Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


A semana no BR-Linux: Wordpress, OS/2, Eee, KDE e GNU/Solaris

IBM volta a esclarecer que não vai abrir o código do OS/2: Saudoso OS/2, que tanta alegria me trouxe na primeira metade da década de 90. Não foi desta vez.

Ataque em massa compromete milhares de servidores Apache para atingir desktops Windows: Aparenemente os atacantes obtiveram acessos a listas de senhas de acesso a servidores de hospedagem comerciais, mas nada está confirmado. A edição norte-americana da ComputerWorld traz algumas informações sobre um ataque em massa a servidores web legítimos rodando Apache, muitos em Linux, para incluir em suas páginas trechos de Javascript que levam à instalação de malware (incluindo rootkits genéricos e sistemas de inclusão em botnets) nos PCs de usuários de Windows que venham a acessar estes sites.

Hacker norueguês cria eeePC turbinado: O Rafael Rigues, que foi meu editor na saudosa Revista do Linux e posteriormente na fase inicial da Linux Magazine, agora está no iG Tecnologia, o que me leva a crer que teremos mais notícias envolvendo Linux por lá também.

Mais um uso inusitado para o Eee PC: em um Opala : “Bom, um colega meu fez uma viagem ao exterior e acabou comprando um brinquedo novo para seu Opala de estimação.

Em manifesto, criador do JeguePanel critica situação do software livre no Brasil: Anahuac de Paula Gil, o criador do Jegue Panel, publicou em seu site o manifesto “FOSS nacional tem jeito.

INSS exigirá conhecimentos de Linux em concurso público – “Ao analisar o edital do novo concurso do INSS, que abrirá vagas para níveis médio e superior, não pude deixar de perceber que, para a vaga de Técnico do Seguro Social, que exige nível médio, dentre outros requerimentos, está explicito:

Lançado novo snapshot do Amarok 2: “Conforme notícia veiculada no site oficial do Amarok, saiu um novo snapshot do que virá a ser o “Amarok 2″, já presente em algumas instalações default do KDE 4 como no caso do meta-package disponibilizado para o OpenSUSE 10.3.

Ars Technica analisa o KDE rodando em Windows e Mac OS X: Transformar um projeto grande como o KDE em um sistema com mais características de cross-platform, suportando ativamente o Windows e o Mac OS X, além das plataformas Unix-Like de sempre, deve ter dado bastante trabalho.

Como rodar programas de Windows no Linux: nova versão do wine-doors: Foi lançada a versão 0.1.2 do Wine-Doors, sistema que facilita a instalação e gerenciamento de jogos e aplicativos feitos para Windows e instalados no Linux e outros sistemas operacionais suportados pelo Wine.

NTP.br é nova alternativa para a sincronização: “O NIC.br lançou o projeto NTP.br, que consiste em um site informativo sobre o protocolo NTP e num conjunto de servidores NTP públicos: a.ntp.br, b.ntp.br e c.ntp.br.

Vem aí um GNU/Solaris apoiado diretamente pela Sun?: É tudo rumor e hipótese, mas em um longo artigo, o ITPro analisa o retrospecto do envolvimento da Sun com o software livre, e formula hipóteses sobre o lançamento de uma versão futura do Solaris (ou do OpenSolaris) sob a GPLv3, como já foi aventado pela própria empresa.

Screenshots: A nova face do instalador do openSUSE 11.0: O alpha 1 do openSUSE 11.0 foi lançado na semana passada, e além de novidades como o KDE 4.0 e a integração com o PulseAudio, traz um instalador baseado no Qt4, com um novo visual.

E mais:


• Publicado por Augusto Campos em 2008-01-27

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2008-01-27) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.