Avaliando os efeitos de memória cache comprimida nos sistemas embarcados
“Agora uma palestra de mais baixo nível, falando diretamente do kernel e de alocações de memória para sistemas embarcados, áreas correlatas à Engenharia de Teleinformática. ;) A proposta do Anderson F. Briglia é evitar a ocorrência de swap em disco, ou seja, criar um mecanismo alternativo anterior ao swap (que envia páginas de memória para disco, fazendo operações de I/O demoradas, onde a performance cai bastante).
Sua proposta é criar uma região de swap virtual dentro da própria memória RAM, onde as páginas ficariam comprimidas. Toda vez que fosse necessário o uso dessas páginas, um algoritmo de descompressão seria utilizado para acessar as páginas. Estas páginas comprimidas seriam guardas em pedações de páginas normais que não estivessem sendo completamente utilizadas (chunks) e seriam indexadas por uma lista encadeada.”
Enviado por Líus Fontenelle Carneiro (liusfcΘgmail·com) – referência (hypercast.info).
não querendo ser chato, mas essa idéia dele já não existe? heheheh http://code.google.com/p/compcache/ desde o kernel 2.4
Eu acompanhava esse projeto antes de mudar o nome para compcache, ele começou a ser desenvolvido por brasileiros na epoca do kernel 2.4 mas nao foi terminado.
http://linuxcompressed.sourceforge.net/linux24-cc/index.html