Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Adobe aprende com Flex open source

“Um amigo solicitou a tradução de um post que saiu no The Register, falando da abertura do código do
Flex pela Adobe sob a licença MPL, com comentários do gerente de produtos. Ele reclama que poucas pessoas aderiram ao desenvolvimento do Flex, e logo em seguida fala da dificuldade de liberar especificações/planos por causa da concorrência.

Difícil a vida de uma empresa que libera o fonte apenas de alguns produtos e depende de outros para ter lucro. A tradução que fiz disponibilizei aqui (eliminei alguns parágrafos) e o post original, em inglês, está no The Register.”

Enviado por Marcelo Nascimento (mvnascimentoΘterra·com·br) – referência (armazem5.blogspot.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-12-17

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Kevin-Moc (usuário não registrado) em 17/12/2008 às 8:38 am

    Concordo que a Adobe poderia ter começado abrindo o codigo do Flash Player, mas fica a impressão que eles abrem o codigo de produtos que a empresa não tem muito interesse em manter, mas entende que o produto é importante para ela.

    Flash player é gratuito, não entendo porque não liberam logo o código dessa droga. Eles já dominaram 99% dos navegadores mesmo.

    henry (usuário não registrado) em 17/12/2008 às 8:12 pm

    esse povo achando que colocar algo em open-source é adquirir mão de obra gratuita e abundante..
    (concordo com o welrbraga, se colocassem o flash sob mpl ou gpl, de imediato umas 2.000 pessoas adeririam ao projeto.

    cristo (usuário não registrado) em 18/12/2008 às 6:04 am

    Deveriam ter pesquisado antes de fazer a coisa, mas uma verdade deve ser dita realmente existe uma comunidade muita ativa do Flex, contudo a Adobe é exigente pacas com o código que deve ser mandado.

    Hum… acredito que se o desenvolvedor estiver se beneficiando daquele projeto em que participa – mesmo que não ganhe nada em dinheiro -, não está trabalhando “de graça”. Isto não é, de maneira nenhuma, “ser explorado”. Talvez uma das características da maioria dos projetos é que os desenvolvedores são “egoístas”, pois estão ali, quase sempre, para resolverem os seus próprios problemas, pois não adianta você fazer alguma coisa se não se beneficiar desta coisa :-) Mas não sei como funciona em projetos com este de forte apelo comercial.

    Agora, com relação ao flash, uso ele só por “falta de opção”, pois tenho uma certa aversão à sites que usam muito flash. Para vídeos ele é é pesado, já que consigo assistir vídeos do youtube em alta resolução normalmente com o xine e o mplayer, enquanto que isto é impossível de ser feito pelo plugin no navegador (fica lento…).

    Ao meu ver a Adobe se beneficiaria muito se abrisse o código do flash-player (a documentação também, já que pelo que ouvi falar o que ela liberou não foi lá estas coisas). Seu plugin poderia dar um salto de qualidade inimaginável. Quanto ao flash (a ide), não sei se valeria muito a pena abrir o código, já que ela é uma empresa que vive da venda de programas. Mas se liberasse o suficiente para que existisse outra forma de criar programas em flash (sim, existem ferramentas há tempos no linux, mas é aquela coisa de um monte de códigos, nada gráfico,falta de recursos proporcionados pelas novas versões do flash, etc…

    Ao meu ver programas em flash são úteis em determinadas situações sim. Este tipo de tecnologia é essencial hoje em dia – pois como o pessoal do orkut viveria sem os buddypokes? – mas ações como esta da Adobe de concentrar o poder do flash em suas mãos irritam.

    Aqui é FlashBlock na veia até que a situação mude.

Este post é antigo (2008-12-17) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.