Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Backup fácil usando o Gspace e Gmail

“Recentemente precisei dar uma guaribada no meu sistema, até ai está tudo tranquilo. O problema é que minha partição /home está criptografada e quando eu instalei o novo sistema meus dados ficaram inacessiveis. Após algumas tentativas sem sucesso acabei perdendo meus dados e por incrivel que pareca eu não tinha um backup atualizado. Como na vida cometer o mesmo erro 2 vezes é burrice, procurei uma solução simples e rápida para gerar um backup dos meus dados e achei o Gspace. O Gspace é um plugin do firefox que funciona como um cliente de ftp, só precisa informar a conta do gmail, criei uma conta só para manter meus arquivos.”

Enviado por Alexandro Silva (penguimΘubuntu·com) – referência (penguim.wordpress.com).

O FAQ do Gspace explica o que fazer caso a sua conta do Google seja bloqueada devido ao uso do sistema (eles recomendam aguardar 24h até que ela seja desbloqueada), mas sugiro que você verifique os seus termos de uso do Gmail antes de adotar este tipo de solução.


• Publicado por Augusto Campos em 2008-02-08

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Como diz certo ditado :
    Vão-se os arquivos e ficam os back-ups

    ref: http://avi.alkalay.net/2008/02/ditados-populares-atualizados.html

    Rafael (usuário não registrado) em 8/02/2008 às 10:21 am

    Eu ainda prefiro o velho metodo de fazer backup em CD. Além de ter a certeza de que eles não serão perdidos (ja aconteceu de sumirem coisas minhas no GMail) posso ter uma velocidade maior também. Imagine você enviar 700MB para o GMail…

    Paranóico (usuário não registrado) em 8/02/2008 às 11:30 am

    Com tantos serviços de discos virtuais bons (alguns até gratuitos) por aí, os caras ainda teimam em fazer backups de arquivos importantes no Gmail… muita falta de noção mesmo!

    Paranóico (usuário não registrado) em 8/02/2008 às 11:32 am

    Com tantos serviços de discos virtuais bons (alguns até gratuitos) por aí, os caras ainda teimam em fazer backups de arquivos importantes no Gmail só porque é da Google… “Don’t be evil”… muita falta de noção mesmo!

    Agora se fosse da Micro$oft…

    Silas Ribas (usuário não registrado) em 8/02/2008 às 3:23 pm

    Só saibam que a muito tempo, e ainda acontece isso, o Google faz uma limpeza no Gmail de vez em quando. Meu irmão mesmo teve a conta do Gmail dele apagada.

    E existe muitos outros meios de backup mais seguros.

    Valeu!

    Acho esquisito demais fazer backup de dados de uma partição criptografada, no gmail. É meio paradoxal…

Este post é antigo (2008-02-08) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.