Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Celepar define programação do Circuito Paraná de Software Livre

“A Celepar – Informática do Paraná inicia no próximo mês de abril a edição 2008 do Circuito Paraná de Software Livre. Neste ano serão realizadas oito etapas. Além de palestras e oficinas haverá, em todas as etapas, evento de instalação de sistemas operacionais de computador ou software, principalmente o sistema operacional Linux e outros softwares de código aberto. A grade de programação do Circuito foi definida através de pesquisas realizadas nas etapas do ano passado, e além das palestras centrais incluirá temas propostas pelas entidades parceiras, a maioria universidades e prefeituras. Neste ano, os principais temas das palestras serão: Padrão ODF – a importância de libertar documentos; aplicações em PostgreSQL; distribuição Debian; desenvolvimento de sistemas utilizando software livre; suíte de comunicação Expresso; geoprocessamento; segurança; migração para software livre; sistema multi-terminal; datacenter; Programa “Dia-a-Dia Educação”; Programa de Inclusão Digital – telecentros Paranavegar; telefonia sobre IP e acessibilidade.

Nas oficinas os participantes receberão noções básicas e treinamentos em programas específicos. Estão previstas as seguintes oficinas: BrOffice (suíte de escritório – editor de texto, planilha, apresentação, editor de fórmulas, desenhos e banco de dados), Xoops – eXtensible Objetc Oriented Portal Systems (gerenciador de portais dinâmicos); Moodle (ferramenta para ensino on-line) e Inskape (editor gráfico vetorial) e GIMP (editor de imagens). No caso da Install Fest, os participantes iniciantes devem levar seus computadores até o local do evento juntamente com os discos de instalação do sistema operacional Linux. Durante o evento, eles terão o apoio de usuários experientes tanto para instalação como manuseio dos programas.

Etapas – As oito etapas do Circuito 2008 são as seguintes: Ponta Grossa (25 e 26 de abril); Campo Mourão (16 e 17 de maio), Guarapuava (30 e 31 de maio), Guaíra (13 e 14 de junho), Cascavel (15 e 16 de agosto), União da Vitória (29 e 30 de agosto) e Palmas 12 e 13 de agosto). Veja programação completa no endereço www.circuito.pr.gov.br.”

Enviado por Vitorio Y. Furusho (furushoΘcelepar·pr·gov·br) – referência (softwarelivreparana.org.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-03-09

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2008-03-09) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.