo criminoso, segundo consta na ação.

    Quem concluiu, a partir da sentença, que será necessário bloquear o WordPress.com inteiro, foi a abranet.

    Daqui a pouco vão querer colocar no Brasil um firewall igual ao chinês. Pelo menos poderiam informar qual é o site para a gente pelo menos concordar ou não com a tal proibição.

    Será que estão falando mal de algum político? :-)

    []s

    Roger

    Marcos (usuário não registrado) em 10/04/2008 às 11:33 am

    O que podemos é processar a Abranet pela interpretação errada da medida judicial e bloquear acesso a informação.

    Todos os que tem blogs no wordpress e qualquer forma de ganho com eles (propaganda, trabalho, etc…) podem mandar a conta pra Abranet que ela vai pagar a sua conta. Depois de ela tomar uma dessa ela vai aprender a como lidar com isso com a Justiça.

    MaxRaven (usuário não registrado) em 10/04/2008 às 11:37 am

    Acessei o blog que querem bloquear, não tem nada mais lá, apenas duas postagens, uma delas comemorando os hits até aquele momento, mas não tem nada haver com políticos, digamos que é sobre o assunto mais buscado na internet mundial :D

    Pior que acho que está no “tubo” tbm, ou algum serviço similar, será que já removeram?

    Edmafer (usuário não registrado) em 10/04/2008 às 11:49 am

    E lá vamos nós novamente! Como pode um juiz ferir a constituição com tanta facilidade… isto ser notíciado, e não se ver alguém de presença pública se manifestar.

    É preciso fazer barulho, chamar a atenção para o caso, para que não se permita este bloqueio. Pois se ele for feito, abrirá procedencia para muitos outros bloqueios!

    Fernando F. (usuário não registrado) em 10/04/2008 às 12:07 pm

    Seria engraçado se não fosse verdade.

    Mário Teles Ritter (usuário não registrado) em 10/04/2008 às 12:08 pm

    Alguem pode dizer qual e o blog pq eu fui procurar na folha online e lá estava esrito “O processo corre em segredo de justiça em São Paulo. O nome do blog ou a infração cometida não foram revelados. “

    Fábio Almeida (usuário não registrado) em 10/04/2008 às 12:12 pm

    Até quando vamos ter que conviver com tais arbitrariedades ?

    Haha (usuário não registrado) em 10/04/2008 às 12:14 pm

    O blog e este

    http://priscilafonseca.wordpress.com/

    ??? (usuário não registrado) em 10/04/2008 às 12:20 pm

    não tem nada lá, tem o primeiro post com o hello world, um segudno que está vazio(já foi censurado????) e outro que comemora as visitas….

    John Doe (usuário não registrado) em 10/04/2008 às 12:43 pm

    Welcome to China!!

    Queria ver se um bloqueio do tipo fosse feito com o Orkut, Fotolog e MSN. Em poucas horas teríamos a população histérica nas ruas protestando. Pior é que nem dá pra dizer mais que é só aqui no Brasil que as coisas acontecem…

    Fábio Junior (usuário não registrado) em 10/04/2008 às 1:03 pm

    A página tem um segundo post com um video do YouTube… Mas não consegui carregá-lo . . . Tampouco estou conseguindo abrir o site YouTube . . .

    Estranhoooo!

    Fábio Junior (usuário não registrado) em 10/04/2008 às 1:07 pm

    Ahh tah, consegui ver! É um video relacionado a políticos . .. Não consegui entender pois aqui no trampo não tem caixas de som . . . Se o Augusto me dá licença, aqui está o link.

    Rodrigo Leques (usuário não registrado) em 10/04/2008 às 1:08 pm

    Absurdo, estou pasmo….

    Nada a ver (usuário não registrado) em 10/04/2008 às 1:34 pm

    blog em questão continha um vídeo de sexo explícito(velho caso do namorado q filmou a hora do bem bom e depois q acabou o namoro divulgou na internet), e foi bloqueado.

    e de repente colocam um link com um video do ACM???
    esse cara já morreu faz tempo!!! se fossem bloquear isso, já teriam feito a muito tempo… e não podem bloquer nada que passa na TV Senado…

    o verdadeiro link para o vídeo é esse:
    http://www.youtube.com/v/40seeqrA0uospan
    mas já não está mais no ar, porque foi bloqueado(óbviamente)

    agora pergunto eu: se o vídeo já foi bloqueado e retirado do youtube, o blog do wordpress não tem mais nada, porque bloquear o wordpress INTEIRO????

    puta merda… para aonde estamos indo companheiros….

    Nada a ver (usuário não registrado) em 10/04/2008 às 1:37 pm

    é provável que o fábio junior palavra “span” do final do vídeo, pois deve ter imaginado ser uma tag html, que de fato existe uma tag com esse nome, e caiu nesse vídeo do ACM

    Mário Teles Ritter (usuário não registrado) em 10/04/2008 às 1:48 pm

    Esse video e o egundo post?
    Um post em branco mas quando vc passa o mouser selecionano aparece um quadrado preto? Tb ñ consegui abrir ele

    Fábio Junior (usuário não registrado) em 10/04/2008 às 1:51 pm

    É verdade! My bad!!!

    ananda (usuário não registrado) em 10/04/2008 às 1:52 pm

    Trata-se deste caso comentado nesta matériaaqui.

    hilary (usuário não registrado) em 10/04/2008 às 2:20 pm

    porque os governo perdem tempo com coisas de menores inportancia e se esquecem da saude pulblica,educaçao dos jovens em rede púlblica entre outros fatores importantes deveriam se procupar em acabar com as manchetes de estrupos,roubos e crimes que nos predem em nossas residencias com medo de sairem nas ruas,garantir + segurança ao brasileiro e nao os prederem ainda +,beijoSSSSSSSSSSSS!

    MaxRaven (usuário não registrado) em 10/04/2008 às 3:13 pm

    “porque os governo perdem”

    A qual governo refere-se? Neste caso temos um cidadão que acionou a justiça, não tem governo algum envolvido.

    Só fico imaginando como eles definem a prioridade dos processos na justiça, pelo que vi o video foi postado 3 de março de 2008….e sei que existe processos muito mais importantes que ficam anos esperando na fila por uma decisão, agora a decisão sai assim tão rápido como é?? Não é atoa que tá uma zona isso!

    realidade (usuário não registrado) em 10/04/2008 às 3:36 pm

    O que vocês esperam de um país tem um débil mental como

    realidade (usuário não registrado) em 10/04/2008 às 3:39 pm

    O que vocês esperam de um país tem um débil mental como

    realidade (usuário não registrado) em 10/04/2008 às 3:44 pm

    O que vocês esperam de um país que tem um débil mental como este aqui dando aula?

    Só mesmo atitudes como essa decisão judicial ridícula e, futuramente outras coisas ainda piores.

Este post é antigo (2008-04-10) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.