Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Codec livre Dirac, da BBC, alcança versão 1.0

“O Dirac é uma técnica de compressão de dados de vídeo desenvolvida originalmente pela inglesa BBC (British Broadcasting Corporation). O codec usa a licença Mozilla (MPL) 1.1. Segundo as FAQ do Dirac, a BBC liberou o produto intencionalmente sob a licença Mozilla porque ela permite o relicenciamento. Seu projeto relacionado Schrödinger é uma implementação do Dirac desenvolvida internamente e disponível sob várias licenças, como MPL, LGPL e MIT. A variante do Schrödinger é escrita em C, mas o desenvolvimento do Dirac começou em C++.”

Enviado por Pablo Hess (phessΘlinuxmagazine·com·br) – referência (linuxmagazine.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-09-24

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    cardoso (usuário não registrado) em 24/09/2008 às 2:39 pm

    CUIDADO com a BBC. Eles são uma empresa estatal, que vive do Imposto sobre TV (sim, na Inglaterra você paga uma taxa anual para cada TV que tem em casa) e na hora de liberar o player de vídeo deles, fizeram uma versão Windows-only.

    Limao (usuário não registrado) em 24/09/2008 às 2:48 pm

    Meu, pro Cardoso se debandar lá do 1/2bit pra cá, deve ser algo realmente irritante…
    E, por que cargas d’agua, esse povo gosta tanto de fazer seus próprios codecs? Já não basta ter que baixar, uma vez a cada 2 meses os MegaCodecPack da vida, tem mais esse novo =/

    tobiasfelipe (usuário não registrado) em 24/09/2008 às 2:52 pm

    Poderia ter um sistema automático por aqui de todo comentário editado por “cardoso” ser classificado como “troll/flame”

    E o povo aqui não paga tv aberta mas em compensação para assistir documentários decentes feitos pela BBC e outras só pagando (até o gatonet das favelas é pago e se não pagar morre).

    E as tvs estatais daqui são bancadas também com dinheiro do contribuinte, só que de impostos em vez de taxas.

    Achei válido o comentário do tal cardoso. Foi um aviso acerca de tal empresinha inglesa e se observamos bem ele está certo. De nada adianta uma empresa com tendencias capitalistas extremas, ainda mais na área de jornalismo, vir com essa de bancar a apoiadora do open-source.

    Acho que o pessoal tem que ser menos xiita e ler antes de apertar troll/flame. Foi um comentário de aviso e foi bem realista, por sinal.

    PS: Isso me fez pensar, se tal empresa adotasse o ogg seria uma maravilha, ainda mais por se tratar de uma gigante da mídia, mas deixa eu parar de sonhar porque afinal, se trata de uma empresa capitalista extrema.

    []s

    Revoltado (usuário não registrado) em 25/09/2008 às 2:34 pm

    A BBC pode ser uma “empresinha inglesa” como você disse, mas têm excelentes documentários e uma grade de programação muito boa, além de ter sua qualidade reconhecida internacionalmente – diferente da tal TV “lula” Brasil que só têm documentários sobre “caminhos do Che” e “Prestes, o velho”, fora o lixo politicamente correto sobre a “cultura” nacional e as reportagens tendenciosas.

    Aquilo virou uma máquina de doutrinação marxista-gramscista, dá nojo de assitir, a programação deles sempre foi um lixo desde os tempos da TV Cultura mas agora tá demais, argh! Parece até a emissora do Hugo Chavéz.

Este post é antigo (2008-09-24) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.