Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Cuba Libre: país caribenho vai juntar-se ao projeto brasileiro CDTC de educação a distância

Cuba está em vias de juntar-se à Argentina como signatária de acordo para participar do CDTC, iniciativa brasileira de ensino a distância com ênfase no software livre mantida no âmbito do ITI (da Casa Civil da Presidência da República) de temas tecnológicos.

Em 15 de abril, o coordenador do Centro de Difusão de Conhecimento e Tecnologia (CDTC), Djalma Valois, recebeu comitiva cubana em reunião em que os representantes de Cuba apontaram para a necessidade de terem certificações profissionais para software livre. Djalma Valois sugeriu que a universidade se incorpore ao Projeto CDTC no âmbito da Certificação Social. “Essa iniciativa do ITI permite a agregação de cinco níveis de certificação profissional, que são: Usuário Final, Técnico Cidadão, Técnico Programador, Administrador de Redes e Agentes de Registro”, explicou.

A idéia também é que Cuba crie novos cursos, possibilitando que a universidade de Cuba se junte à Universidade de Brasília e às demais universidades parceiras do projeto na assinatura dos certificados. (via PSL Brasil – Projeto CDTC vai ser ampliado em Cuba – 11360)

Saiba mais (iti.gov.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-05-05

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Avelino Bego (usuário não registrado) em 5/05/2008 às 3:54 pm

    Eu acredito que não. Eu mesmo não gosto do nosso Sapo-Barbudo (assim como não gosto do Sapo-Barbudo-Nas-Últimas de Cuba e o chato do Hugo Chavez).

    Nossa economia está bem.

    O que falta agora é o crescimento. Infraestrutura, estradas, ferrovias, ferrovias e mais ferrovias.

    Mas aí estaríamos saindo do assunto do tópico e seria uma conversa longa demais.

    Quanto à Cuba: legal!

    Antes tarde do que nunca Cuba se abrir ao Mundo.

    Tudo bem que precisou o Fidel adoecer, mas esse projeto só traz benefícios ao povo cubano.

    Abraços.

    Eu não concordo com o regime cubano mas não devemos por isso desmerecer as coisas boas que tem lá como o sistema de saúde e educacional.
    E quanto ao Revoltado-e-sem-noção aí em cima, acorda. A muito tempo que comunista não come mais criancinha. Não existe mais clima político no mundo para outra experiência de esquerda daquele jeito.

    Marcos (usuário não registrado) em 5/05/2008 às 4:08 pm

    Essa foto é infeliz. Ela mostra uma parte da cidade histórica de Havana ainda não restaurada. Tenho certeza que você pode tirar fotos piores em qualquer cidade Brasileira.

    A cidade de Havana é lindíssima e a parte histórica muito mais bem conservada do que a cidade do Rio de Janeiro.

    Como se vê, o CCC – Comando de Caça aos Comunistas está vivinho da silva e alguns de seus membros parecem gostar deste blog… É só falar em Cuba, Bolívia, Venezuela etc e na mesma hora eles surgem com duas pedras na mão…

    Quanto ao assunto em si, eu acho legal mas, mais uma vez, reforça a idéia (na cabeça da burguesia ignorante que se alimenta de VEJA e Jô Soares) de que software livre é coisa de… comunista. :)

    Revoltado (usuário não registrado) em 5/05/2008 às 4:32 pm

    Ceti, que bom você por aqui… já que apareceu poderia nos explicar esta notícia:

    http://br-linux.org/2008/comunidade-de-software-livre-da-bahia-protesta-contra-adocao-de-sistemas-proprietarios/

    Mas o governador da Bahia não é do PT? Você uma vez disse que eram só os DEMOTucanos (seja lá o que isso significa) que faziam essas coisas… não estou entendo mais nada :-)

    Marcos, esta é a primeira foto da cidade que aparece quando pesquisei por “Havana” no Google Images. E é bem parecida com várias outras que apareceram na primeira página desta mesma pesquisa.

    Revoltado, não tenho o menor interesse em participar de um debate ideológico relacionado ao país caribenho. Apenas respondi, apresentando o critério de seleção, ao comentário que chamou de infeliz a imagem da capital cubana que selecionei.

    Avelino Bego (usuário não registrado) em 5/05/2008 às 5:06 pm

    É isso mesmo, Augusto, o tópico fala do projeto CDTC.

    Como falei, não gosto do Hugo Chavez, do Fidel, e dos demais demagogos da política da América Latina.

    Mas isso é outra história….. :D

    Abraços.

    Avelino Bego (usuário não registrado) em 5/05/2008 às 5:08 pm

    Aliás: político honesto, cabeça de bacalhau e código da SCO, eu nunca vi!!!! :D

    lovecraft (usuário não registrado) em 5/05/2008 às 5:14 pm

    Brasil comunista ???
    De jeito nenhum, se eu visse uma notícia na web de que os marines iriam desembarcar armados até os dentes em alguma parte da costa, que uma frota de B-2 iria nos bombardear, que um minuteman foi disparado para nos transformar em churrasquinhos mimi…aí eu acreditaria.
    Mas a realidade é outra…o empresariado não produtivo (aka banqueiros) está limpando os dentes com palitos de ouro, devem estar se reunindo para encher a cara de champagne francesa e dançar algum ritmo da moda…rsrsrs, NUNCA na estória desse país (“passa a farofa Palloci!”) esse pessoal ganhou tanta grana, nem FHC doou tanto…
    Brasil comunista ? Preciso me acalmar para não morrer de tanto rir…rsrsrs…

    RRR (usuário não registrado) em 5/05/2008 às 5:31 pm

    Quanto à medicina em Cuba, de fato, ela é ótima… para a década de 70. Você tem médicos relativamente bem formados “no livro”, mas que não têm acesso a medicamentos e equipamentos modernos – e, muito freqüentemente, nem conhecimento sobre. Sei por gente que estudou lá.

    De qualquer forma, vamos ver como esse projeto funciona em um país que ainda não permite aos seus cidadãos o acesso à internet. Um pequeno passo em direção à democracia, espero. Toda sorte ao povo cubano.

    Cuba começa a dar os primeiros passos rumo a modernidade e o povo ao invêz de apoiar, apedreja. Esse pessoal daria um ótimo diplomata pra representar o Brasil lá fora.

    Ainda bem que tem gente mais mente aberta tratando das nossas relações com outros países menos favorecidos, como Bolívia, Timor Leste e Angola.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 5/05/2008 às 10:21 pm

    “Repito: Se não tomarmos uma providência URGENTE, este será o futuro retrato do Brasil e de toda a América do Sul…”

    Tô rindo até agora. :)
    Venda de carros e construção civil batendo recorde no país e alguém aparece falando que o Brasil vai parar.

    Voltando ao tópico, é interessante a colaboração entre os dois países. Só espero que não alimente a lenda de que Linux é coisa de comunista.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 6/05/2008 às 4:28 am

    Como se vê, o CCC – Comando de Caça aos Comunistas está vivinho da silva e alguns de seus membros parecem gostar deste blog… É só falar em Cuba, Bolívia, Venezuela etc e na mesma hora eles surgem com duas pedras na mão…

    Sinceramente. Não ando por aí caçando comunistas, porque nem pra isso o Brasil serve. O que vejo é uma tentativa frustrada. Sim, O pt tem uma clara pretensão de transformar o país numa ditadura comunista moderada. vide: tentativa subliminare de criar um terceiro mandato para Lulla, censura na imprensa (recentes casos do WordPress, apoio a movimentos extremistas supostamente defensores dos direitos humanos), inversão de valores (bandidos são vítimas da sociedade etc…).

    Poderia citar FARCxPT, Foro de São Paulo, TV estatal do Lullismo, órgão censor da nossa imprensa, carga tributaria…

    Tô rindo até agora. :)
    Venda de carros e construção civil batendo recorde no país e alguém aparece falando que o Brasil vai parar.

    Essa história de que estamos vendendo carros e aparelhos eletrônicos é uma boa fachada, porque uma bom regime comunista moderado tem, via de regra, uma boa estrutura industrial…Coisa que o Brasil não tem. Temos sim, uma conjuntura internacional favorável ao crescimento do país.

    Nossa economia está bem.
    O que falta agora é o crescimento. Infraestrutura, estradas, ferrovias, ferrovias e mais ferrovias.

    Você acabou de dizer que falta tudo. Não há economia sem industrialização e não tem industrialização sem infraestrutura.O que você quis dizer é que nossa economia não está mal como se supunha.

    Meu Deus, está claro. Não fabricamos nada, importamos produtos ruins da China e no Campo de Software Livre, ou fechado, criamos soluções em linguagem interpretada ou “Distros”.

    E agora essa de Cuba e Software Livre, é por isso que S.L não vai pra frente, porque é sempre associado a ideologia política esquerdista por leigos, ideologia esta alimentada pelos próprios políticos e seus acordos…Depois vêm querer salvar nossas faculdades.

    Cristo! Eu não disse que o CCC – Comando de Caça aos Comunistas está “alive and well” e se abriga neste blog?

    Depois de ler o último post alguém ainda tem dúvida?

    Avelino Bego (usuário não registrado) em 6/05/2008 às 7:33 am

    Você acabou de dizer que falta tudo. Não há economia sem industrialização e não tem industrialização sem infraestrutura.O que você quis dizer é que nossa economia não está mal como se supunha.

    É, isso mesmo. Olha só nossas estradas, e, pra piorar, transportar cargas só através de caminhões, justamente por essas estradas, encarece tudo. Todos sabememos que trem é a melhor para transportar cargas.

    Abraços.

    Revoltado (usuário não registrado) em 6/05/2008 às 9:30 am

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 5/05/2008 às 10:21 pm

    (…)Tô rindo até agora. :)
    Venda de carros e construção civil batendo recorde no país e alguém aparece falando que o Brasil vai parar.(…)

    Quero ver se você vai continuar rindo quando a coisa estourar. O brasileiro em geral é do tipo que espera a merda acontecer para depois tomar providências…

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 6/05/2008 às 11:49 am

    “Quero ver se você vai continuar rindo quando a coisa estourar. O brasileiro em geral é do tipo que espera a merda acontecer para depois tomar providências…”

    Você realmente acredita nisso?

    Tux (usuário não registrado) em 6/05/2008 às 10:20 pm

    O projeto é otimo do CDTC.

    Agora q foi liberado a venda d PC a primeira imagem na TV q veio foi um rodando windows.
    Tai uma oportunidade pra o linux iniciar num ambiente em q 99% da população nunca teve contato com um sistema operacional. Ja poderiam ir catequizando com linux. Mas pelo q vi o windows desembarcou primeiro. ;-((

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 6/05/2008 às 11:52 pm

    Cristo! Eu não disse que o CCC – Comando de Caça aos Comunistas está “alive and well” e se abriga neste blog?

    Depois de ler o último post alguém ainda tem dúvida?

    Não está havendo caça alguma. O que há é o exercício de um “trocinho” chamado “democracia”…Inclusive de sua parte, ou seja, opinião…Me parece que a esquerda só gosta de opinião quando vai de encontro a sua.

Este post é antigo (2008-05-05) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.