Adiado para outubro o novo tema do Ubuntu
A notícia não é nova, mas só hoje chegou ao BR-Linux, via LinuxToday: a renovação profunda do tema default do Ubuntu, que era esperada para o Ubuntu 8.04 (a ser lançado em abril) foi adiada, a princípio para a versão 8.10 (de outubro).
Mas as mudanças do 8.04 incluirão ao menos algumas alterações do tema, embora bem menos significativas do que as que foram adiadas. A imagem no artigo de referência é do Gelatin, um dos mais populares entre os candidatos a ser a base do novo tema.
Creio ser uma exceção, mas gosto do tema padrão do Ubuntu, e em geral mudo apenas o wallpaper, embora às vezes me dê ao trabalho de personalizar algumas cores. A screenshot ali de cima é do tema ativado no Ubuntu no micro em que edito o BR-Linux – em relação ao default, mudei o wallpaper e as cores de decorações das janelas.
Saiba mais (tombuntu.com).
Augusto, explica aí essa largura do seu desktop. Tá muito largo isso! São duas áreas de trabalho, sendo uma widescreen e a outra normal, em 2 monitores? A parte da esquerda parece ser wide mas com uma resolução beeem grande, de quanto é?
Eu adoro os temas do Ubuntu, são lindos… =)
Clésio, é uma área de trabalho única, mas que se estende a 2 monitores. O da esquerda é externo, e o da direita é o do notebook. A largura total é de 2960 pixels.
Eu acho que as pessoas reponsáveis pelo novo visual não devem colocar em risco a personalidade do ubuntu !
Acho que o marrom deve continuar como cor fundamental e nada de preto com verde ou azul. Ou outras coisas vista like !
Eu gosto muito do tema padrão do Ubuntu, e às vezes eu acho que as pessoas implicam desnecessariamente com ele.
às vezes falam como se fosse muito difícil mudar o tema padrão!
Concordo com o Maicon… Acho que seria legal fazer um tema onde misture o Laranja com o preto ou o Marrom com o preto e uns toques de laranja… uma coisa elegante… seria legal usar o vermelho também… Talvez o amarelo… algumas variações…. Poderiam contratar algum artista mesmo (se é que já não fizeram isso)
Augusto, acho que vale lembrar que o Gelatin é de um brasileiro (ou será português???)
Abraços
do Terrinha
PS: Sobre a área de trabalho, o primeiro monitor Widescreen é de um notebook ou está usando um PC mesmo?
PS2: Sempre ouvi dizer que usar dois monitores aumenta a produtividade… Acho que posso considerar isso verdadeiro já que também é usado pelo dono do blog Efetividade ;D Então dê uma dica para o Terrinha: devo comprar outro monitor também?
Mais um voto a favor ao tema do Ubuntu! +
Eu gosto!
Me parece que o Gelatin se baseia em um conceito e protótipo de autoria do brasileiro Vinícius Depizzol.
O monitor widescreen que eu estou usando é um monitor LCD comum, da LG, ligado à porta VGA do meu notebook – aquela usualmente empregada para conectar a projetores.
No meu caso, aumenta em muito a produtividade, sim. Escrevi sobre isso aqui, mas a foto e o xorg.conf que constam no artigo estão desatualizados.
Possíveis temas: https://wiki.ubuntu.com/Artwork/Incoming/Hardy/Alternate
Também sou favorável a manutenção do tema atual. Este laranja é muito bom e eu uso um papel de parede antigo, marrom escuro.
Apesar de usar exclusivamente Linux desde 2001 e o Ubuntu desde 2006. Sinceramente eu confesso que não me adaptei ao tema marrom do Ubuntu.
Eu sempre mudo o tema para o “Clearlooks” que é azul e mudo as cores do fundo, tanto no gerenciador de login (GDM) quanto nos desktops.
Talvez um tom marrom mais suave fosse mais agradável. Acho que a cor atual é muito “bruta” sei lá.
Acho o marrom uma cor muito triste, depressiva e reflete uma visão muito esteriotipada da áfrica (terra-pobreza-etc). Os próprios africanos usam roupas multicoloridas. Uma escolha meio esteriotipada.
Também não gostaria que a mudança se desse para um azulzinho-verdinho-corporation, mas esta seria uma opção menos ruim.
A intervenção mais simples e que daria um revamp muito legal no visual do ubuntu seria trocar o marrom pelo laranja, coisa que o gelatin faz com muita competência.
O tema do ubuntu deveria transparecer leveza, simplicidade e esperteza (assim como é o ubuntu por dentro). pra mim, o marrom não transparece isso.
Ricardo Lima, acredito que não seja bem assim. Pois se fosse, o tema do Ubuntu seria cor de concreto, já que o o Ubuntu é originário da África do Sul, país muito desenvolvido e industrializado.
Mas as cores do Ubuntu tem sim relação com a África, mas não da questão da pobreza, mas da própria natureza do continente. Tem até um wallpaper padrão do Ubuntu que se parece com a bunda, digo, traseiro de um elefante. Elefantes tomam banho de barro, por isso nada mais justo que o marrom, ué ;-)
Mas que é bem feinho o tema da distro, isso é. Melhorou muito desde as primeiras versões, mas ainda está estranho…
Uma coisa que sempre me incomodou foi essa coisa de temas para o desktop do Linux (GNOME, no meu caso). Uso desde a versão de 1997.
Nunca encontrei um desktop agradável. Prefiro aqueles realísticos, com traços e cores sóbrios e ícones realmente intuitivos. O MAC OS chega perto disso, mas ainda assim tem uns ícones que eu vou dizer…
Espero que isso mude algum dia.
Augusto,
valeu pelas dicas… Vou ver se arrumo uma grana pra comprar um segundo monitor pro meu notebook :D
Abraços
do Terrinha
Eu gosto tanto do tema do Ubuntu que nem o Wallpaper eu mudo, todo mundo que vê acha que acabei de instalar o sistemas hehehe…
Só estou curioso quanto ao KDE 4, mas vou ficando com meu GNOME no tema padrão do Ubuntu e sem nenhuma alteração…
T+
Abraço
Alfredo
aonde você arrumou esse wallpaper? ele é muito legal
No site da Marvel Comics!
Obrigado!