Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Ativando e melhorando o desempenho 3D da Via UniChrome com o openChrome

“Esta dica não é nova, tanto é que, por padrão, muitas distribuições já instalam o drive openChrome para uso de placas de vídeo Via UniChrome. Mas todos sabemos que seu suporte é bem limitado, muitas coisas não funcionam, desktop 3D então nem pensar.

Além disso até problemas com exibição de vídeos era bem comum. De tanto buscar um solução acabei conseguindo uma configuração das opções do drive que resolvem quase todos, inclusive consegui com que o ambiente 3D Metisse funcione com algumas limitações, mas já funciona.”

Enviado por Max Raven (maxΘmaxraven·info) – referência (linuser.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-08-25

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Jonata (usuário não registrado) em 25/08/2008 às 3:43 pm

    Muito bom, mas apenas lembrando que a VIA recentemente lançou novos drivers binários para Ubuntu e SuSE que funcionam muito bem, até roda o Compiz.

    Acredito que ela irá lançar em código aberto em breve.

    MaxRaven (usuário não registrado) em 25/08/2008 às 4:07 pm

    É deste que está falando:
    “UniChrome FBD V2.6.00.03a Application Note”

    Este tem mais de um ano, é anterior a liberação da documentação e no Ubuntu 8.04 é usado por padrão, para este chip da via o openchrome mesmo, nos outros é usado o drive via da xorg mesmo. Alguns modelos usam os drives de um outro projeto, também chamado unichrome.

    No openSUSE, que testei semana passada, nem mesmo o openchrome funcionou, tentei algumas vezes, mas como era só um teste acabei deixando para lá, contudo nem nos repositórios, nem no build server vi nada sobre isso, nem nos fóruns, onde mandavam usar o drive do projeto openchrome, então, para mim, drive da Via é igual cabeça de bacalhau, dizem que tem, mas ninguém vê

    Evandro Begati (usuário não registrado) em 25/08/2008 às 5:59 pm

    O desempenho deste driver é lastimável.
    Eu vinha utilizando o driver binário da via, o novo lá para as placas Crhome9… Ativa o compiz e tudo… Mas o sistema trava até que se torna insuportável de se utilizar…

    O driver vesa ainda é a melhor solução para placas da VIA…

    Até o Ubuntu 7.10 do driver OpenChrome me permitia usar o compiz com cubo, fogos de artifícios e tudo mais que deixava o desktop bonitão (inútil, mas bonitão).
    Despois que instalei o 8.04 nunca mais consegui repetir a façanha. Como isso é meramente cosmético então optei por manter a ultima versão sem compiz.

    ThOR27 (usuário não registrado) em 25/08/2008 às 7:52 pm

    A solução que achei para placa via do pc da minha mãe foi comprar uma geforce 4 mx420 por 25 reais :P pena que essa solução não serve para qualquer um! Ainda mais para usuários de notebook…

    MaxRaven (usuário não registrado) em 25/08/2008 às 9:10 pm

    Rodar o Compiz até que roda, mas tipo, eu tomei logo de cara uma perda das bordas de janelas, como eu não tenho interesse mesmo acabei deixando de lado, sei que tem muitos guias por ai que podem ajudar a solucionar isso, então, se a pessoa tem interesse, podem dar uma rodada por ai que devem conseguir fazer rodar legal.

    Agora este drive, supostamente novo, não acho em parte alguma daquele site a via, só o que falei acima, que tem mais de um ano.

Este post é antigo (2008-08-25) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.