Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Aaron Seigo, do KDE, analisa a nova versão do visualizador gwenview

Aaron Seigo publicou um artigo contando as novidades e vantagens do gwenview, visualizador de imagens que já tem um bom tempo de estrada, mas que a partir do KDE 4 substitui o kuickshow como a aplicação default para esta finalidade.

Embora meu ambiente gráfico default seja o GNOME, sou usuário freqüente do gwenview, e as novidades – incluindo o visual remodelado – da versão que acompanhará a série do KDE 4, bem descritas no texto do aseigo.

Saiba mais (aseigo.blogspot.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-02-11

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Eu uso o Gwenview desde as primeiras versões, quando ele era bem bugado. Como alguém disse uma vez, ele é o Cadillac dos visualisadores, com muitos recursos interessantes e alta capacidade de personalização. É também um dos raros visualizadores no Linux que roda Giffs animadas (outros apenas exibem o Giff animado de forma estática). Ele atualmente também visualiza vídeos, caso estes estejam na mesma pasta das fotos que você estiver olhando.

    O Gwenview é o visualizador padrão do Kubuntu e Opensuse (KDE), pena que o Morimoto jamais tenha abandonado o Kuickshow no Kurumin, apesar de eu ter explicado às vantagens do Gwenview pra ele várias vezes na época. Pra vocês terem uma idéia, além do Kuickshow não animar Giffs, ele também não aplica o filtro de Anti-aliasing nas imagens redimencionadas, quando ela ficam com uma aspecto horroroso sem o filtro.

    rafa (usuário não registrado) em 11/02/2008 às 3:58 pm

    curto o digikam. nunca me deu problemas.

    Mas o kuickshow não vai sumir não, né?
    O que eu sempre gostei no kuickshow é que ele inicia no modo tela-cheia, e não exibe nada na tela, somente a imagem. Além disso usa a rodinha do mouse para passar de uma imagem a outra. Por isso sempre o achei superior ao gthumb, do GNOME, por exemplo, mesmo sendo muito lento para imagens grandes, muitas vezes nem conseguindo abrir algumas (tenho aqui um .jpeg de mais de 22MB e resolução de vinte mil por alguma coisa).

    Um programa legal também é o showimg, mas parece que não é mais desenvolvido.

    Isaac (usuário não registrado) em 11/02/2008 às 8:21 pm

    O Showimg é excelente.
    Tenho ele aqui no Mandriva 2008.
    Ele exibe sem problemas imagens gif animadas.
    O programa lembra um pouco o AcdSee da plataforma Wintendo.
    Nota 10 para ele, mas como o Tenchi disse, ele não é mais desenvolvido.

    Darkstarfire (usuário não registrado) em 11/02/2008 às 10:55 pm

    Olhem esse aqui http://goodies.xfce.org/projects/applications/ristretto
    é o mais novo membro da familia XFCE-4.4, ele promete… há ele visualiza giffs animados também.

Este post é antigo (2008-02-11) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.