Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Antivírus em Linux: Novo conteúdo liberado na Linux Magazine Online

“Todos nós sabemos que sistemas Linux são pouco vulneráveis a vírus, worms e cavalos de tróia. Porém, poucos de nós se encontram em redes desprovidas de sistemas Windows, e os servidores de email precisam lidar com as ameaças virtuais.

E, já que estamos procurando vírus para sistemas Microsoft, que tal varrer nossos arquivos e emails também em busca das duas ou três pragas destinadas a sistemas Linux?

A Linux Magazine Online ajuda você a procurar e eliminar vírus em arquivos e emails. Confira:

  • Mariscos Medicinais — Combatendo vírus do Windows no Linux: ClamAV. Os programas maliciosos, atualmente, estão mais fortes do que nunca. Embora isso afete pouco um sistema Linux no estado da arte, quem usa tanto Windows quanto Linux pode sem dúvida beneficiar-se de um filtro antivírus.
  • Rede de Intrigas — Filtrando vírus e outras ameaças. Integrar um anti-vírus ao seu servidor proxy é mais simples do que parece. Veja as alternativas e aumente a segurança de sua rede.
  • Quer um bom antivírus? — Ferramentas de proteção para o ambiente Linux. Analisamos os melhores programas da área, cada um com suas qualidades e defeitos. Conheça os resultados desse teste.
  • Proteção na fonte — Filtre spam e vírus no servidor de email. O melhor momento para eliminar emails suspeitos é antes de eles chegarem à sua caixa de entrada. O Amavisd-new é uma interface de código aberto para integrar filtros de spam e vírus com seu servidor de email.
  • Lar sem vírus — Proteção no desktop. Conheça as vantagens e desvantagens dos mais famosos antivírus para Linux, rodando em casa.
  • Clamando por segurança — O KlamAV leva o antivírus ClamAV para seu desktop KDE. Linux pode não ser vulnerável como o Windows, mas nenhum usuário quer ficar “hospedando” programas maliciosos. Está aberta a temporada de caça aos vírus com o KlamAV, um front-end para o sistema de proteção de código aberto ClamAV.
  • Proxy HTTP contra vírus: O colunista Charly Kühnast narra como um erro de digitação levou seu amigo a uma página que imediatamente atacou uma vulnerabilidade do navegador web.

Enviado por Pablo Hess (phessΘlinuxmagazine·com·br) – referência (linuxmagazine.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-09-11

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    EU (usuário não registrado) em 11/09/2008 às 6:33 pm

    Existe algum vírus pra Linux? Ou é o mesmo que o ET de Vargínia, dizem que existe mais ninguém nunca viu!

    Pq esses anti-vírus aí vasculham o sistema em busca de pragas para windows! Vírus para Linux só existe em teoria???

    Bin (usuário não registrado) em 11/09/2008 às 8:26 pm

    Muito bacana essa matéria de anti-virus , pena que em detecção de virus o clamav seja um lixo , bom mas é melhor do nada , obrigado .

    André (usuário não registrado) em 12/09/2008 às 8:46 am

    Como disse certa vez um amigo, os vírus que estão em links que os winusers têm medo de clicar, eu baixo e rodo duas vezes no Wine!

    cristo (usuário não registrado) em 12/09/2008 às 11:34 am

    Odeio anti-*, pois me atrapalham muito, mas até que a matéria é legal.

Este post é antigo (2008-09-11) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.