Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Bossa Conference 2008: Enlightenment vai destronar GTK?

“O criador do Enlightenment está usando há algum tempo as EFL (Enlightenment Foundation Libraries) no telefone celular inteligente e totalmente livre OpenMoko, e parece também estar dando passos interessantes rumo aos dispositivos da Nokia. Carsten “Rasterman” Haitzler, mundialmente famoso pelo desenvolvimento do ambiente gráfico Enlightenment, está tentando fazer com que as bibliotecas gráficas de seu inovador desktop roubem o trono da GTK nos dispositivos móveis embarcados. Numa palestra durante a Bossa Conference, Rasterman revelou para a audiência de mais de 100 pessoas que passou três horas da última noite programando o aplicativo de apresentação que usou hoje (e que ficou realmente bonito).”

Enviado por Pablo Hess (phessΘlinuxnewmedia·com·br) – referência (linuxmagazine.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-03-18

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 18/03/2008 às 10:06 am

    Não sei nos dispositivos móveis, mas no desktop está demorando demais pra sair.

    Waldecir (usuário não registrado) em 18/03/2008 às 10:55 am

    Eu gostaria de ver essa imagem do programa que ele fez em 3 horas xD, alguem tem o link ?

    Os componentes da EFL (Evas, Eet, Etk, Ewl, eetc, eetc, eetc) já estão com um bom estado de amadurecimento. O ambiente gráfico E17 em si é que ainda não está pronto (já está bem avançado, mas ainda meio “cru”).

    Acredito que o problema maior da EFL seja a extrema falta de documentação. Mesmo em Inglês falta documentação, material, tutorial, etc.

    Até o ano passado o projeto do E17 estava meio parado, até que veio o impulso do gOS e do OpenMoko, que fizeram o projeto “dar uma guinada”.

    Eu acompanho (leio, não participo ;-)) já há um tempo a lista de discussão dos desenvolvedores do E17 e vejo que os caras tem umas idéias legais pro projeto. O Rasterman é muito participativo (todos os tópicos tem o dedão dele) e os caras parecem trabalhar bastante.

    Este ano eu estava pensando em estudar a EFL, sei lá, só por diversão mesmo, e porque vou começar firme em c/c++ na facul, mas o principal problema que vou enfrentar certamente será a questão da documentação.

    Mas, em relação à notícia, tenho lido à respeito dos problemas que a lib gtk está enfrentando, simplesmente por querer manter a compatibilidade com versões antigas, ficando atrás de toolkits mais atuais, como a Qt, que está se modernizando, deixando para trás a compatibilidade com versões antigas (como a versão 3).

    Me desculpem por não ter os links aqui, pois no momento não estou em casa (lembrar utilizar um sistema de favoritos online ;-)).

    Espero mesmo que a versão estável do E17 saia logo… Eu uso ele de vez enquando aqui, e ainda falta bastante coisa em alguns módulos (o sistema está TOTALMENTE modular) básicos, como o gerenciador de arquivos, etc.

    Well (usuário não registrado) em 18/03/2008 às 11:39 am

    tenchi, se você baixar do CVS os fontes do Enlightenment, nos módulos LIB tem um diretório chamado cookbook, ele está traduzido para o português, precisa fazer umas correções na tradução mas ao menos é um começo.

    Tomara! O efl e bem legal, se tiver um apoio maior, o negocio crescera bem melhor!

    Maurício (usuário não registrado) em 19/03/2008 às 12:20 pm

    Também gostaria de ver o tal aplicativo bonito

Este post é antigo (2008-03-18) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.