Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Banco do Brasil: Teclado virtual BB no Ubuntu 64 bits com OpenJDK

“Acompanhando os comentários aqui no BR-Linux, vi que muita gente andou tendo experiências ruins com applets Java para teclados virtuais de bancos.

Consigo acessar normalmente o site do Banco do Brasil a partir do meu computador com Ubuntu 8.10 Intrepid Ibex e fiquei intrigado com isso. Por que eu consigo me autenticar usando o teclado virtual e outras pessoas nem mesmo o vêem?

Procurei investigar o motivo. Tudo que tenho aqui é o próprio OpenJDK e o plugin IcedTea, nada mais que isso. No entanto, pelo que pude verificar, por alguma razão estranha o teclado virtual não aparece se o Sun Java também estiver instalado na máquina. Para resolver esse problema, basta desinstalá-lo e tudo passa a funcionar normalmente.

Quem optou por instalar o pacote ubuntu-restricted-extras acabou instalando também os pacotes sun-java6-bin e sun-java6-jre. Fiz os testes aqui em casa e tudo funcionou perfeitamente após a remoção desses pacotes. O Firefox precisa ser reiniciado após esse procedimento.”

Enviado por Francivan Bezerra (fba·igΘig·com·br) .


• Publicado por Augusto Campos em 2008-12-04

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Fred (usuário não registrado) em 4/12/2008 às 3:56 pm

    Comigo, no Ubuntu Intrepid, o teclado costuma funcionar. É instável e não carrega sempre, mas, acaba funcionando e eu consigo acessar minha conta.

    O meu problema mesmo é na hora de cadastrar o computador para realizar operações na conta. Isso não funciona de jeito nenhum.

    Tenho uma máquina virtual com Xubuntu 32 bits que eu uso para algumas coisas, inclusive acessar o BB quando eu preciso.

    Renato (usuário não registrado) em 4/12/2008 às 4:09 pm

    Fred

    essa sua máquina virtual com Xubuntu está com que vm java?

    []s

    Grobsch (usuário não registrado) em 4/12/2008 às 4:20 pm

    No Slackware basta ter o JRE e mais nada…

    Bah (usuário não registrado) em 4/12/2008 às 4:27 pm

    >O meu problema mesmo é na hora de cadastrar o computador para >realizar operações na conta. Isso não funciona de jeito nenhum.

    Para resolver o problema acima é só ligar na agencia e reclamar, pois assim fica desabilitado o cadastro de computadores em Linux. Nao aparece nem a opcao e voce pode realizar operacoes normalmente.

    rá-tim-bum (usuário não registrado) em 4/12/2008 às 4:49 pm

    Parabéns aos autores. Não será preciso seguir aquele conselho do nosso presidente Lula: levantar a bunda da cadeira e procurar outro banco.

    RODOLFO DE PAULA FERLIN GUALDA (usuário não registrado) em 4/12/2008 às 5:05 pm

    NÃO DÁ PARA REALIZAR OPERAÇÕES NA CONTA…

    No Slackware basta ter o JRE e mais nada…

    Pelo que eu sei nas outras distribuições também. O que se discute aqui é usar o openJDK e o Icedtea.

    >>O meu problema mesmo é na hora de cadastrar o computador para >>realizar operações na conta. Isso não funciona de jeito nenhum.

    >Para resolver o problema acima é só ligar na agencia e reclamar, >pois assim fica desabilitado o cadastro de computadores em Linux. >Nao aparece nem a opcao e voce pode realizar operacoes normalmente.

    Tem que ver se ao fazer isso você não estará isentando o banco de se responsabilizar por qualquer tipo de fraude que fizerem em sua conta. Certa vez tive um problema com um aplicativo de outro banco e eles me disseram que se eu assinasse um termo isentando-os, poderiam remover a restrição que afetava o acesso pelo Linux.

    Alex (usuário não registrado) em 4/12/2008 às 6:45 pm

    meu problema é que se a extensão do firefox Adblock plus estiver instalada, o firefox trava depois de digitar a senha. Mas o resto tudo funciona, inclusive operações na conta.
    (eu uso Ubuntu 8.10 32bits)

    gean (usuário não registrado) em 4/12/2008 às 6:52 pm

    Desde o Ubuntu Intrepid o OpenJDK funciona para acessar o teclado virtual do Banco do Brasil, o problema mesmo é para utilizar a solução de segurança deles, que deve usar algum componente que só está disponível no Java da Sun por enquanto.

    Douglas Augusto (usuário não registrado) em 4/12/2008 às 9:24 pm

    Francivan,

    Qual a versão do Firefox, OpenJDK e do plugin Icedtea? E afinal, o esquema de segurança de cadastro de computadores funciona ou não?

    Vanderlei (usuário não registrado) em 5/12/2008 às 12:09 am

    Olá pessoal;

    Uso Ubuntu 8.10 amd64.
    Com a dica do amigo Francivan funcionou tranquilo. O problema estava realmente na instalação junto com o sun-java6-bin e sun-java6-jre.

    []‘s

    Fred (usuário não registrado) em 5/12/2008 às 8:29 am

    @ Renato

    O Xubuntu esta com o JRE 1.5, que é o recomendado pelo BB. Um colega de trabalho meu tinha o 1.6 no OpenSUSE e não funcionava direito.

    RODOLFO DE PAULA FERLIN GUALDA (usuário não registrado) em 5/12/2008 às 10:20 am

    O meu problema mesmo é na hora de cadastrar o computador para realizar operações na conta

    NR (usuário não registrado) em 7/12/2008 às 6:11 pm

    Bradesco…

    parece estar chegando a hora de ter tudo em 64bits… no bradesco funcionou muito bem. Usei Debian sid.

    Christiano Anderson (usuário não registrado) em 10/12/2008 às 4:55 pm

    Utilizo o Ubuntu 64 e o teclado virtual do BB funciona perfeitamente com o OpenJDK e IcedTea. O problema é mesmo para cadastrar computadores no sistema de segurança do banco.

    Adotei uma solução relativamente simples para isso, instalei os pacotes de emulador x86 (ia32*), criei um novo usuário chamado ‘bb’, baixei o Firefox32 bits, JRE do site da Sun e instalei tudo separado no /home/bb

    Quando preciso usar o site do Banco do Brasil, apenas abro um terminal, digito “xhost +” (para permitir o uso do display com outro usuário), “su bb” e depois chamo o Firefox instalado nesse home (o de 32 bits). Assim consigo usar tudo normalmente, inclusive as questões de segurança.

    O motivo para criar outro home é não bagunçar o .mozilla de seu home habitual.

    É uma gambi, mas pelo menos funciona. :-)

Este post é antigo (2008-12-04) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.