Como fazer dinheiro com o código aberto: receita holandesa
O Ministério das Finanças da Holanda organizou uma competição entre arquitetos para projetar não um edifício, mas sim uma nova moeda comemorativa de 5 euros com o tema “Holanda e a Arquitetura”.
O projeto vencedor foi feito integralmente com softwares livres, especialmente o Python, mas também o Gimp, Inkscape, Phatch e Ubuntu.
O visual é composto pela efígie da rainha Beatriz, formada pelos nomes de arquitetos do país, em ordem de sua popularidade em sites de busca. Na parte final do trabalho, o autor Stani Michiels teve que colaborar de perto com os técnicos da Casa da Moeda local, e assim a parte final do trabalho acabou sendo realizada em seu Eee PC.” (via linux.slashdot.org)
Saiba mais (linux.slashdot.org).
“(…) Na parte final do trabalho, o autor Stani Michiels teve que colaborar de perto com os técnicos da Casa da Moeda local, e assim a parte final do trabalho acabou sendo realizada em seu Eee PC.”
E tudo isso sem chegar perto de um Mac! :D
Holanda é massa!
É claro que não sou partidário da violência e das vinganças. Eu só quis fazer um teste para ver em quanto tempo iam moderar o comentário.
Quanto ao software livre na Holanda, seria melhor se o governo da Holanda adotasse de vez o SL, se não já fez isso.
Na minha opinião, estes pequenos incentivos governamentais têm pouco valor.
Se um banco holandês, o ABN, não usa software livre nem no servidor (pelo menos não no servido Web, é o que mostra a Netcraft, http://toolbar.netcraft.com/site_report?url=http://www.abnamro.com), então não há motivo para que empresas do mesmo ramo financeiro também invistam nele.
Só mesmo com grandes clientes é que o software livre vai crescer e render, porque vão usá-lo no dia-a-dia.