Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Blog do maddog: Linus Torvalds homenageado pelo Museu da História do Computador

“O Museu da História dos Computadores, em Mountain View, Califórnia, Estados Unidos, é um dos maiores museus no mundo dedicado à indústria de TI. Todo ano o museu escolhe técnicos e empresários que deram grande contribuição à ciência da computação e os honram com uma admissão em seu “Hall of Fellows”. Entre os integrantes antigos estão Grace Murray Hopper, Maurice Wilkes, John Backus, Jay Forrester, Ken Thompson, Dennis Ritchie e demais contribuintes de calibre estelar.”

Enviado por Rodrigo Amorim (ramorimΘlinuxnewmedia·com·br) – referência (linuxmagazine.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-07-07

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    aaa (usuário não registrado) em 7/07/2008 às 11:53 am

    Homenagem justa!

    fernando (usuário não registrado) em 7/07/2008 às 12:11 pm

    O Linus deveria ser homenageado como a maior “fraude” dos últimos tempos. Desenvolveu um núcleo “livre” que é um clone do UNIX… grande coisa! Afinal, o que se pode fazer apenas com o kernel?

    Ricardo Ferreira (usuário não registrado) em 7/07/2008 às 12:19 pm

    /
    ||
    “O Linus deveria ser homenageado como a maior “fraude” dos últimos tempos. Desenvolveu um núcleo “livre” que é um clone do UNIX… grande coisa! Afinal, o que se pode fazer apenas com o kernel?”

    E o que pode ser feito sem ele????

    Alexandre (usuário não registrado) em 7/07/2008 às 1:14 pm

    / /
    || ||
    Melhor que um tal de Stalmann !

    Paco Camino (usuário não registrado) em 7/07/2008 às 1:48 pm

    Antes de lanzar la primera piedra lembrense, que Linus só estaba haciendo experimentos com seu sistema operativo. Lean paginas 221-251 de “OpenSources: Voices from the open source revolution” Cris DiBona, S. Ockman & M Stone O’REilly, 1999, or also “Just for fun”, Torvalds, & Diamond, HarperCollins, 1999.

    Paco Camino, torero de Anadalucia.

    self_liar (usuário não registrado) em 7/07/2008 às 2:21 pm

    Dou as congratulações ao Linus,mas na minha opinião Stallman fez muito mais que ele.

    Linus se vendeu a intel ,ibm e hp ,bem como outras empresas incluseive novell .

    Por isso que o desktop está tão estagnado.

    Stalmann (usuário não registrado) em 7/07/2008 às 2:57 pm

    Stalmann fica falando falando e nada !

    Revoltado (usuário não registrado) em 7/07/2008 às 3:30 pm

    self_liar (usuário não registrado) em 7/07/2008 às 2:21 pm

    Dou as congratulações ao Linus,mas na minha opinião Stallman fez muito mais que ele.

    Linus se vendeu a intel ,ibm e hp ,bem como outras empresas incluseive novell .

    Por isso que o desktop está tão estagnado.

    Eu penso exatamente a mesma coisa.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 7/07/2008 às 3:32 pm

    Self_Liar,

    Linus fez um kernel. Stallman fez um editor de texto.

    Quem fez mais mesmo?

    É meio sem sentido ficar comparando qual dos 2 fez mais, até porque a conclusão será sempre subjetiva, a não ser que as pessoas aceitem mutuamente um critério a compartilhar – por exemplo, número de linhas de código, ou pontuação relativa de compiladores, debuggers, kernels, IDEs, produção textual, posicionamento ideológico, etc. – e mesmo assim continuará sendo subjetivo para quem não compartilhar os mesmos critérios.

    Mas embora seja verdade que o RMS fez um editor de texto (ou ao menos a versão GNU do Emacs), ele fez bem mais coisas em termos de produção pessoal de software, com contribuições valiosas a projetos como o gcc, o gdb e o gnu make, entre outros.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 7/07/2008 às 3:53 pm

    Sim Augusto, só não conseguiu fazer o mais difícil! Até hoje.

    O que vejo que ele fez foi simplesmente pirar na batatinha e colocar na cabeça de muita gente que é imoral e antiético usar ou produzir um software que não seja livre, não importando se você realmente lê ou altera o código de fonte de seus programas.

    Eu não tenho nada contra a OpenSource, conforme muitos dizem a respeito de mim. Pelo contrário, eu gosto desta forma de desenvolvimento. Mas, os softwares não precisam de ideologia, e eu não sou menos livre por usar um software proprietário que me atende perfeitamente quando um software OpenSource não o faz.

    Sem falar que, a OpenSource já existia bem antes dele, a própria licença BSD é anterior à GPL. O que ele fez de inovador mesmo? :-)

    Lucas, note que eu não fiz qualquer referência à sua opinião ou ao seu argumento, e não me importo com a sua opinião sobre a importância do Richard Stallman ou de sua obra.

    Minha manifestação foi sobre a dificuldade de comparar a contribuição do Torvalds com a do Stallman, e sobre outras contribuições de Stallman não mencionadas previamente.

    Eu também não me oponho a você usar software proprietário sempre que desejar, e sobre não ver necessidade de associar ideologia ao desenvolvimento de software. Colocado desta forma, creio que minha posição pessoal também não fica longe disso, embora eu não sinta necessidade de ir afirmar isso pra todo mundo que professa outras idéias, e em especial aos que estão alinhados à obra do RMS.

    self_liar (usuário não registrado) em 7/07/2008 às 4:29 pm

    Linus se vendeu ao dinheiro ,Stallman não.Lutou muito mais pela liberdade do que Linus.

    Opensource aceita DRM se eles pagarem bem .Não aceitamos que uma M$ da vida venha roubar a pilha TCP/IP de um projeto e depois atacar a propria comunidade que criou a pilha tcp/ip

    E ainda por cima ,Linus recebe grana de empresas duvidosas em relação ao software livre como a intel ,novell por exemplo.

    E como foi falada muitas vezes,pode ser que você não leia os códigos,mas alguém vai ler .

    Inclusive software livre tem outras vantagens de ser otimizado e cumulativo.

    Não é igual ao um trabalho que tem que se recomeçar do zero .Se eu fizer uma enciclopédia fechada ,ninguém poderá continuar o meu trabalho.

    Creio que a Microsoft não roubou a pilha TCP/IP de nenhum projeto. Tenho a impressão de que por um bom tempo ela usou a pilha TCP/IP do BSD, mas ela usava de acordo com os termos de licenciamento do mesmo.

    self_liar (usuário não registrado) em 7/07/2008 às 4:36 pm

    Pois é ,opensource aceita isso.

    self_liar (usuário não registrado) em 7/07/2008 às 4:37 pm

    Por isso ,não gosto da licença BSD.Ficam a ajudar o demo…..

    self_liar, a licença da pilha BSD que a Microsoft usou consta na lista de licenças livres que a Free Software Foundation mantém.

    Muitas licenças livres não incluem cláusulas de copyleft – que seriam, essencialmente, o diferencial que poderia impedir a inclusão de uma pilha TCP/IP livre em um produto proprietário.

    Alexandre (usuário não registrado) em 7/07/2008 às 6:17 pm

    Linus pelo menos trabalha e ganha por isso, Stalmann fica pedindo dinheiro em palestras com desculpa que eh pro OpenSource !

    Cadu (usuário não registrado) em 8/07/2008 às 3:20 am

    “Linus fez um kernel. Stallman fez um editor de texto.”

    Lucas, se estás falando do emacs, bom… podemos dizer que o Stallman fez um sistema operacional, porque emacs é tudo menos um editor de texto… :)

    Agora, podem falar o quiserem do Linus, mas que o Sistema Operacional que ele começou (e que hoje muitos desenvolvem, debaixo da liderança dele) fez uma revolução na computação, isso ninguém pode discutir.

    E sobre o Stallman, como diz o Linus (e com um complemento meu): “Talk is cheap, show me the code. [And PLEASE, a good indented code.]” (Só vai entender quem já tentou (literalmente) decifrar qualquer código GNU.)

    Alexandre (usuário não registrado) em 8/07/2008 às 5:47 am

    emacs sistema operacional?

    Emacs is a class of text editors that have extensive sets of features and that are popular with computer programmers and other technically proficient computer users. The most popular version of Emacs is GNU Emacs, a part of the GNU project, which is commonly referred to simply as “Emacs”.

    GNU Emacs is under active development. The GNU Emacs manual describes it as “the extensible, customizable, self-documenting, real-time display editor.” It is also the most portable and ported of the implementations of Emacs. As of March 2008, the latest stable release of GNU Emacs is version 22.2.[1] The other major Emacs is XEmacs.

    The original EMACS was a set of Editor MACroS for the TECO editor. It was written in 1976 by Richard Stallman, initially together with Guy L. Steele, Jr..[2] It was inspired by the ideas of TECMAC and TMACS, a pair of TECO-macro editors written by Steele, Dave Moon, Richard Greenblatt, Charles Frankston, and others.[3] Many versions of Emacs have appeared over the years, but two are now commonly used: GNU Emacs, started by Stallman in 1984 and maintained by him until 2008, and XEmacs, a fork of GNU Emacs started in 1991 that has remained mostly compatible. Both use a powerful extension language, Emacs Lisp, that allows them to handle tasks ranging from writing and compiling computer programs to browsing the web.

    In Unix culture, Emacs is one of the two main contenders in the traditional editor wars, the other being vi.

Este post é antigo (2008-07-07) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.