Compradores do OLPC nos EUA revoltados com a demora nas entregas
A história de um usuário de Seattle que encomendou o seu laptop do OLPC nas primeiras 2h depois do início da promoção Give One Get One, em novembro do ano passado, e até agora não o recebeu, abre a matéria de 4 páginas da LinuxWorld intitulada “U.S. OLPC recipients irate over delays, headaches”. A promoção colocou unidades à venda para consumidores dos EUA e Canadá dispostos a pagar por 2 aparelhos, sendo que o segundo seria doado a uma criança de países em desenvolvimento.
O texto fala de promessas de entregas e prazos (informados individualmente) não cumpridos, longas esperas para conseguir contato telefônico, ausência de informações sobre os status dos pedidos, e problemas operacionais como perdas das informações de endereço postal de usuários que pagaram via PayPal – muitas vezes repetidas mesmo após nova confirmação de endereço por parte dos clientes.
Uma representante do OLPC reconheceu que há problemas nas entregas, disse que a responsabilidade é totalmente do próprio consórcio, que lamenta, e que há a intenção de oferecer um mecanismo para que os consumidores possam pedir seu dinheiro de volta.
Segundo ela, foram vendidos 80.000 laptops aos consumidores dos EUA e Canadá, mas ela se recusou a dizer quantos já foram entregues. Sabemos por outros relatos na imprensa que uma parte deles de fato já foi entregue. Ela informa que não pode dizer quando será entregue o último dos 80.000.
Os termos da promoção explicitamente negavam a existência de um prazo determinado para a entrega, mas os consumidores citados informam ter recebido múltiplas informações de datas em que teriam seu equipamento entregue, sem que elas tenham sido cumpridas, e criticam a ausência de comunicação clara.
Leia mais detalhes no texto original, no link a seguir.
Saiba mais (linuxworld.com).
P OLPC pode não ter dado certo quanto queriam, mas conseguiram introduzir um conceito que eu particularmente queria: notebooks ultra-portáteis de baixo custo e consumo de energia. Agora temos Classmate, Eee etc. Daqui a alguns anos quem saiba eu não compre um :P