Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Como compartilhar o teclado, mouse e monitor entre 2 micros na sua mesa

Se você tem 2 ambientes desktop que usa com freqüência, mas não quer (ou não pode) ter um monitor, um teclado e um mouse para cada um deles, existem várias opções.

Quando eu compartilhava com freqüência o espaço da minha mesa entre um PC de mesa e um notebook, minha preferência era usar um KVM doméstico, que é um aparelhinho que se conecta fisicamente aos conectores de vídeo, mouse e teclado dos 2 equipamentos, e aos 3 periféricos em si, e chaveia fisicamente o seu uso. Tem seus problemas, mas para mim funcionava bem – assim como suas variações profissionais, para dezenas de servidores.

E este artigo do LinuxJournal explica como obter um efeito similar por software, usando o x2x – tanto em modo stand-alone, quanto encapsulado em uma conexão ssh. Parece interessante como alternativa adicional, embora existam várias outras disponíveis. (via linuxjournal.com)

Saiba mais (linuxjournal.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-09-18

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Marcelo Martins (usuário não registrado) em 18/09/2008 às 5:07 pm

    Usei esse recurso a uns anos atrás.

    Até fiz esse vídeo em duas maquinas Suse:
    http://br.youtube.com/watch?v=I24sv62xObo

    LKRaider (usuário não registrado) em 18/09/2008 às 10:04 pm

    Se você tiver monitor pra cada desktop, pode compartilhar o mouse e teclado entre eles com o Synergy, até mesmo entre sistemas com OS diferentes (http://quicksynergy.sourceforge.net/)

    Uso aqui entre uma máquina Xubuntu e meu laptop com Ubuntu e funciona muito bem.

    Testei agora mesmo o Synergy. Ele possui pacotes para minha distribuição, assim foi fácil instalar. Quanto ao x2x não têm e não consegui compilar. Assim por enquanto ficarei com o Synergy mesmo.

    Para instalar no Fedora 9:

    yum install synergy

Este post é antigo (2008-09-18) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.