Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Bhorat, Perlman, Hopper e Byron: Mulheres da computação serão homenageadas no FISL

“No dia que antecedeu o Dia Internacional da Mulher, a Comissão Organizadora do 9º Fórum Internacional Software Livre divulgou a lista de homenageados desta edição do evento. Além dos oito nomes escolhidos através da enquete realizada no site do fisl, quatro mulheres ligadas à computação serão homenageadas, tendo seus nomes em uma das salas do Fórum.

“Esta é uma homenagem especial do fisl9.0, que reconhece a importância da participação das mulheres também no desenvolvimento da informática, da computação e do software livre”, afirma o coordenador geral da Associação Software Livre.Org, Sady Jacques.

A sala da Arena de Programação terá o nome de Ada Byron, que ocupa um lugar de destaque na história da informática como uma das primeiras mulheres a atuarem nesta área. Na sala VIP, uma das pioneiras da computação – Grace Murray Hopper – será homenageada. Ela Desenvolveu o primeiro compilador para uma linguagem de programação (COBOL) e foi pioneira na criação de padrões de testes para computadores.

Radia Perlman, desenvolvedora de software e engenheira de redes, algumas vezes referida como “Mãe da Internet”, terá seu nome na sala de Imprensa. Zaheda Bhorat, defensora do software livre desde sua participação na coordenação do projeto OpenOffice.org, terá seu nome na sala de reuniões. Atualmente, Zaheda é Open Source Programs Manager no Google.”

Enviado por Assessoria de Imprensa do FISL – referência (fisl.org.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-03-11

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Todas estas cidadãs merecem todas as homenagens, pois conseguiram sair da inércia e entrar para a história. Sendo uma mulher, numa sociedade patriarcal, não é fácil, mesmo. Destaque-se o fato de Grace Murray Hopper ter sido, além da grande pesquisadora que o foi, a responsável pelo termo genérico “Bug” para descrever comportamentos anômalos em computadores. Curiosamente, o inseto localizado no relé do computador pela sra. Grace era uma mariposa. O seu relatório continha o termo Bug de forma genérica.
    Parabéns a todas.

    Fudencio RedBunner (usuário não registrado) em 11/03/2008 às 1:32 pm

    Seu lulista safado… vai comprar pao e sai do computador!

    Seu lulista safado… vai comprar pao e sai do computador!

    100% aprovado e apoiado: Basta de feminismo comunista barato, liberdade acima de tudo, esses cretinos vermelhos estão destruindo o Brasil!

    Humm, fui moderado negativamente por causa do “feminismo comunista barato” ou do “cretinos vermelhos”? Gostaria de saber.

    Tem bastante esquerdopatas lendo o BR-Linux. Burduna neles! :-P

    Humm, fui moderado negativamente por causa do “feminismo comunista barato” ou do “cretinos vermelhos”? Gostaria de saber.

    Foi por ser babaca mesmo.

    André Wagner (usuário não registrado) em 11/03/2008 às 3:20 pm

    Aqui tem algumas informações sobre Ana Byron.

    Avelino de Almeida Bego (usuário não registrado) em 11/03/2008 às 4:07 pm

    Bhorat? NICE! :D

    Ao lado de todas estas senhoras de luta, deveríamos homenagear também, todos os dias, a Marie Curie, pelos benefícios que esta fizera a toda a humanidade, na medicina, ao estudar a radioatividade, o que lhe causaria a própria morte, por ter contraído, através de exposição excessiva aos elementos radioativos, contraindo “anemia aplástica”, uma espécie de câncer ósseo. Foi a primeira (e a única) mulher a ser laureada duas vezes com o Nobel, em campos de atividade diferentes (física e química). Ainda, em se falando de mulheres de luta, não esqueçamos jamais a brasileirinha Anita Garibaldi.
    [ ],
    Morvan

    Foi por ser babaca mesmo.

    Muito obrigado. Sua resposta petralha-style foi demais.

    Até a próxima!

Este post é antigo (2008-03-11) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.