Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Cisco Etch

“A fabricante americana de equipamentos de rede Cisco está trabalhando num novo protocolo de mensagens chamado “Etch”, que pretende oferecer uma alternativa de código aberto aos protocolos baseados em SOAP.

Como anunciou a norte-americana CIO Magazine, o novo protocolo de rede foi lançado como parte da versão 2.5 do ambiente de desenvolvimento Cisco Unified Application Environment, ou CUAE. Segundo a empresa, a vantagem de não depender do SOAP é a redução do overhead na comunicação. Além disso, o protocolo vai oferecer mais funcionalidades enquanto gasta menos energia. Nos protocolos que usam SOAP, existe uma pré-definição de como os dados serão interpretados, pois eles circulam entre diferentes sistemas. No CUAE 2.5, a Cisco pretende permitir que esse protocolo carregue qualquer informação de aplicações cliente-servidor.

Uma diferença importante para os protocolos baseados em SOAP, de acordo com a Cisco, é que o protocolo de comunicação SOAP utiliza um arquivo WSDL relativamente complexo para realizar a interface entre as aplicações cliente e servidor. Isso, por sua vez, torna relativamente complexa a tarefa de interpretação dos dados e é o responsável pelo overhead citado. Com o Etch, a empresa pretende mudar essa situação com o uso de arquivos na Interface Definition Language da Cisco, que são, basicamente, arquivos Java.

O Etch, no entanto, deve ser independente de linguagem de programação, plataforma e meio de transmissão. A princípio, suportará C# e Java, sendo integrado ao Visual Studio ou ao Eclipse. Também estão nos planos o suporte a Ruby, Python e C. Atualmente, o Etch está em fase beta, e em junho a Cisco divulgará a licença de código aberto que será adotada para o protocolo — as opções parecem ser a GPL e variantes menos restritivas para o uso comercial, como a Mozilla e a Apache.”

Enviado por Pablo Hess (phessΘlinuxmagazine·com·br) – referência (linuxmagazine.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-05-31

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Daqui a pouco o pessoal vai achar que tal equipamento da Cisco só funciona com o Debian ETCH ehehehehe

    Att,
    Renato

    Luciano (usuário não registrado) em 1/06/2008 às 7:14 pm

    Foda é os negos usarem ETCH no nome, debian para eles pelo jeito não existe!!!

    O nome Etch, adotado pelo Debian, vem do nome de um personagem do filme Toy Story. Não imagino que alguém possa ter expectativa que, uma vez adotado para nomear uma versão de software, ele pudesse se tornar exclusivo em relação a qualquer outra tecnologia.

    Israel Miranda (usuário não registrado) em 2/06/2008 às 9:46 am

    Boa Augusto!

    rs….

    Mas eu também lembrei do Debian quando li o título da notícia.

Este post é antigo (2008-05-31) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.