Ajude a testar o BR-Linux 2008
Estou testando o BR-Linux em uma plataforma diferente: o WordPress. Antes de prosseguir, quero fazer uma declaração: Como já tentei deixar claro no aviso de que iria promover mudanças, isso de nenhuma maneira reflete um mau juízo sobre o Drupal, que me serviu bem entre 2005 e 2007, e é um CMS excelente: versátil, completo, seguro e cheio de recursos. Mas eu estou usando cada vez menos dos pontos fortes do Drupal, e creio que está na hora de fazer o trade-off, trocando boa parte destes recursos por um sistema mais simples para eu administrar e manter.
A escolha pelo WordPress ainda não é definitiva, mas ele está ganhando entre os que eu avaliei. Eu sei que tem bastante gente que prefere (de maneira fundamentada) XOOPS, Plone, Joomla, Mediawiki, Typo3, e107, blosxom, Movable Type e vários outros. A todos, quero lembrar que a minha escolha é bem subjetiva e considerando o BR-Linux como o meu blog pessoal – não é uma atividade profissional que exigiria colocar na ponta do lápis todos os custos e benefícios. Quero escolher uma plataforma que me dê pouco trabalho para manter, e que me divirta pelos próximos anos, assim como o Drupal me divertiu :)
Passei algumas horas deste sábado rodando meu conversor de temas e plugins Drupal para WordPress, e agora está tudo mais ou menos ajeitado, pelo menos na superfície. Agora vocês estão convidados a testar, e me dizer o que acharam, e o que encontraram de errado, aqui nos comentários dessa notícia, ou na equivalente que eu publiquei lá no site antigo, em Drupal.
Notem que eu quero apenas testes de uso comum do sistema, coisas que um usuário faz no dia a dia. Se você tem a intenção de fazer um teste avançado, teste de stress ou qualquer outro, converse comigo antes para vermos como melhor fazer isso. Também não precisam se preocupar muito com aspectos visuais e de layout, pois eu estou negociando uma análise profissional do assunto, e provavelmente mudarei profundamente o layout e o design em breve.
Algumas observações adicionais:
- Podem testar a moderação de comentários, mas ela está suspensa no WordPress. Vou rodar manualmente o processamento das moderações de vocês, para poder coletar os dados que eu preciso sobre este teste em particular.
- A imagem da foto do usuário que aparece nos comentários é um Gravatar. Se você quiser que uma delas apareça nos seus comentários (quando você tiver feito logon no site, é claro), crie o seu Gravatar. Mas não tenha pressa de testar, às vezes o Gravatar recém-criado demora horas para ficar disponível.
- Por falar nisso, pode ficar à vontade para criar um usuário no WordPress (o link “Register” fica na coluna central), mas não se apegue muito a ele: quando acabarem os testes, eu vou apagar todos, e importar os mais de 18.000 já existentes no Drupal do BR-Linux. Aí eu volto a liberar a criação de usuários no WordPress.
- Lembrem-se de que o sistema está em testes. Indisponibilidades, momentos de comportamento estranho, etc. estão previstos.
- Testei com Firefox, Opera e IE6.
- Posts “novos” (postados no mesmo dia em que o leitor os acessar) aparecem com menos anúncios. Mas se você realmente não gosta de ver anúncios nos sites, recomendo o Adblock ou outra solução similar.
- Não coloque a URL do teste nos seus bookmarks, pois ela *vai* mudar.
- As opções de manipulação, edição, encadeamento de comentários são bem menos ricas do que no Drupal.
Vou atualizar a lista acima conforme forem surgindo novidades. Obrigado, conto com seus comentários, e vamos em frente!
Bem-vindos ;-)
Na melhor tradição cibernética mundial:
First post!
Teste… teste…….
Augusto, não dá pra editar os comentários? Nem mesmo previews?
Cadê as respostas diretas para um determinado comentário?
Teste com Konqueror 4.0. Sem ser relativo ao site, essa versão do Konqueror está lenta pra colocar comentários em sites e blogs. Ficou lento tanto no BR-Linux quanto no Fórum PCS. Acho que é relativo a correção gramatical do Konqueror, ou problemas com javascript. Uau, levou uns 30sec pra aparecer a frase anterior.
Outras coisas que percebi:
-Não dá para apagar o usuário. Talvez se eu mudar o email e registrar de novo dê para mudar o usuário. Gostei da opção pra mudar o Nick Name.
-O site não preenche toda a tela horizontalmente. Fora isso gostei do tema escolhido.
Sou fã do wordpress e achei que a adaptação do site ficou muito boa….
Vida longa ao BR-Linux!!!!
Ficou muito legal.
Não se este será o layout final, mas se for, será de ótima escolha ;-)
Confesso que no drupal o rodapé às vezes ficava meio deformado no firefox.
Boa sorte com a novadiversão (converter tudo do drupal para o wordpress) rsrs.
Ae Aurelio. Até agora o site novo tá funcionando bem. Porem, peço que vc faça a transição do tema antigo, para o WordPress. Pessoalmente, gosto do esquema de cores do site antigo. Tente de repente, utilizar o mesmo esquema de cores, mas utilizando este atual layout do wordpress.
Se possive coloque o plugin para usar OpenID, ao invés de cadastrar-se no site para poder comentar.
Abraços
Uai, pq meu gravatar não está aparecendo, é o mesmo email que uso no site atualmente, será que deu problema com meu email?
Augusto, a rimeira coluna lateral vai ficar vazia assim? só com o a widget Meta?
Agora apareceu o gravatar, vai entender.
Um botão edit tbm cairia bem para os comentários, mesmo eu nunca usando.
Instala o Post Ratings, pra votarem nos artigos.
É bem legal isso :P
Eu gostei, está jóia. E se vai ser mais prático para você, melhor ainda.
Gostei e não vi problema nenhum… Boa sorte na escolha!!!
Abraços.
Ficou muito jóia!
Totalmente aprovado!
Muito boa sorte na nova fase do site!
Ficou muito bom (Y)
Essa podia já ser a página definitiva.
xD
Obrigado a todos que já testaram e comentaram!
Quanto ao sistema de comentários, de fato o software novo tem bem menos opções que o antigo. Com o passar do tempo talvez uma parte das funcionalidades ausentes neles seja suprida (sei que há plugins para algumas delas, mas não pretendo instalá-los agora).
Quanto ao design, tema, layout, reforço o que disse no texto da notícia, lá em cima: é tudo provisório (exceto se houver erros), pois um redesign já está em andamento. Portanto, não precisam se preocupar muito com isso neste momento ;-)
Gostei da mudança, só acho que as matérias/postagens deveriam ficar alinhadas mais para a direita. Pelo menos pra mim, sou mais tendencioso de ler algo mais pra direita da tela.
tá show! aqui, qual o plug-in que voce usou para enriquecer os comentários? E como faz para que o seu comentario fique em destaque? O tema que uso nao tem esses recursos…
Não instalei nenhum plugin ainda! Pra destacar os comentários do autor do blog (cujo userid é 1) basta incluir um trecho como o abaixo no tema dos comments.php:
{?php if ($comment->user_id==1) : ?}
{div style="border: 1px solid #blue; padding: 15px;"}
{?php endif; ?}
(....) definições normais do comentário (....)
{?php if ($comment->user_id==1) : ?}
{/div}
{?php endif; ?}
Fazer em um plugin (e com folhas de estilo) seria muito mais correto, entretanto. Naturalmente, tem que trocar as chaves “{}” por parênteses angulares “<>”.
Muito melhor!!
Também gostei. Sou fã do WordPress e acho que ele se encaixa bem mais na idéia de blog que você deu ao BR-Linux.
O novo aspecto do Br-Linux não tá mal !! loool
Tá atraente !!
Mas pessoalmente há algumas coisas que acho que não ficam bem:
Aquele menu meta não fica bem onde tá !! lol
Eu punha o item login lá em cima, entre termos de uso e enviar notícia e, ao clicar nesse link das duas 1: ou metia o login e pass e entrava, ou aparecia uma opção para registar.
O link wordpress já em baixo de todo por isso saía e o link register tb
Se diminuisse um bocadinho ao tamanho do banner br-linux, não ficaria pior e pouparia mais espaço !! lol
O banner de baixo de todo tá muito grande, acho que era melhor reformulá-lo !! loool
Eu punha a secção ‘anteriores’ (jan, fev, …) em cima de todo da barra lateral e punha tb a seguir as categorias e n.º de items criados em cada categoria
Mas … são só sugestões !!
Eu desenvolvo aplicações pra net, por isso tou dentro do assunto !! lol
Abraços,
Filipe
Agora a opção de moderação de comentários está aberta a todos, não apenas a usuários registrados.