Anunciados os planos para o Mandriva Linux 2009
A Mandriva divulgou o cronograma planejado e as especificações técnicas previstas para sua próxima versão, Mandriva Linux 2009.
A previsão inclui o lançamento do primeiro alpha ainda neste mês de junho, com o lançamento definitivo em outubro. A versão deve incluir o KDE 4, Firefox 3, OOo 3, novo design para o instalador e melhorias em vários componentes e ferramentas da própria Mandriva.
Saiba mais (osnews.com).

Furadeira elétrica da primeira metade do século XX
O Max Raven (maxΘmaxraven·info) enviou uma referência adicional (club.mandriva.com) e o texto complementar abaixo.
“O pessoal do Mandriva já vinha trabalhando na próxima versão desta distribuição, a 2009, contudo só em 17/06/2008 anunciaram oficialmente os planos, nada muito ambicioso tendo em vista outras distribuições, afinal KDE 4, Firefox 3 e OpenOffice.org 3 já são realidade (em partes) em algumas distribuições, mas basicamente seria:
* Melhorar o tempo de boot
* Opcional – Remoção automática de ” arquivos órfãos” (que já não são necessários aos pacotes) nas ferramentas de gerenciamento de pacotes
* A utilização do cada vez mais popular PackageKit e tecnologias PolicyKit
* Melhorias para a ferramenta de migração do Windows para Mandriva e ferramentas de controle dos pais
* Criação de um modo de atualizar a versão utilizando o MandrivaUpdate
* Uma nova concepção para o instalador
* A migração para o KDE 4, OpenOffice.org 3 e Firefox 3A noticia completa pode ser lida diretamente no site da Mandriva ou então uma versão traduzida disponível no meu blog.
Já a versão completa das ideias e possíveis correções e adições da próxima versão podem ser acompanhadas na pagina Mandriva Linux 2009 Development.”
@brlinuxblog




Estou um tempo sem usar Mandriva, mas acho que este novo realese vai ser ótimo
Praticamente só atualização dos pacotes. Não sei se é impressão minha, mas parece que cada dia que passa as distribuições vão ficando cada vez mais parecidas.
Realmente, se continuar assim dentro de uns 5 anos só teremos o BootSplash e o plano de fundo para diferenciar as distribuições.
Pois eu utilizo o Mandriva todos os dias, e posso dizer com convicção: não tem outra distro tão boa. Para mim, claro. Cada um tem sua opinião e gosto, mas só posso falar por mim. Quando comparo, o Centro de controle do Mandriva, a compatibilidade com o meu hardware que é formidável, a quantidade de pacotes, a possibilidade inclusive de controle parental no MCC (na versão 2008.1 spring), e o capricho no visual, não dá para escolher outro; é Mandriva na cabeça! Não pretendo abandoná-lo, pois está me atendendo em todos os aspectos.
será que estão reformulando o site brasileiro?
entrei lá e tá desolador: sem nenhum conteúdo nacional, áreas em português, última notícia na sala de imprensa é de outubro do ano passado…
enfim, pra quem foi usuário conectiva e acompanhou sua história, me pareceu injusto.
Ja estou com sede para testar
Sou fã de carteirinha dessa distro.
Foi essa distro que me fez abandonar o Ruindow$ (toc, toc, toc).
Estou usando a versão 2008 Spring Free.
Excelente.
Tá, vou ser o primeiro a perguntar: porque a furadeira?
Já li essa discussão acalorada sobre isso a 5 anos atrás. ;)
Acho que deveriam pensar mais na manutenção e atualização do 2008.1 (Spring) para deixá-lo mais estável e melhor de administrar, não que seja ruim o modelo atual, mas por exemplo, poderiam substituir o centro de controle, elaborando um sistema com um visual melhor….
Outra coisa que deixaria o Mandriva muito bacana, seria neste centro de controle, ter uma ferramenta que pudesse ajustar teclados multimídia e também as teclas de atalho, comuns em laptop e alguns teclados de desktop a determinados eventos.
Também faço minha pergunta:
O quê que tem a ver a furadeira com a noticia, parece coisa do louco.
Infelizmente a falta de um portal em português é uma coisa que desmotiva.
Se não está satisfeito é só montar um então. Que mania as pessoas tem de só reclamar e não fazer nada.