Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Após novidades no Orkut, MPF anuncia fim de ação contra Google Brasil

MPF-SP e Google anunciam acordo pelo Termo de Ajustamento de Conduta e terminam ação que ameaçava operação nacional do buscador.

O IDG Now deu o toque (obrigado) sobre a seqüência da matéria que referenciamos ontem em “Google Brasil anuncia novas ferramentas para combater pedofilia no Orkut“:

O acordo levará à assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre ambos nesta quarta-feira (02/07), em sessão da CPI da Pedofilia, e põe fim não apenas a uma negociação que já durava dois anos entre o Google Brasil e o MPF, mas também a uma ação judicial que ameaça o funcionamento do buscador no País.

A assinatura do TAC é desdobramento direto do anúncio de novidades de segurança, feito pelo Google nesta segunda, que contemplam novos canais de comunicação com MPF e a ONG baiana SaferNet, filtro contra publicação de conteúdo impróprio no Orkut e aumento da manutenção dos logs para 180 dias.

Ainda que não detalhem como os canais de comunicação funcionarão, Google Brasil e MPF afirmam que o conteúdo pedófilo encontrado no Orkut será repassado automaticamente para que o órgão abra investigações sobre os responsáveis pela publicação.

Leia o restante na matéria do IDG Now, no link a seguir.

Saiba mais (idgnow.uol.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-07-02

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    jotaB (usuário não registrado) em 2/07/2008 às 9:40 am

    Bem, prevaleceu o bom senso. Ficou bom para todos, isso é o que importa. Só por dificultar a pedofilia e o tráfico de escravas brancas ou não (entre outros crimes), já valeu.

    Bruno (usuário não registrado) em 2/07/2008 às 9:44 am

    Maravilha então rs
    apresentou a ferramenta e pronto ?
    Tem que ver se vai realmente ser usada;
    Se vai ter um grupo de pessoas monitorando.

    Orkut foi e sempre será terra de ninguem.
    Por isso que eu sai de lá.

    ufa (usuário não registrado) em 2/07/2008 às 10:01 am

    Essa ong aí que não tem nada a ver. Pq ela tem q receber alguma informação?

    Lendo a notícia completa no IDG Now, tem uma série de exigências que foram realizadas, não somente as relacionadas a pedofilia.

    Tenho a impressão de que o Orkut vinha sendo bem mais um prejuízo do que um investimento vantajoso para a Google. Dava a impressão de que eles mantinham o Orkut no ar somente pelo fato de que seriam mal vistos pela população caso o fechassem.

    Bom, agora o Orkut tem propagandas, ao que parece. Não vi como são pois não tenho mais Orkut… Será que a Google consegue dinheiro suficiente com elas para compensar todos esses gastos que está tendo por causa do Orkut?

    Lucas Fernando V de A Amorim (usuário não registrado) em 2/07/2008 às 12:59 pm

    Ela no mínimo tem que receber informação para continuar com os recursos que poderiam muito bem ser investidos em outras coisas mais importantes.

    O Google poderia liberar uma ferramenta de pesquisa de crimes virtuais.

    Tenho nojo dessa SaferNet.

    Daniel Siqueira (usuário não registrado) em 2/07/2008 às 4:52 pm

    “A assinatura do TAC deverá fazer com que o MPF e a SaferNet voltem suas atenções para provedores de e-mail gratuitos, como a Microsoft e seu Hotmail ou o próprio Google e seu Gmail, exigindo que as companhias provem não colaborar com o armazenamento remoto de imagens por pedófilos.”
    Essa parte da matéria me incomodou um pouco. Se antes tinha-se a impressão de que chafurdavam minha conta de e-mail. Agora tem-se a certeza! A desculpa pela busca de pedófilos será a chave para a total invasão de privacidade…

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 3/07/2008 às 3:54 am

    Brincadeira…A que ponto chegamos? O governo de Lula é o paraíso das ONGs parasitas mesmo. Além do gasto brutal com verba pública, para alardiar eventos apocalipíticos , os caras ainda têm status de polícia…Somente no Brasil, mesmo…

Este post é antigo (2008-07-02) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.