Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Atualização: Ubuntu 8.04.1 LTS

“Cansado de instalar o Ubuntu 8.04 LTS, e na hora de atualizá-lo percebe que tem mais de 250MB para fazer downloads, como Kernel, versões do Gnome, OpenOffice, Firefox entre outros. Pois agora os problemas acabaram, porque esta disponível a versão 8.04.1. Para baixá-lo com as últimas atualizações já inclusas.”

Enviado por Carlos Donizete (Coringao) (coringaoΘubuntugames·org) – referência (coringao.wordpress.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-06-14

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Sergio (usuário não registrado) em 14/06/2008 às 6:44 pm

    Realmente a conta é estranha ;)

    @Wallacy,

    acho q ele quis dizer q, para um novo usuário, para 1º instalação, seria melhor baixar o 8.04.1 do q o 8.04 e depois ter q baixar todas as atualizações.

    abs.

    loKo (usuário não registrado) em 14/06/2008 às 6:48 pm

    Eu explico para as cabeçinhas fracas….Se voce for instalar o Ubuntu no seu pc e não tiver o cd ainda ou quer instalar em varios pcs, vale muito a pena! Endenderam cabeçinhas?

    Felipe (usuário não registrado) em 14/06/2008 às 7:07 pm

    não vou nem baixar não me dou bem com o Ubuntu o speedy nunca funciona ele é bom mas.

    alberto (usuário não registrado) em 14/06/2008 às 7:10 pm

    Mas no ubuntu.com ainda oferecem o download do 8.04. Esse 8.04.1 do link ainda não a versão final, não?

    Will Walber (usuário não registrado) em 14/06/2008 às 8:12 pm

    O 8.04.1 é o mesmo 8.04 “original”, só que com todas as atualizações dos últimos três meses.

    “Cabecinhas” hehe… Tem gente que não tem senso humor mesmo! É obvio que se for fazer “varias novas instalações” ou se for adquirir o Ubuntu e não tem a versão 8.04 faz mais sentido baixar essa versão.

    Porém o que está escrito no post é “Cansado de instalar o Ubuntu 8.04 LTS, e na hora de atualizá-lo percebe que tem mais de 250MB para fazer downloads”. Ou seja, você tem o CD do 8.04, e por algum motivo vive instalando a versão LTS e por algum outro motivo não salva os pacotes que você baixa… Etc.

    E… Faria muito sentido se existisse delta iso em pacotes .deb! Assim seria necessário baixar só os 250MB e gerar o novo iso.
    Não obstante, é importante ressaltar que eu não critiquei a nova versão, só fiz um comentário sobre está “cansado” de instalar o 8.04.

    O problema é que o texto está escrito numa língua apenas **parecida** com o Português. Deixa eu revisá-lo prá ver se clareia mais:

    “Você instala o Ubuntu 8.04 LTS mas quando vai atualizá-lo percebe que ainda precisa baixar mais 250MB? (por causa de atualizações do Kernel, Gnome, OpenOffice, Firefox, entre outros). Pois agora os seus problemas acabaram: está disponível a versão 8.04.1. Ele já vem com **TODAS** as atualizações que saíram desde o lançamento do 8.04 LTS em Abril.”

    Acho que é isso que o rapaz quis dizer.

    O ubuntu 8.04.1 será lançado, na realidade, em 03 de Julho[1]. Este é apenas um alpha – se é que posso chamá-lo assim.

    Correções diárias são lançadas e o Update Manager permite o usuário atualizar ou não os pacotes. Quando o “.1″ for lançado você terá o 8.04 com todas as correções desde o lançamento em Abril[2] até o fechamento desta última versão que não passa de uma versão para correção de bugs … algo assim como um Windows XP SP3 ;)

    [1]
    [2] https://wiki.ubuntu.com/#head-9906e7f587421bb42c7095527b5e91d60890eaaa

    Jr . Weber (usuário não registrado) em 14/06/2008 às 10:08 pm

    Wallacy, porque não fala diretamente que não gosta de Ubuntu. Ficar fazendo piadinha e crítica velada assim é lamentável.

    Nem faz tanto tempo que existem os deltas de RPMs.

    Isso que dá ficar escrevendo para agradar os editores lá no meiobit, o portal Troll.

    Ubuntu Service Pack 1. Depois que comparam ele com o Windows, reclamam! hauahuahauhauah

    Me desculpem, mas não pude perder a piada.

    Ah, loKo, cabecinhas, e não cabeçinhas :-)

    cochise (usuário não registrado) em 14/06/2008 às 11:04 pm

    Jr. Weber… Infelizmente delta rpm existe há séculos. Delta iso é que é uma novidade. Hoje saiu uma atualização o openoffice e lá vamos nós baixar pacotes gigantescos.
    Já faz anos que distros RPM não tem esse problema.
    Pena que não existe nenhuma distribuição com um bom repositório apt-rpm…

    Jr . Weber,

    Isso não tem nada haver com eu gostar ou não do Ubuntu. E como o cochise disse, os deltas rpms existem a muito tempo, e deltas isos tem um tempinho, não grande. Porém não chega a ser novidade. E só comentei porque é formato mais vantajoso para quem “já tem a distro”!

    Se ficou sem mesada esse mês não é culpa minha! Eu só achei curioso o cara comentar de atualizações de 250MB e apontar como solução um CD de 700MB (para quem já tem o Ubuntu). Eu entendi plenamente o objetivo dessa versão, e como eu disse: Aprovo! É uma pena outras distros não fazerem o mesmo, pois ajudam muito quem vai fazer a primeira instalação da distro.

    E isso não muda o fato da noticia ser um tanto cusiosa ao meu ver!

    Sergio (usuário não registrado) em 14/06/2008 às 11:58 pm

    Sei que “cabeÇinhas” com ç foi de matar! ;)

    Cyberlion (usuário não registrado) em 15/06/2008 às 12:06 am

    Fácil resolver o problema dos 700mb… basta usar o jigdo e atualizar a imagem baixada anteriormente. :D

    Desculpem.. por não ser tão claro no que postei sobre “Cansado de instalar o Ubuntu 8.04 LTS, e na hora de atualizá-lo percebe que tem mais de 250MB para fazer downloads, como Kernel, versões do Gnome, OpenOffice, Firefox entre outros.”

    Escrevi porque estar sempre em empresas e sempre que instalo o Ubuntu, tenho que sempre atualiza-lo. E nas minhas pesquisa descobri que estão fazendo atualizações até o dia 3 da versão ubuntu 8.04.1

    Nestes 3 meses após do lançamento existia muito bugs grotesco que agora vem corrigindo.. so pra ter ideia foi trocado três versões de kernel.

    Desculpem por postar numa forma sem noção, mais fica como uma noticia importante para quem anda com bugs por causa das versões anteriores e ao inves de instalar o Ubuntu 8.04 que você possui, baixa-se o mais atual, pra evitar problemas futuro. ;)

    Jr . Weber (usuário não registrado) em 15/06/2008 às 4:14 am

    Wallacy,

    sim, seu comentário é pertinente, o título e o enunciado da notícia foram meio infelizes.

    Mas que sua menção sobre os Deltas foi uma crítica velada, ah, foi.

    Sobre a “falta de mesada”. Amiguinho… você não está no meiobit, não sabe debater, ok. Mas chegando a usar os termos do Troll-Mor, Cardoso ? Vai chamar ele aqui para ler e ver que usou uma das super-inteligentes expressões dele ? Aquelas que são usadas para tentar rebaixar a fim de não conversar ?

    Se quer ofender, ao menos seja criativo e original.

    Marcos Duque Cesar (usuário não registrado) em 15/06/2008 às 4:45 am

    Pro bom entendedor, basta meia palavra…salvo quando a pessoa se esforça para não entender, paciência.

    Donizete, a galera entendeu perfeitamente, é o mal humor de alguns apenas.

    Ioca (usuário não registrado) em 15/06/2008 às 8:38 am

    Acho que é um bot lá no Meiobit que está confundindo a todos,rsrs.

    Só para esclarecer: as correções de bugs e atualizações acontecem constantemente e são indicadas pelo gerenciador de atualizações como sempre. Esta versão 8.04.1 não tem nada de especial neste sentido. Ela foi criada por ser a 8.04 uma versão LTS e foi decidido que, devido ao longo prazo de manutenção desta, seria mais fácil para novos usuários e OEMs, por exemplo, ter atualizações pontuais em forma de ISOs. Esta é uma política válida somente para as versões LTS e, se você mantém sua instalação atualizada, a 8.04.1 nada tem de diferente.

    Essa dica do jigdo eu não conhecia! Vou testar assim que der :)

    E não Weber, não comentei dos deltas para “criticar” só disse que faria mais sentido uma versão complementar com esse proprosito (o de ajudar quem já tem o CD de instalação) se existisse so desltas. Porém como o colega Cyberlion disse acima, tem o tal jigdo.

    E sobre a mesada. :) Eu sempre falei isso, peguei essa mania da minha vó! Ela sempre falava isso quando alguem estava mal-humorado. E se o Cardoso fala isso também… Bem, problema é dele, não me importo nem um pouco!

    Donizete, eu entendi o que você disse! Ou melhor, você nem precisava dizer nada, o proprio nome Ubuntu 8.04.1 já diz tudo :) Só foi um comentario mesmo, pena que teve gente que levou para o lado errado!

    Retificando e complementando o meu post anterior (http://br-linux.org/2008/atualizacao-ubuntu-8041-lts/#comment-12478) …
    O link [1] que indica a data de lançamento do Ubuntu 8.04-1 é esse: https://wiki.ubuntu.com/HardyReleaseSchedule

    Justificando a comparação com o Windows SP3. O que eu quero mostrar é que qualquer software tem remendo. Ou nunca ouviram falar do “poderoso MAC OS 10.5.2″ ? Que atire a primeira tecla quem nunca instalou um kernel 2.6.XX-2 ?

    É lamentável a atitude de certas pessoas que querem usar qualquer argumento para criticar o Ubuntu sem olhar que o Mandriva (outra excelente distro) teve a versão 2007.0 e depois a 2007.1; ou ainda o slackware (apesar de nunca ter usado-a por mais de 2 dias é um ótima distro também) teve a versão 12.0 e depois a 12.1.

    O que dizer de softwares premiados como o Squid, Firefox, OpenOffice e outros que suas versões possuem três ou mais seções identificadoras e as vezes um “maldito tracinho” indicando que houve um remendo, feito pela sua distro? Devemos qualifica-los como lixo!? Sinceramente a comunidade de software livre deveria ter uma postura mais madura.

    Se o Ubuntu conquistou seu lugar ao Sol, parabéns pelos seus méritos, sejam eles quais foram. O fato do seu todo poderoso “dono” falar meia dúzia de bobagens não tira o mérito da distro.

    Se fosse assim deveriamos parar de usar o ReiserFS criado por um “assassino”, deixar de usar o Gnome fundado por um traidor funcionário da Microsoft, e que dizer dos coitados dos usuários do Gentoo, deveriam ser crucificados por conta da cabeça dura daquele louco que não sabe se fica na Microsoft ou mantém as rédeas do projeto. Por fim, a cada 10 discursos do Guru do SL – Richard Stallman – 11 são críticas em que mais da metade da comunidade discorda. Vamos deixar de usar Linux por isso!?

    Por que as outras distros que se sentem fracassadas, por conta do sucesso do Ubuntu, não segue os seus passos também!? Seria uma pena se isso ocorresse, pois eu nunca mais poderia dizer que consegui instalar o LFS como se fosse uma grande conquista, já que ele seria um NNF assim como o Mandriva, Suse, Fedora, Ubuntu e …. o Windows, o que não é demerito algum.

    Você não imaginam a minha felidade ao receber a notificação de que 4 alunos (de botânica) instalaram o Ubuntu o Mandriva em seus notebook e estão curtindo – pásmem, removeram o Windows. Com certeza eles não teriam condições para instalar o Gentoo e ai!? Falo mal e digo que o Gentoo teria uma performance melhor se eles particoonassem sem assistente e depois compilassem o Kernel com flags especificas para os sistemas, ou aplaudo e incentivo!?

    Parece que o problema é que as pessoas querem que suas opiniões e distros sejam a única e a melhor para todo mundo ao invés de ouvir e admitir que suas opiniões não passam de mais uma opinião.

    Existem muitas distros Linux e você pode escolher a que te agrada usando milhões de parâmetros e com certeza ela nunca será melhor que outra.

    De Ubuntu/Mandriva à Gentoo/LFS existe mais do que qualquer mente criativa, que nunca experimentou mais de uma distro, possa imaginar. Eu já experimentei várias até decidir que usaria o Ubuntu no meu desktop e Debian nos servidores, mas e daí, elas são as melhores PRA MIM e no momento, um dia o Redhat foi ótima para mim e o Conectiva um espetáculo. Isso não é demerito algum para os meus colegas que mantém o Slackware em seus desktops nem o Redhat em seus servidores, ou ainda usam o Arch Linux em seus notebooks, ou o Damm Linux nos seus firewalls.

    O dia em que a comunidade deixar de infantilidade e comemorar o sucesso das outras distros, como sendo o sucesso do software livre e não como a derrota da sua distro, nós conseguiremos mais do que miseráveis 5% de espaço nos desktops e talvez até o apoio de outras grandes empresas que ainda torcem o nariz para um sistema tão bugado quanto é aquilo lixo de distro que você no seus desktop e acha que é a melhor do mundo.

    Por falar em lixo de distro bugada, você já foi verificar se há alguma atualização da sua distro esta semana?! Todos dias são descobertos bugs que deixam mais vulnerável que o Windows. Dê uma olhada lá e talvez você ache um pacote blablabla-5.67.23-123

    E tá falado.

    welrbraga,

    Seus argumentos são um tanto interessantes, confusos porém interessantes. Acho que a falta de senso de humor também lhe afetou, pois ninguém aqui criticou a existência dessa versão de correção. No máximo fez uma brincadeira sobre ela, já que muita gente reclamou dos problemas da versão 8.04 que não entrou em nenhum momento no escopo desse tópico!

    É importante ressaltar as duas distros citada por você, Mandriva e Slackware, suas respectivas versões “2007.0″ – “2007.1″ e “12.0″ – “12.1″ não são versões de correção, são simplesmente outra versão da distro, similar ao que é o 8.04 – 8.10. O Slack 12.0 por exemplo foi lançado em 02/07/2007 e a 12.1 em 02/05/2008 e não foi uma versão complementar e sim uma “nova distro”. Acho que você se confundiu um pouco com as notações. No Mandriva por exemplo, a versão X.0 se refere a primeira versão lançada no ano X, e a X.1 a segunda versão, geralmente uma é no primeiro semestre e outra no segundo.

    Só uma dica, antes de postar respire fundo, conte até 10 e veja o tanto de coisa que você ia dizer que não precisava ser dito! Veja bem:
    “Alunos de botânica?”, “user flags do gentoo”, “O dia em que a comunidade deixar de infantilidade e comemorar o sucesso das outras distros”, “miseráveis 5%”, “aquilo lixo de distro que você no seus desktop”, “Richard Stallman”, “poderoso dono”.

    Desculpe-me a ignorância, porém como você conseguiu fazer essa magica em um único texto? Ao mesmo tempo que fala de coisas que não tem nada haver com a problemática do tópico, critica a comunidade e ataca as outras levantando uma bandeira de imparcialidade?

    Meu Deus! Não vou nem falar que isso foi hipocrisia, pois uma magica dessas nem tem nome! Depois quando eu falo sobre mesada ninguém me entende!

    Hehe, esse texto me lembrou da minha mãe. Teve um dia que perguntei para ela se queria refrigerante e ela me respondeu: “Não, não, estou sem relógio”. Hehehehe!

    joao (usuário não registrado) em 15/06/2008 às 2:06 pm

    esse service pack do ubuntum é algo de ataulização da nova versão ubuntum LTS = Linux Terminal Server ?

    Walacy,

    Não, “humor” não é a questão no momento. Se você não achou nenhuma crítica com relação aos comentários então você é muito inocente quando lê algo, ou eu estou muito escaldado com relação a isso. Por muito menos já vi gente sendo convocada a se explicar diante de uma comissão de ética ou diante de um juiz, e olhe que não tenho tantos anos assim no mercado. E isso em um fórum na Internet, como é o caso aqui em que estamos um bate-papo informal.

    Talvez eu tenha, realmente, pego um pouco pesado. Deve ser por conta dos inúmeros textos críticos que tenho lido por ai, onde as pessoas só prestam a sentar o pau no trabalho alheio, e pior que isso, no trabalho de quem está jogando no seu mesmo time, o que é lamentável.

    Quando me referi aos números de versões me refiro ao fato que, por exemplo gnome 2.20, não passa de um remendo do gnome 2.18 que o foi do 2.16 que seguindo até o início é tudo remendo do 2.0. O mesmo ocorre com o KDE, Kernel Linux, Firefox, OpenOffice etc. Tanto que em sua maioria quando estes números são adicionados a versão quase nenhuma novidade surge, ao invés disso inúmeros bugs são corrigidos.

    Quanto a mágica… que mágica!? O que estou mostrando é a mais pura verdade, doa a quem doer. Espere um iniciante em Linux com Mandriva entrar num canal IRC sobre RedHat. Você verá o coitado ser crucificado como se cometesse a maior da heresias. Isso sim é ser hipócrita, no começo quer que tudo mundo se convença a usar Linux e quando o cara consegue tomar coragem e pede uma ajuda recebe um “se vira” como resposta.

    Quanto a você me achar hipócrita … eu respeito a sua opinião, ache o que quiser – você tem todo o direito-, afinal eu acho que a maioria da comunidade é formada por imaturos e infantis – o que é o meu ponto de vista e deve ser respeitado também. Como eu já disse antes, a sua opinião é apenas mais uma no meio de um monte, a minha não é diferente disso.

    Agora sejamos francos, não dá pra aceitar esses imaturos, infantis e hipócritas criticando a distro A, ou a distro B por que não conseguem fazer isso ou aquilo, ou porque acha que o fato de lançar mais correções que uma outra estaria mais bugada. Sinceramente quando eu leio um texto que induz a este tipo de interpretação, ainda que superficial, meu sangue ferve.

    A respeito do respirar fundo e contar até 10 isso não dá certo. O que acalma mesmo é uma boa partida de Frozen Bubble ;)

    Quanto ao episódio da sua mãe, o refrigerante e o relógio. Provavelmente ela não tenha sido clara e apenas quiz dizer que ainda não estava na hora do almoço/jantar e não queria beber para não engordar; ou ainda talvez estivesse de jejum cumprindo algum voto religioso :)

    Caramba, faz tempo que não jogo Frozen Bubble! Porém o que eu gostava mesmo é um de tanques que guerra que tinha online antes… Me esqueci o nome, porém era um dos poucos jogos para Linux que eu gostava!

    Ah, e agora seu comentario fez sentido… Hehe, o outro estava muito confuso ao mer ver!

    Sobre minha mãe, foi só falta de atenção mesmo, tanto que ela tomou o refrigerante depois! Até hoje ela não sabe o porque falou aquilo… Mais foi bem engraçado no momento! Pior foi quando ela colocou a garrafa de café na geladeira! :) Hehe, também não posso falar muito, eu já fiz cada coisa louca rs…

    Ei agora que vi que meu comentario que não fez sentido… era “tanques de guerra”… ;)

    网 (usuário não registrado) em 15/06/2008 às 5:34 pm

    Wallacy 의 무용한 것을 말하는 정지! 그리고 그것은 그것의 장소인 MeioBit를 위해 간다!

    Wallacy,说无用的事的中止! 并且它为是它的地方的MeioBit去!

    Wallacyの無用の事を言う停止! そしてそれは場所であるMeioBitのために行く!

    Steiner (usuário não registrado) em 15/06/2008 às 7:21 pm

    E O MEU É MAIOR QUE O SEU!

    Ta parecendo coisa de crinça, um criticando pejorativamente mais que o outro, e no fim das contas a comunidade Linux no quesito união e compreensão leva nota ZERO.
    Concordo parcialmente com Wallacy e welrbraga, pois nos dois posts tem suas verdades.
    Eu acho mesmo que devemos é comemorar (aos que usam o Ubuntu assim como eu) que foi lançada essa revisão de atualização pra que os seus usuários tenham um sistema mais estável e seguro.
    Reconhecer os erros é fundamental, melhor uma revisão atualizada do que fazer vista grossa e dizer que está tudo perfeito.
    Todas as distros mercem respeito afinal, todas carregam a mesma “herança genética”.

    Viva a diferença, pois se vestissemos as mesmas roupas, ouvissemos as mesmas músicas e usassemos a mesma distro seriamos apenas mais hum!

    Abraços a todos e fiquem calmos =D.

    Vagner (usuário não registrado) em 15/06/2008 às 8:01 pm

    “Você suspira por melhores dias do Minix 1.1, quando homens
    serão homens e escreverão seus próprios “device drivers”? Você
    está sem um bom projeto e está morrendo por colocar as mãos em
    um Sistema Operacional no qual você possa modificar de acordo
    com suas necessidades? Você está achando frustrante quando
    tudo trabalha em Minix? Chega a atravessar noites para obter
    programas que trabalhem correto? Então esta mensagem pode ser
    exatamente para você.
    Como eu mencionei há um mês atrás, estou trabalhando em uma
    versão independente de um S.O. similar ao Minix para
    computadores AT-386.
    Ele está finalmente próximo ao estágio em que poderá ser
    utilizado (embora possa não ser o que você esteja esperando) e eu
    estou disposto a colocar os fontes para ampla distribuição. Ele
    está na versão 0.02, contudo eu obtive sucesso rodando bash, gcc,
    gnu-make, gnu-sed, compressão e outros nele.” – Linus torvalds

    É curioso como a história mudou de lá para cá, o GNU e o Kernel Linux deixaram de ser algo que nós bricavamos e agora virou uma guerra santa patrocinada por pessoas com dinheiro

    Isso parece um jokey club, antigamente todos aprendiam a montar depois aprenderam a galopar e correr com seus cavalos, por fim vieram os ricos.

    Agora nós corremos uns contra os outros e os ricos ficam no camarote fazendo as apostas….

    a (usuário não registrado) em 16/06/2008 às 5:39 am

    pensei q era proibido só tutoriais do ubuntu, agora até os updates são um crime tb :(

Este post é antigo (2008-06-14) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.