Consultor prevê fusão do Android e Symbian em 6 meses
Segundo a J. Gold Associates, os sistemas operacionais para celulares Android, do Google, e Symbian vão fundir-se em seis meses. O consultor Jack Gold afirma que uma fusão dos sistemas em um único, de código aberto, “seria boa para o Google e para a Symbian, porque reduzirá o número de programadores necessários para criar produtos para múltiplas plataformas”.
O Android é uma iniciativa da Google Inc. para entrar no mercado de telefones celulares, que era previsto para sair até o final do ano, mas foi adiado para 2009. O Symbian é criação de um conjunto de empresas que fundaram a Symbian Foundation, adquirida pela Nokia em junho por 264 milhôes de euros. Ambos já tiveram declarações dos respectivos mantenedores no sentido de abrir seus códigos.
Saiba mais (info.abril.com.br).
Seria interessante caso isto for verdadeiro. Com uma gama maior de clientes é quase certo que esta tecnologia se torne um padrão de desenvolvimento amplamente adotado.
Nossa, seria uma revolução.
Essa notícia é velha. As duas empresas já descartaram essa possibilidade.
Recentemente a Nokia fez um investimento grande adquirindo 100% do controle do Symbian. E antes o Google já tinha feito um grande investimento para adquirir o Andriod. Então dificilmente alguma das duas jogaria o investimento fora.
Na verdade a notícia da Info é nova e considera justamente estes investimentos recentes de ambas as companhias.
Mas Nem Google, nem Nokia, nem o Symbian enquanto entidade confirmam nada disso. Pelo contrário. Aqui tem um pouco mais de detalhes: http://www.engadget.com/2008/07/25/analyst-says-android-and-symbian-to-merge-nokia-and-google-to-g/
Esta Notícia é tão especulativa quanto aquela do Projeto Moblin.
acreditar num consultor, que não está envolvido em nenhum dos projetos, ainda mais no aspecto técnico?
ingenuidade, para não dizer burrice.
sistemas e abordagens diferentes.
o que talvez pode rolar é o android rodar em cima do symbian, mas daí a substituir o kernel linux usado atualmente pelo projeto, vai uma distância.
A notícia do projeto Moblin adotar o Fedora se baseia em declarações de um diretor da Intel em um evento público. Qual parte do que eu publiquei no BR-Linux sobre ela você considerou especulativa?
Show me the link official..
A imprensa tecnológica divulgou internacionalmente que Dirk Hohndel, que é “Director of Linux and Open Source Strategy” da Intel e fala em nome da empresa no que diz respeito ao Moblin, anunciou em sua palestra realizada na manhã de 23 de julho, a mudança da base Ubuntu para a base Fedora do projeto.
Note que quem está acusando é você! Não é a mim que cabe encontrar provas. Não é nada difícil encontrar referências em sites de notícias sobre estas palestras, e as declarações mencionadas acima. Você tem alguma declaração, algum fato, alguma notícia adicional que o leve a suspeitar de que tudo isso possa ser inverdade?
Eu ia perguntar a mesmoa coisa que o r.: Como assim, Bial? Sistema Operacional não é exatamente farinha de trigo, não dá pra “fundir” dois sistemas sem se sair com uma terceira coisa incompatível com os dois iniciais.
Alguém conhece o Linux/QNX ou o BSD/AmigaOS?
GNU/Linux?
Eu creio que o que o fulano consultor lá da notícia está prevendo é uma fusão no estilo corporativo, e não no sentido tecnológico. Ou seja: gradualmente vai fazendo com que um dos 2 produtos predomine, enquanto absorve uma ou outra característica boa do outro, ao mesmo tempo em que oferece aos usuários deste outro alguma garantia de continuidade e compatibilidade, agrega seus clientes, seus canais e o que tiver de bom na sua marca.
Francamente, não coloco muita fé na previsão, mas não coloco fé nenhuma que a fusão possa ser no sentido do código.
Não conheço tecnicamente os dois projetos, mas talvez seja como o caso do Palm que queria colocar a emular a API do Palm em cima do Linux …
Acho difícil de acontecer acho que linux e Symbian são concorrentes, ou usa um ou usa o outro.
Juntar os dois S.O. pra gerar um terceiro num único projeto acho muito difícil.
O que pode acontecer é o Symbian usar a “marquina virtual java” do android e terem o aplicativos desenvolvidos com o adroid
compatíveis nos dois sistemas.
Inclusive, na própria notícia do Engadget eles zombam desta previsão sugerindo fusões impossíveis: “Engadget e Gizmodo”, “Red Hat e Ubuntu” e é claro, “Coca-Cola e Pepsi”. Ao meu ver, especulação non-sense.
Mais um cara que não entende nada de tecnologia tentando opinar :)
No máximo, seria rodar um “Linux layer” em cima do microkernel do Symbian: como o FreeBSD em cima do Hurd no Darwin. Ou emular a ABI do Symbian no Android. Como já postaram, não é simplesmente misturar farinha. E não existe o porquê de complicar se já está ótimo assim.
Aff…
será que só eu entendi que o próprio site engadget ridicularizou a afirmação do consultor ?
Logo depois de citar a “previsão” do consultor, o site diz:
“In related news, we understand a handful of similar mergers are in the offing: Linksys and Belkin, Red Hat and Ubuntu, Engadget and Gizmodo, and the inevitable one-two punch of Coke and Pepsi.”
“Em notícias semelhantes, nós entendemos que várias fusões similares estão por acontecer: Linksys e Belkin, Red Hat e Ubuntu, Engadget e Gizmodo, e a inevitável um-dois socos da Coca-cola e Pepsi.”
Ps.: um-dois é um golpe de boxe.
Segue um link desmentindo boatos a respeito.
http://www.informationweek.com/news/mobility/business/showArticle.jhtml?articleID=209601029
Creio que não foi só você que entendeu que o Engadget ridiculariza a afirmação do consultor.