Compatibilidade de hardware: lançado o UbuntuHCL.org
O UbuntuHCL.org busca ser uma base de dados completa sobre hardware para usuários Ubuntu, com artigos, análises e comentários que podem ser enviados pelos próprios leitores.
O objetivo é permitir que o usuário verifique novos hardwares antes de comprar, e permita que outros usuários saibam o que funciona para você.
Veja também: Pesquisa nacional BR-Linux de compatibilidade 2007
Saiba mais (lwn.net).
• Publicado por Augusto Campos em
2008-04-02
Que ótima iniciativa.
Não é à toa que o Ubuntu, aos poucos, vai se tornando sinônimo de Linux.
Comecei a rodá-lo logo na primeira versão, a 4.10 – Warty Warthog, acho. Há dois anos estou afastado, mas vou voltar na 8.04, porque não encontrei nenhuma distro que me satisfizesse tão bem (exceções possíveis: sidux e Mandriva. Vou mantê-las em outras partições e no note).
Ano passado lancei essa idéia na comunidade ubuntu-br, criei o site feitoparalinux.org, que abrangeria todas as distribuições, porém foram poucos da comunidade ubuntu que me apoiaram [no máximo 10 pessoas]. Mesmo assim criei e depois disso o retorno da comunidade linux foi frustrante, espalhei por várias comunidades no orkut, mas nada adiantou muito para fazer com que o pessoal enviasse seus reviews para o site. Fiz uma enquete na comunidade ubuntu sobre o site e até tive uma surpresa, pois houve um voto na opção “Nunca vou ajudar”.
Mudei pro archlinux e gostei mais da comunidade [em inglês], são rápidos e não são tão burocráticos quanto os da ubuntu-br. Essa idéia dos softwares compatíveis foi uma grande decepção pra mim como idealizador a um ano : Enviei um email para o br-linux pedindo se podia usar a lista deles e me permitiram, e logo após fizeram uma nova pesquisa de compatibilidade [pois não faziam desde 2004, só fizeram depois que citei o assunto].
Boa sorte com o projeto!! Se depender de mim, não faço mais nada pra ajudar a comunidade Linux, pois uma que não se vive de vento e outra que o retorno é zero, a maioria são aproveitadores de softwares grátis.
Prezado anônimo, você me pediu o acesso à lista de compatibilidade produzida pela comunidade do BR-Linux, e eu lhe disponibilizei este acesso. Creio que todos os meses alguém me pede isso, apesar de os termos de licenciamento livre para uso da lista constarem no rodapé da mesma. Você vê algum problema em eu ter atualizado a lista depois disso? O acesso continua franqueado a você ou a qualquer outro interessado.
De minha parte, não vejo qualquer problema em você manter a sua própria lista. Se ela se tornar ampla, será um bom motivo para eu não ter mais de me dar ao trabalho de conduzir a do BR-Linux, como no período de 2005 e 2006, em que um site voltado ‘a compatibilidade de hardware com Linux e BSDs estava com a mesma proposta.
Diferente de você, pretendo continuar fazendo a minha parte para retribuir o software que recebo livremente, independente da acolhida que venha a ter.