Configurando o PulseAudio no Ubuntu Hardy
“Para aqueles que estão tendo problemas com o som na ultima versão do Ubuntu (Hardy Heron), eu postei os passos necessarios para consertar configuração do PulseAudio e configurar o Skype e o Wine para funcionarem em harmonia (quando possível).”
Enviado por Fabio Rafael da Rosa (fabiorafael·rosaΘgmail·com) – referência (pilinha.wordpress.com).
• Publicado por Augusto Campos em
2008-05-24
O pulseaudio é o pior ‘daemon’ de som dos últimos tempos; provoca aumento considerável nos tempos do núcleo e tem uma performance parca nos aplicativos de som. No Hardy, para poder trabalhar bem removi o pulseaudio e todos os seus ‘plugins’ e voltei a trabalhar apenas com o ALSA.
O pulseaudio é mais um ‘bug’ que o hardy possui!
Eu estou tendo muitos problemas com o PulseAudio. Não deviam ter colocado ele em uma versão de LTS (long term support).
As vezes meus vídeos ou músicas não “querem” tocar. O que geralmente resolve aqui é matar o processo do PulseAudio e/ou iniciar um novo processo dele.
O PulseAudio não é de todo ruim, mas ainda precisa de muito trabalho. Para mim, o recurso mais interessante é poder determinar os dispositivos que cada aplicação deve usar (Tenho um headphone usb, que funciona como um segundo dispositivo de audio). Para ser sincero, até agora, o único aplicativo que esta me dando dor de cabeça é o skype (sou forçado a usar essa _coisa_ por causa do trabalho). Ele até funciona com o pulse, mas a qualidade é sofrível (o problema maior é com relação ao microfone).
Mas, realmente, foi uma besteira imensa colocar o Pulse em uma versão LTS .
Deve ser a distro que vcs usam. No Fedora roda legal !!!
Pulse Audio legal, no FC 9 roda legal.
No Fedora roda bem há muuuuito tempo.
Ricardo, você pode usar o OSS v4 para essas configurações. Na verdade o pulseaudio é ‘apenas’ um software mixer (algo como o ESD) que trabalha com o ALSA. Na minha opinião seria melhor implementar essas características diretamente no ALSA do que usar um programa adicional para fazer esse trabalho de mixer. E olhando por esse lado o OSSv4 leva vantagem, já que possui essa característica nativa, e com excelente desenpenho com alta qualidade.
Pode falar que usa em casa, ninguem vai te bater não. Vc nao vai pro inferno nao se usar esse “software do mal”, qualquer cosia toma um banho de agua benta e sua alma ta limpa.
¬¬…..afff….
Putz…todo dia uso skype, to ferrado!!! :)
o que o skype tem de ruim? Não usava no dia a dia, mas estava pensando em migrar para ele…
“Pode falar que usa em casa, ninguem vai te bater não. Vc nao vai pro inferno nao se usar esse “software do mal”, qualquer cosia toma um banho de agua benta e sua alma ta limpa.”
É isso aí anti-xiita, é necessário mudar a mente desse pessoal que acha que nada “proprietário” presta ou deve ser usado as escondidas no linux.
No caso especifico ao Skype, o problema deles é o posicionamento que toamram recentemente na Alemanha em relação a GPL:
http://www.groklaw.net/article.php?story=20080508212535665
http://blog.softwarelivre.sapo.pt/2008/05/09/skype-obrigada-a-respeitar-gnu-gpl/
A GPL, acho que é a base dde muita licença livre, atacando a GPL eles estão atacando a comunidade, todo o trabalho da galera, isso acho errado, é jogar sujo a Skype…
Fora que o legal é poder ver o codigo fonte, e se aprimorar, isso é muito legal.
uso skype pq é o unico programa com o qual consigo usar o videochat.
Não sei por que tem tanta gente reclamando do PulseAudio. Comigo ele funcionou muito bem e, ao contrário do que aconteceu com a maioria de vocês, foi a solução para muitos dos meus problemas.
Além de não ter tido problemas com o Skype, agora posso usá-lo e ouvir música ao mesmo tempo (antes era uma coisa ou outra). Também não tive quaisquer tipo de problemas com o WINE, que, assim como o Skype, passou a tocar sons junto com outros programas convencionais.
Estou usando a versão para 64 bits do Hardy Heron em um PC com processador AMD 3500+.
Tenho a impressão de que as pessoas que estão reclamando o fazem porque a experiência delas foi diferente da sua, Frank.
Eu resolvi dar uma nova chance ao OSS e não me arrependi.
Estou feliz da vida, COM surround e SEM cabelos brancos fuçando no .asoundrc e de quebra posso ouvir som no Cedega, no Wine, no Listen, no Mplayer, e no Teamspeak, tudo ao mesmo tempo, sem delays, sem perda de qualidade e tudo muito funcionando muito bem.
A única coisa que não funciona, (imagino que a razão seja o PulseAudio) são os sonszinhos de sistema. Mas eles eu “dispenso”.
Também estou muito satisfeito com o OSS. Depois de trocar o ALSA pelo OSS, nunca mais tive problemas com uma aplicação travando o som da outra, obtive um volume de saída mais alto, e com mais qualidade.
Mas isso não tira a utilidade do PulseAudio, que é justamente prover som através de redes. O PulseAudio é muito útil para aplicações em terminais remotos, mesclagem de som de vários computadores diferentes em uma única caixa de som via rede, dentre outras aplicações envolvendo rede.
Não devemos confundir a função do PulseAudio, que é prover som via rede, sendo um substituto ao NAS por exemplo, com a função do sistema de som do sistema operacional (OSS ou ALSA), que é (ou deveria ser) prover acesso local ao som do sistema para aplicativos de maneira simples e portável (acredito que o OSS alcance esse objetivo).
Não sei de que distro vocês estão falando mas será que esse problema não esta relacionado com a mesma?
Estranho, porque o ALSA é o avanço do OSS… pela lógica o ALSA (e pela minha pratica) era pra funcionar melhor que o OSS.
Retificando: avanço em relação ao OSS.
Miranda, acho que já foi exposto por um usuário aqui no br-linux (não me pergunte quando que eu não me lembro ;-)) as vantagens sobre a nova versão do OSS sobre o ALSA. Uma citada foi o fato de o ALSA ser o sistema de som do Linux, enquanto que o OSS é independente de plataforma.
É claro que não estamos falando daquele OSS, onde quando se abria um programa que utilizasse o dispositivo de áudio, o anterior parava de funcionar ;-) Mas sim do OSS4.
Eu ainda não experimentei o OSS4, talvez em qualquer final de semana chuvoso (ops, estamos em temporada de seca aqui no sul).
Quanto ao PulseAudio, eu simplesmente nunca tive sorte (utilizei só uma vez ;-)) com este programa. Só o ALSA simplesmente funciona PERFEITO comigo. Nunca vi conflito entre aplicativos pela placa de som, nunca tive problemas de consumo de processamento, etc.
Mas se dizem que é evolução, não serei eu a ir contra…
Cara, eu to vendendo o que me passaram.. =)
Apesar de ter parado no tempo e não ter informações precisas sobre o OSS4 eu não tenho tipo problemas com o ALSA não. Acho que o avanço (pelo no SL) é uma rotina diaria, tudo muda muito rapido. Como nunca problemas com audio, não posso falar mais sobre o assunto. Mas para não ficar parado no tempo, vou testar tb esse OSS4.
Retificando (2): Eu disse ser evolução em relação ao OSS e não ao OSS4.
Meu deu calafrios quando vi o PulseAudio no Hardy. Já tinha utilizado ele no Fedora 8 e sabia que era terrível, ao menos no meu hardware.
miranda, é normal essa confusão, todos nós já passamos por ela!
Tem mais informações que eu tinha postado nos comentários desse notícia, se quiser ficar mais informado a respeito: http://br-linux.org/2008/lancado-o-draco-linux-030-adotando-repositorios-do-netbsd/