Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Atenção desenvolvedores: Concurso Intel Moblin no Brasil vai ser lançado esta semana!

Acho que vai ser legal ter um concurso para desenvolvedores de software livre aqui no Brasil. O que vocês acham? O pessoal interessado em participar já pode ir pensando em idéias de aplicativos para usar em dispositivos móveis!

Já havíamos falado do Moblin por aqui antes: não é um equipamento, mas sim um projeto voltado ao desenvolvimento de software de código aberto para dispositivos móveis baseados nas arquiteturas da empresa (Atom, etc.), incluindo a disponibilização de software básico (Linux, bibliotecas essenciais, etc.), frameworks, ferramentas de desenvolvimento, e o fomento a integradores, distribuições baseadas no Moblin e desenvolvedores de aplicativos (saiba mais).

E a Intel vem falando há algum tempo sobre promover um concurso no Brasil para desenvolvedores de aplicativos para o Moblin. Eu tenho estado envolvido em parte desse processo, e já posso adiantar que a Intel escolheu o BR-Linux para hospedar a edição brasileira do concurso.

Os detalhes saem ainda nesta semana, mas já posso adiantar o seguinte:

  • o objetivo é “criar aplicativos para o segmento de entretenimento, informação e comunicações, que ampliem os limites da criatividade para o desenvolvimento de código aberto nas principais pilhas de aplicações de Linux da Moblin para dispositivos de internet móvel (MIDs)”.
  • Na primeira fase os interessados submetem apenas idéias e propostas. Os autores das 10 idéias mais votadas terão um prazo para disponibilizar uma versão beta de sua implementação.
  • os autores dos programas continuam com os direitos sobre o seu software
  • os prêmios são legais: os 10 finalistas selecionados pelo voto do público registrado no site do concurso receberão como prêmio, um MID e um mini notebook com processador Atom, e entre eles o vencedor do grande prêmio receberá também 2 passagens de ida e volta, para qualquer lugar do mundo, para participar de um evento de Código Aberto, incluindo 7 (sete) diárias para acomodações em hotel.

Agora é só aguardar!

Saiba mais (moblin.org).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-06-24

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2008-06-24) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.