Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Datasul: a hora e a vez do código aberto

“Segredos de negócios guardados a sete chaves não são mais diferencial competitivo, muito menos alavancas para o sucesso, no mercado atual. A opinião é do presidente da Datasul, Jorge Steffens, que nesta segunda-feira, 31, realizou um webpanel expondo a nova aposta da companhia joinvilense: a abertura de código, voltada ao conceito de ergonomia de software. O executivo, entretanto, não revela que partes dos softwares da Datasul serão abertas, nem sob qual licença. O investimento nesta iniciativa, bem como as perspectivas de retorno com a mesma, também não foram divulgadas.

Apesar do mistério, Steffens é categórico: os códigos super-protegidos, especialmente de softwares de gestão, estão com seus dias contados. “No mundo das software houses são poucos os segredos relacionados com a funcionalidade oferecida. Há 20 anos, o algoritmo do MRP (Material Requirements Planning) era o pulo do gato dos ERPs. Atualmente, a lógica do MRP é de domínio público”, declarou.

Como sugestão, Steffens propõe a criação da SoftCon – Comunidade para o Desenvolvimento Colaborativo de Software. A entidade teria como foco a análise de requisitos para a melhoria da ergonomia de determinados componentes de software. “Um grupo como este pode oferecer vantagens como a melhoria do relacionamento com bases de clientes e, é claro, a produção de softwares mais aderentes às necessidades do mercado”, argumenta. “Além disso, teríamos a extensão de talentos técnicos disponíveis nas empresas, sem falar na redução de custos de desenvolvimento”, complementa.

“Ainda é uma idéia para ser aprofundada”, pondera Steffens. “Porém, é o momento de se pensar nisso, visto que cada vez mais até os grandes players do mercado, como Microsoft e Google, começam a investir nisso. É uma tendência, não se pode negar. Está na hora de sair da catedral e ir para o bazar”, finalizou, citando um conceito bastante lembrado pelo executivo catarinense em seu blog. Na página, a catedral é entendida como o mundo do software proprietário, enquanto o bazar é o desenvolvimento colaborativo.”

Enviado por Gustavo Melo (gustavomeloΘsoftwarelivre·org) – referência (baguete.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-04-01

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Sonolento (usuário não registrado) em 1/04/2008 às 1:38 pm

    Achei meio mal de não citarem que o conceito de Catedral e bazar não é do autor.

    Eu li essa notícia, segui o link da notícia para ir ao blog citado, e parece terem colocado o endereço errado, cai em outro blog.

    Não entendi nadinha…
    Deixa prá lá, deve ser 1o. de Abril, mesmo…

    Será verdade?
    Está difícil acreditar em alguma coisa hoje…
    :)

    Mas se for, é uma grande sinalização para as empresas produtoras de software entrarem na onda do código aberto. Isso facilitará a vida dos clientes que muitas vezes têm equipes de TI competentes, mas que por convenção usam sistemas proprietários e não tem como fazer modificações para melhorar sua produção.

    Felipe Raposo em 1/04/2008 às 3:32 pm

    Não vejo a hora de a Microsiga fazer a mesma coisa.

    É verdade sim…

    SAP

    Agora

    Datasul…

    hmmm….alguem me explica porque agora?

    Rafael (usuário não registrado) em 2/04/2008 às 9:39 am

    Muito blablabla e pouca informação efetiva na ‘matéria’. Claramente um a tentativa de aparecer e gerar divulgação do nome da empresa. Se fosse algo realmente sério teriam colocado dados mais objetivos…

    Albano Schmitd (usuário não registrado) em 2/04/2008 às 10:56 am

    Com isso a DS consegue a certificacao “Buzzword-compliant Nivel A”.

Este post é antigo (2008-04-01) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.