Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


9000 PCs de escolas suiças passam a rodar exclusivamente Linux

Via LWN chega a notícia de que a Suiça está migrando 9000 PCs de suas escolas, da configuração dual-boot (de Linux e Windows) para uma configuração puramente Linux com Ubuntu. Embora eles estejam felizes com a economia que isso representará, o motivo da mudança é a busca de melhores práticas para a educação.

Saiba mais (lwn.net).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-04-08

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Avelino de Almeida Bego (usuário não registrado) em 8/04/2008 às 6:25 pm

    Suíça? Aquele país subdesenvolvido? Será que eles não sabem que Linux vem em caixas de sucrilhos? :D

    Brincadeiras à parte, excelente notícia.

    É, aquele país subdesenvolvido que votou “sim” ao OOXML. Há subdesenvolvidos e $ubde$envolvido$…

    Job (usuário não registrado) em 8/04/2008 às 9:21 pm

    O País não votou para o DOCX, e sim os o grupo que representava.

    Como ja foi noticiado aqui pelo representante brasiliero o “esquema” de votação é algo meio estranho. Onde a votação tem pouco a ver com questão técnica. Entram pessoas de ultima hora pra votar. E assim vai.
    Ja seu ministério da educação é coisa séria. Ou alguem aqui acha, que a famosa educação Suíça e pouca coisa.

    tadeu (usuário não registrado) em 8/04/2008 às 10:17 pm

    Engraçado… como é na Suíça, todo mundo aplaude. Quando é o Brasil que tenta (tenta, porque nem existe ainda) informatizar as escolas, todo mundo fala que é dinheiro jogado fora, que tem coisa mais importante prá fazer primeiro, que professor não tem capacidade de aprender informática prá transmitir pros alunos etc.

    Não é mesmo engraçado?

    klein (usuário não registrado) em 8/04/2008 às 10:44 pm

    bom, que tem um monte de professor que não consegue nem passar direito a matéria a qual está designado, isso tem….

    Mas discussões a parte, acho que isso deveria sim ser feito aqui, dizem que é dinheiro jogado fora….pra mim é dinheiro investido, pq a economia vai vir a cavalo……

    RJP (usuário não registrado) em 9/04/2008 às 2:52 am

    O problema n e por computador na mao de professores, e convencer eles a usarem o computador como ferramenta de ensino em sala de aula. E poucos realmente irao usar. E o que esperar de profissionais que dizem: “ah, se e de graca entao nao presta!”

    Novamente digo: por computador em sala de aula no Brasil e desperdicio de dinheiro. E a Suica, pelo visto, ja tinha esses computadores disponiveis.

    Nao seja por isso, la na escola temos 200 computadores com dual-boot (Windows e Linux), so espero um sinal verde da fundacao para exterminar aqueles Uindous de la… Sinal que ainda nao chega.

    devnull (usuário não registrado) em 9/04/2008 às 8:07 am

    > professor não tem capacidade de aprender informática prá transmitir pros alunos

    Esquece os professores que esses já estão estragados mesmo.

    O negócio colocar computador na mão dos alunos. A filha de uma amiga minha se alfabetizou sozinha antes dos coleguinhas de escola através do computador. Ainda há esperanças…

    realidade (usuário não registrado) em 9/04/2008 às 9:13 am

    Engraçado… como é na Suíça, todo mundo aplaude. Quando é o Brasil que tenta (tenta, porque nem existe ainda) informatizar as escolas, todo mundo fala que é dinheiro jogado fora, que tem coisa mais importante prá fazer primeiro, que professor não tem capacidade de aprender informática prá transmitir pros alunos etc.

    Não é mesmo engraçado?

    O cara quer comparar um país que tem um dos menores índices de analfabetismo e um dos maiores índices de desenvolvimento escolar do mundo com um país onde crianças sentam no chão porque não tem cadeiras, onde falta professores, material didático e merenda escolar e onde pessoas usam um computador sem ao menos saber escrever ou falar português (prá, pros…).

    O negócio colocar computador na mão dos alunos. A filha de uma amiga minha se alfabetizou sozinha antes dos coleguinhas de escola através do computador.

    Vc axa q ela c alfebetizo no computado… prendeu sozinha mto b msm
    d+ jah da pra usa msn e orkut naum precisa +d ajuda…

    Ricardo Carraro (usuário não registrado) em 9/04/2008 às 12:20 pm

    Acredito que não dá pra comparar os 2 países mesmo, e não concordo com computadores nas salas de aula aqui no Brasil. Nossa prioridade é acabar com a miséria primeiro, se o cara não tem onde morar, nem o que comer, consequentemente não terá capacidade, sabedoria, saúde, auto-estima, etc, etc, etc, para mexer em um computador. Acho que isso é meio óbvio, mas tem gente q não se manca, acha que está vivendo no país das maravilhas.
    A Suíça, pode se dar ao luxo de fazer o que quiser, pois faz sua lição de casa, e o dinheiro público lá, é bem usado. Mas aqui não, nossos governantes usam para si próprio o dinheiro público e o povo se lasca, porém, penso também que, abaixo destes políticos corruptos, vem 100 mil funcionários corruptos abaixo dele, gente sonegando daqui, puxando tv a cabo do vizinho, fiscais de todos as áreas corrompidos, etc, etc, etc. Enquanto o comportamento do brasileiro for igual aos dos homens do governo, não teremos um país melhor.
    Abraço a todos.

    Tarantino (usuário não registrado) em 9/04/2008 às 4:13 pm

    Temos uma ferramenta nas mãos, mas não a utilizamos, chama-se voto, escolher as pessoas que realmente, apóiem o Software Livre, temos comunidades com milhares de usuários de Linux, porque não elegemos alguém com essa finalidade?

    Outra ferramenta, é o Orçamento Participativo, Lhes pergunto, quem de vocês já participou de uma reunião dessas?

    Ficar falando que o Windows não presta, e que o Linux é bom, fácil e cômodo… Porque não Lutar que ele seja implantado e utilizado nas escolas?

    Sim tem professores que não sabem nem ministrar as próprias matérias… mas isso pode ser mudado,fazendo capacitação dos professores para inicialmente as matérias, e também utilizar o computador é uma ferramenta.

    Mas poucos utilizam, trabalho em uma escola Municipal de São Paulo e nas aulas de informática as professoras simplesmente jogam os alunos e saem correndo… ao invés de buscar aprender com o material utilizado na aula e assim ter algo para cobrar dos alunos, uma vez que ele sabe das qualidades e aptidões e eventuais dificuldades de cada aluno com a utilização do computador.

    É necessário criar na cabeça dos professores, seja do Ensino Básico, Ensino Fundamental e Médio, que utilizar o computador só vai melhorar a interatividade com os alunos e isso facilita muito em sala de aula.

    Aguardo sugestões.

Este post é antigo (2008-04-08) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.