Anatel não pretende regular acesso à web via rede elétrica
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) quer regulamentar os equipamentos e as faixas de freqüência em que a internet pode trafegar pela rede elétrica, mas não pretende ditar regras sobre o modelo de negócios dessa nova opção de conexão.
A informação foi dada por Plínio de Aguiar Júnior, conselheiro da Anatel, ao participar do seminário Concentração & Concorrência.
A agência colocou o assunto em consulta pública por 30 dias, período encerrado nesta terça-feira (30). Foram recebidas 445 contribuições, que serão agora analisadas pela área técnica da agência e depois pelo conselho diretor.
O uso da infra-estrutura de rede elétrica para a conexão à internet é conhecida no setor pela sigla PLC, de power line communication. O modelo já foi alvo de testes em várias regiões do Brasil, como uma opção em áreas onde outro tipo de tecnologia não esteja disponível. (via g1.globo.com)
Saiba mais (g1.globo.com).
Ummm, isso é muito interessante !
Algum projeto caseiro ?
Poderia montar uma rede interna lá em casa !
Esperar algo da ANATEL é igual esperar jesus voltar…..essa agencia é um lobby criado para defender as operadorar de telefonia, logo então o que ela menos quer é que outros setores façam concorrencia com os grupo da corrupção (TeleLIXO-OI-BRATelecom-Vivo-Claro_Tim).
Quanto menos concorrencia mais esse grupo ganha e o consumidor não tem para onde correr…
Já esperava isso, enquanto outros países já tem 100% de acesso a internet, o Brasilzão vai minguando na mão dessa turma da ATRASADA ANATEL, que tb está atrasando para regular o WIMAX
Eu sei que a ANATEL é corrupta, minha professora de “Linguagem de TV” faz parte de uma ONG que é contra a ANATEL
Meu! se tem uma ONG contra a ANATEL o negocio é sério!
huauhahuahu
Fora que essa porcaria de PLC ja se provou nao comercial e de grande interferência em todas as frequências de comunicação por rádio !
Novamente o Brasil se tornando lixeira de tecnologias prejudiciais para que as empresas possam vender os modems encalhados de outros países.
A primeira vez que ouvi falar sobre esta tecnologia foi quando estava lendo sobre o antecessor do que iria ser 1 primeiro Unix, o Multics. O Multics era captaneado pela GE que tinha a ideia de usar a rede elétrica para enviar o sinal de um terminal do grande Multics que eles estavam planejando.
Não deu certo na época e a cada 10 anos eu leio alguém querendo fazer o mesmo.
A PLC têm duas vertentes, a outdoor e a indoor, está última é para ser usada dentro de casa, existem muitas diferenças entre a rede elétrica de casa e a da rua, por isso essa diferenciação.
Já tive notícias (de fontes confiáveis) de provedores que usaram-na (a indoor) para distribuir a internet dentro de um condomínio com sucesso. Pena que essa tecnologia nunca se popularizou.
Ter alternativas é sempre bom.
É impressão minha ou tem gente aqui que acha que a única maneira de alguma tecnologia ser implantada é tendo essa tecnologia “regulada”?