Brasileiros passam 51 minutos por dia em sites pessoais no trabalho
Os funcionários de empresas brasileiras passam em média 51 minutos por dia navegando em sites não relacionados a trabalho, segundo o estudo Web@Work 2008, divulgado pela Websense. O tempo médio gasto em sites de uso pessoal caiu 28,2% em relação a 2007.
Os responsáveis pelo estudo atribuem três razões principais ao fenômeno: as empresas estão mais conscientes e pararam de tentar barrar o tráfego pessoal, o que gerou uma resposta positiva dos funcionários; os usuários estão mais maduros e usam menos sites pessoais; ou as empresas estão aplicando filtros mais severos.
Os sites mais acessados pelos trabalhadores brasileiros são os de serviços financeiros e internet banking – 74% dos funcionários navegam por este tipo de site no trabalho. Dividindo o primeiro lugar, também com 74%, aparecem os sites governamentais. A categoria, que tinha apenas 20% dos acessos no ano passado – teve um boom graças ao aumento de serviços públicos na web, segundo os responsáveis pelo estudo.
Os sites de notícia aparecem em seguida, sendo usados por 70% dos funcionários no trabalho, e, na seqüência, vêm os serviços de webmail como Gmail, Hotmail e Yahoo Mail, usados por 58% dos trabalhadores brasileiros. (via idgnow.uol.com.br)
Saiba mais (idgnow.uol.com.br).
Só?
E eu acrescentaria: Só? Mas não no Brasil, não é?
É que o pessoal do banco demora dois dias pra alterar uma tabela, e o sistema precisa dela continuar os testes, então enquanto isso…
[/reallife]
Que falta de Efetividade.net!
Eu, felizmente não tenho esse problema. Só perco meu tempo nos blogs dos outros… ;)
“Os responsáveis pelo estudo atribuem três razões principais ao fenômeno: as empresas estão mais conscientes e pararam de tentar barrar o tráfego pessoal, o que gerou uma resposta positiva dos funcionários; os usuários estão mais maduros e usam menos sites pessoais; ou as empresas estão aplicando filtros mais severos.”
Confio mais na letra C. Aqui nós barramos cada vez mais o acesso, inclusive pra diretoria, pra dar o exemplo. Estamos estudando liberar na hora do almoço para quem quiser acessar algum rapidamente algum site.
Confio mais na letra C. Aqui nós barramos cada vez mais o acesso, inclusive pra diretoria, pra dar o exemplo. Estamos estudando liberar na hora do almoço para quem quiser acessar algum rapidamente algum site.
E eu confio mais na A, adicionando que quem ainda confia que criar um ambiente de trabalho insalubre não diminui a moral e não afasta produtividade em breve se vê perdendo empregados e clientes sem entender por quê…
Bloquear, bloquear, bloquear… essa é a solução! Orkut, Youtube, MSN, etc. Isso é uma empresa ou um parque de diversão? :D
Sinceramente as pessoas querem um emprego, não um trabalho. Eu sei disso, pois tenho funcionários aqui.
Acho que uma solução para isso é liberar somente no horário de almoço.