Canonical confirma Ubuntu pré-instalado em laptops Dell a caminho do Brasil
“A Dell firmou um acordo para comercializar computadores com Linux (Ubuntu) pré-instalado no mercado brasileiro. A informação é de Fábio Filho, Gerente de Negócios para a América Latina da Canonical, empresa sul-africana responsável pelo Ubuntu e parceira da Dell no acordo. Inicialmente, apenas a linha de portáteis Vostro terá a opção de compra com o sistema aberto pré-instalado.”
Enviado por Pablo Hess (phessΘlinuxmagazine·com·br) – referência (linuxmagazine.com.br).
• Publicado por Augusto Campos em
2008-02-23
Ótima notícia. Depois de um ano juntando dinheiro para comprar um notebook decente, pretendia comprar um Dell e pedir o dinheiro do Windows de volta, conforme o Br-Linux já noticiou como fazer. Diante desse novo cenário, esperarei a Dell disponibilizar os equipamentos para venda e verei se a configuração será boa. Se for, provavelmente serei um dos compradores.
Além disso, trata-se de uma ótima oportunidade para aumentar e melhorar a fama de Linux pré-instalado em computadores vendidos no Brasil. Afinal, a Dell deverá fazer um bom serviço, coisa que muitas empresas que vedem PCs com Linux não fazem.
Eu tenho um Vostro 1000 que esta rodando Ubuntu 7.10. Simplesmente maravilhoso. Funciona tudo até as teclas de funções.
O modelo do meu note é com o processador Turion 64 X2 Mobile. O Computador quase não aquece.
Só para comparação o meu irmão tem um note idêntico ao meu, compramos juntos, mesmo tamanho de HD, memória, bateria com 9 celulas eu diria que é um verdadeiro clone.
O dele ainda têm o Vista instalado e um belo dia estava eu com o meu note e ele com o dele ambos navegando wireless pela internet, quando 2:30 minutos depois o Vista notificou que a bateria esta fraca e precisava carregar. Fui olhar quanto tempo restante faltava no meu e me surpreendi quando vi a informação de 2 horas restantes.
Primeiro eles (DELL) devem corrigir as incompatibilidades do site deles com o Firefox. É impossível concretizar uma compra lá usando esse navegador. Pra comprar meu notebook, tive que apelar para o telefone depois de várias tentativas frustradas de clicar em “concluir compra”.
Daniel Siqueira, o mais engraçado é que com o Safari funciona! :/
Se não venderem sem sistema, terei que formatar quando receber o meu.
Tenho lido que lá fora a Dell tem vendido bem caro esses notebooks.
Interessante. Mas estou mais interessado em PC, pelo visto vou ter de aguarda mais um pouco. :T
Certamente é uma ótima notícia.
Uma dica: quem já tem um notebook Dell pode baixar a imagem iso da distribuição customizada para esses notebooks que são vendidos com ubuntu nos EUA deste site
http://linux.dell.com/wiki/index.php/Ubuntu_7.10#Dell_OS_Reinstallation_7.10_DVD_ISO
Não testei mas creio que deva ser bem mais prático usar essa versão do que o ubuntu padrão.
Mas não esqueçam de testar também o Mandriva Linux :-)
Eu tenho um vostro rodando Mandriva e ele funciona perfeitamente. De qualquer forma, acho fantástica essa notícia, de vir um notebook com um linux de verdade instado, e não um linux tambão para baratear o produto.
Aproveitando, a única coisa que não consegui fazer é mudar o brilho do monitor, alguém sabe como fazer?
Abs
Quando comprei um Inspiron 530 achei que ele estaria 100% suportado no Linux, mas tive que consertar o driver de som eu mesmo para fazer o mute das caixas de som quando o fone de ouvido é plugado.
quem diria, hein? Novos ventos finalmente soprando no mercado. A última vez em que outro SO teve alguma chance de vir pré-instalado em PCs de qualidade foi com o OS/2 da IBM.
AEEE. Ótima notícia!
Amei a noticia, eu seria um dos primeiros a comprar um.
Interessante que a DELL vai lança-lo na somente na linha VOSTRO, provavelmente para fazer teste e se tiver resultados satisfatórios concerteza extenderá isso. Ações como essa são importantes porque ajudam aqueles que querem uma alternativa ao WIndows, assim como usuarios que migram de windows para Mac.