Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


25 anos do projeto GNU – vídeo e retrospectivas

Como membro associado da Free Software Foundation, não posso deixar de dar meus parabéns a todos os desenvolvedores e contribuintes do projeto GNU pelos 25 anos do projeto, completados no sábado.

Para comemorar, veja o link a seguir, em que Richard Stallman rememora os acontecimentos destes 25 anos, iniciados em 27 de setembro de 1983: Richard Stallman looks back at 25 years of the GNU project.

Get the Flash Player to see this player.

Para ver algo em português, use seu interpretador Flash livre (não o da Adobe, senão o entrevistado não gosta!) para ver o vídeo acima, que eu converti hoje, mas é de uma entrevista de 20 minutos do Stallman à Globonews, de 2002.

O Alexandre Oliva também enviou o link da manifestação comemorativa da FSFLA, da qual reproduzo um trecho:

“Ainda há um longo caminho até alcançar a liberdade de todos os usuários de software. Porém, mais que desenvolver Software Livre, as prioridades atuais são difundir consciência a respeito de questões de liberdade no software e encorajar usuários a valorizar suas liberdades e exigir respeito por elas. É nesse espírito que a FSFLA lançou a campanha “Sê Livre!”

http://www.fsfla.org/se-livre/

Vamos todos celebrar um quarto de século do projeto GNU e de trabalho pela liberdade e ajudar mais pessoas a entenderem por que o software que elas usam foi desenvolvido e por que é tão importante que elas busquem a liberdade, para seu próprio bem e para o bem de toda a comunidade.

http://www.gnu.org/fry/happy-birthday-to-gnu.html

(…)
Copyright 2008 FSFLA

Permite-se distribuição, publicação e cópia literal da íntegra deste documento, sem pagamento de royalties, desde que sejam preservadas a nota de copyright, a URL oficial do documento e esta nota de permissão.

Permite-se também distribuição, publicação e cópia literal de seções individuais deste documento, sem pagamento de royalties, desde que sejam preservadas a nota de copyright e a nota de permissão acima, e que a URL oficial do documento seja preservada ou substituída pela URL oficial da seção individual.

http://www.fsfla.org/svnwiki/anuncio/2008-09-gnu-25″

Saiba mais (linux.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-09-29

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    eljunior (usuário não registrado) em 29/09/2008 às 10:13 am

    > [Get the Flash Player http://www.macromedia.com/go/getflashplayer

    Rá.

    Evangelista (usuário não registrado) em 29/09/2008 às 11:49 am

    A legenda branca atrapalhou muito, cobrindo a tradução da fala do Stallman.

    Quando o Stallman falou no Estado brasileiro onde o software livre predomina, pensei logo no Paraná (e não no Rio Grande do Sul), mais pela “questão política” (ou seja, pelos exemplos de uso “maciço” do software livre no setor público: Celepar, Detran Paraná, etc.) do que pelos congressos de software livre.

    Porque vocês ficam revendo esse vídeo da Globo, ela vai reprisar no fim do ano a reportagem do “Pequenas Empresas, Grandes Negócios”, pensando que foi um sucesso de audiência “positivo”.

    Se a Globo quiser reprisar alguma coisa no PEGN, que seja este vídeo do Stallman…

    ejedelmal (usuário não registrado) em 29/09/2008 às 12:13 pm

    Muito maneiro eles apresentarem notícias por cima da legenda. Assim eu não ficam sabendo o que o mané barbudo está falando. E as notícias são boas!

    Podiam fazer isto por cima da legenda do Lula (outro barbudo) quando ele estiver falando. O que? quando o Lula fala não tem legenda? Mas que dorga!

    Filipe Saraiva (usuário não registrado) em 29/09/2008 às 12:19 pm

    Fala Augusto!
    Gostaria de, se possível, compartilhar este vídeo em meu blog. É possível? O código está disponível?

    Obrigado.

    Filipe, creio que basta copiar e colar do código-fonte HTML desta notícia.

    Filipe Saraiva (usuário não registrado) em 29/09/2008 às 12:49 pm

    Valeu!

    Anderson Torres (usuário não registrado) em 29/09/2008 às 2:52 pm

    Parabéns e obrigado por compartilhar o vídeo.

    Achei muito inteligente o ponto de vista dele, não achei radical mas exencial! É o tipo do material que ajuda muito a inserir a filosofia do software livre na cabeça de pessoas que ainda não estão completamente crentes ou que por falta de informação, ainda tem diversas inseguranças para fazer a migração.

    Vou reduzir o tamanho do vídeo para passar via e-mail para meus colegas que ainda teimam em usar software proprietário e que se valem de desculpas ridículas afim de justificar o fato.

    Em tempo, também acho importante ressaltar o quanto o software livre cresceu depois disso. Este vídeo foi feito sete anos atrás, na época o Stallman disse que o software livre ainda não tinha substituto para todos os softwares proprietários, mas que já tinha para a maioria. Bem, hoje já da para dizer, que chegamos a igualdade, senão ate a ultrapassar este ponto.

    Outra coisa bacana é saber que ao contrário da recomendação que Stallman deu a sete anos atrás (para um usuário normal entrar no mundo do software livre, o caminho mais fácil é procurar um grupo de pessoas envolvidas com o GNU para que este faça a instalação do sistema em seu PC), hoje já não precisamos de mais ninguém para adotar a idéia do Software Livre. Hoje tudo esta super simples e qualquer pessoa que saiba navegar pela Internet e gravar CDs, já esta automaticamente apta a fazer o download e experimentar o GNU sem dificuldades.

    Douglas Augusto (usuário não registrado) em 29/09/2008 às 4:08 pm

    O comentário ficou preso na “análise anti-spam”. Segue o link direto para o arquivo FLV:

    http://www.augustocampos.net/arquivos/rms-globonews_320x240.flv

    Evangelista (usuário não registrado) em 29/09/2008 às 6:11 pm

    Entrevista com o Stallman versus reportagem no PEGN

    Mesmo sendo uma matéria da Globo, esta entrevista com o Stallman é muito bem feita.

    Isso só foi possível porque:

    1. O entrevistado é o Richard Stallman, que é mais do que competente para tratar de software livre e que soube conduzir a entrevista em vários momentos.

    2. O repórter pesquisou bem o que é software livre, para fazer perguntas interessantes.

    Mais um dos problemas da matéria no “Pequenas Empresas Grandes Negócios” (PEGN) talvez seja o formato: reportagem (em vez de entrevista).

    Também não estou dizendo que o presidente do Conisli ou o consultor de software livre (que aparecem na reportagem do PEGN) não sejam competentes.

    Talvez os repórteres do PEGN não tiveram tempo de pesquisar sobre o assunto, para fazer uma coisa decente. E eles não têm consciência disso, porque software livre não é do mundo deles (lá na Globo ou mesmo na casa deles não se usa software livre).

    Alguém vai lembrar da entrevista do Jô Soares, mas o Jô não é um entrevistador sério. Ele não pesquisa direito (se é que pesquisa) antes de fazer uma entrevista. E a equipe do Jô não vai pesquisar muito porque o público do programa não espera por entrevistas sérias.

    ###

    No “post” anterior, um leitor informou um link para o site da Record News, onde há um vídeo de uma matéria sobre uso de software livre nas urnas eletrônicas. O entrevistado é competente para falar sobre o assunto e o formato da matéria é de entrevista.

    O entrevistador é o Paulo Henrique Amorim. As perguntas são bem feitas. Muito provavelmente não foi o Amorim quem pesquisou sobre o assunto. Para isso existem os estagiários de jornalismo nessas empresas de comunicação, inclusive na Globo.

    André Machado (usuário não registrado) em 29/09/2008 às 6:20 pm

    Quando clico no link do vídeo no post do Douglas Augusto, surge uma página com a frase:

    por favor nao faca links diretos para download deste arquivo

    André Machado (usuário não registrado) em 29/09/2008 às 6:22 pm

    Apenas uma observação a mais: no início do vídeo, é dito que os programadores de software livre abdicam de seus direitos autorais ou coisa assim. Na verdade, como o próprio Stallman diz depois, os softwares livres têm, sim, direito autoral, mas seus autores permitem sua livre utilização, cópia, modificação e distribuição.

    Por favor não faça links diretos para download deste arquivo. Pelo menos não hoje e amanhã, enquanto bastante gente ainda está assistindo a ele on-line.

    Para ver a URL, é só olhar o código-fonte da página e procurar pela referência a um artigo com extensão flv.

    Se alguém quiser fazer um mirror e disponibilizar a quem quiser fazer download, fique à vontade.

    André, acho que o que o vídeo diz é que o Stallman lidera um grande grupo de desenvolvedores que abrem mão de direitos autorais, o que é verdade, ainda que não necessariamente eles abram mão de *todos* os seus direitos autorais.

    Ocorre que muitos dos projetos de software tocados pela FSF requerem que o autor do código transfira o copyright para a FSF. E ela não é a única: a Sun faz algo parecido no âmbito do OpenOffice, e vários outros projetos funcionam nesta mesma base.

Este post é antigo (2008-09-29) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.