Bossa Conference 2008: Webkit em todo canto – mesmo
“O mecanismo de renderização de conteúdo Web Gecko, da Mozilla Foundation, costumava ser a principal escolha para aplicativos que precisassem dispor de visualização de páginas HTML. Com o popular navegador Firefox como seu principal caso de sucesso, o Gecko parece oferecer uma renderização bastante rápida e eficiente. Porém, o que o projeto KDE começou como seu próprio mecanismo de renderização de conteúdo web (KHTML e companhia) foi transformado pela Apple no Webkit, já usado em seu próprio navegador, o Safari.
Após portar o Safari (e também o Webkit, por conseqüência) para o Windows, está bem claro que o mecanismo liberado pela Apple é extremamente portável. Além disso, a Alp Toker mostrou há pouco, na Bossa Conference 2008 que o desempenho desse mecanismo é excelente, além de seu uso de memória ser significativamente menor que o do Gecko.”
Enviado por Pablo Hess (phessΘlinuxnewmedia·com·br) – referência (linuxmagazine.com.br).
Po, eu realmente aprecio a implementação de Webkit dos caras do QT, em que você pode acessar elementos Javascript através do seu código C++.
Dá para extender as aplicações web no desktop e no mobile de uma maneira muito massa.. O duro é pagar a licença de 3500 dólares americanos para usar na empresa… Mas isso um dia eu ainda consigo aqui hehe
1. alguém sabe como anda a relação kde e webkit? por exemplo: o konqueror hoje roda em webkit? há poucas informações sobre o desenvolvimento do khtml e o khtml.info morreu.
2. gecko 1.9 já é mais rápido e faz melhor uso da memória que o webkit. não esperaria menos do gecko 2.0, que virá em forma de firefox 4.0.
3. tudo que tem a mão da apple deve ser boicotado, por favor e obrigado.
4. rafa é um gnu/cego bitolado.
afinal a apple e a coisa mais linda maravilhosa perfeita que eu ja vi
Quem se interessar em acessar o site do projeto, verá que já existem muitos projetos – opensource ou não – que utilizam webkit. Os mais conhecidos para Linux são o epiphany, que tem suporta webkit como backend e o port para Qt, que ainda está sendo discutido pelos desenvolvedores do KDE. Há também vários mini-navegadores baseados nesta engine. Muito interessante, vale a pena conferir.