Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


A semana no BR-Linux: Alternativa ao ActiveX, Google OS, novo openSUSE, segurança do Firefox

Plugin experimental do Google permite rodar código nativo diretamente no navegador: O Google lançou um novo plugin para navegadores que permite a aplicações web rodar com segurança código nativo da plataforma local (por exemplo, código x86). Chamado de Native Client (NaCl), o plugin está sob licença livre/aberta BSD e é projetado para rodar nas principais plataformas e navegadores.

Por que “Linux nos desktops” deixou de ser um tema relevante – por Carlos Morimoto: “Muito se fala sobre a população do Linux e, com o crescimento do Ubuntu e de outras distribuições, parece que 2009 será finalmente o “ano do Linux” nos desktops, algo que vem sendo profetizado há muito tempo.

Google OS? (de novo?): “Da cobertura da Info: O misterioso sistema operacional do Google.

Velhos fatos: “poupando 1 milhão de libras com o Windows”: “A Microsoft fez de novo: um novo estudo, encomendado pela empresa, “concluiu” que é mais barato para uma empresa usar o Windows como plataforma de software.

Desconfiança de pirataria de Linux faz professora colocar alunos na detenção: “Uma professora – obviamente mal-informada – encontrou alguns dos alunos dela demonstrando e distribuindo o HeliOS Linux, e, entendendo se tratar de ação ilegal (como ela diz na carta que enviou ao HeliOS, “nenhum software é gratuito/livre”), ameaçou denunciar o HeliOS por fraudes.

Primeiro vídeo de demonstração do USB 3.0 rodando em Linux: “A chegada do USB 3.0 se aproxima, e o Centro de Tecnologia Open Source da Intel já está trabalhando no suporte Linux para suas especificações.

Firefox é o aplicativo mais vulnerável de 2008, afirma Bit9: O Firefox lidera uma lista dos aplicativos mais vulneráveis em 2008 elaborada pela Bit9. Por que será?

A guerra dos browsers nunca acaba: “Estive lendo na INFO Online um artigo extremamente tendencioso (a meu ver), que passa aos leitores a impressão de que o Firefox é o software MENOS seguro dentre uma lista de vários outros, ao falar sobre um estudo recém realizado pela empresa americana Bit9 de maneira superficial e mal explicada.

OpenGinga: um set-top-box virtual interativo para TV Digital: “”O Fórum SBTVD, em conjunto com a Sun e a ABNT, está fechando a norma Ginga Java, que define a parte Java do Ginga, o middleware do Sistema Brasileiro de TV Digital.

Configurando o Compiz (interface gráfica 3D) no Ubuntu 8.10: “O site Linux no PC (www.linuxnopc.com.br) postou um tutorial prático de instalação e configuração do Compiz no Ubuntu 8.10.

Phoronix compara desempenho de Ubuntu, Mandriva, Fedora e openSUSE no Intel Atom: O Phoronix fez um comparativo de desempenho de distribuições Linux no Intel Atom, empregando o Ubuntu 8.10, Fedora 10, Mandriva 20089 e OpenSuSE 11.1 RC1.

Jeremy Allison: “Ubuntu tem a melhor chance de levar o Linux ao primeiro plano”: Jeremy Allison, um dos cabeças do projeto Samba e notório por suas posições contra os pactos de patentes de distribuidores de Linux com a Microsoft, concedeu uma entrevista à revista inglesa Linux Format de dezembro, e esta foi reproduzida em duas páginas pelo Tech Radar.

Lista de novidades do OpenSuSE 11.1: “Veja as principais melhorias.

Mozilla contesta pesquisa que elege Firefox como o mais vulnerável: “Mozilla informa, em anúncio oficial, que metodologia de testes deveria considerar a eficiência em correções de um aplicativo.

Motorola larga Symbian e foca em Android: A Motorola anunciou que não trabalhará mais com o sistema operacional Symbian e utilizará, a longo prazo, as plataformas Android e Windows Mobile.

Tanenbaum: Por que os computadores não funcionam sem parar?: “A briga entre o criador do Minix e czar dos sistemas operacionais Andrew Tanenbaum continua?

E mais:


• Publicado por Augusto Campos em 2008-12-21

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2008-12-21) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.