Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


13 milhões de downloads em um mês: esclarecimentos do BrLix

Escreve o Rafael de Jesus Miranda, integrante do projeto BrLix:

Fiz um comentário em relação a essa publicação (“BRLIX: 13 milhões de downloads, segundo o Terra“) pois houve um mal entendido em relação ao Terra, e estou enviando para você, se puder alterar a publicação do BR-Linux.

“Atençao a todos, eu sou um dos desenvolvedores do BRLix GNU/Linux (Ex-Famelix) e quero comunicar a todos que houve uma falha de comunicação, na reportagem feita pelo terra e já estamos providenciando uma correção, os 13 milhões de downloads é do Famelix, percursor do projeto, o qual foi descontinuado devido aos desenvolvedores terem saído da universidade que mantinha o projeto, e criaram uma empresa para tal. No site codigolivre.org é possível verificar a quantidade de downloads que o projeto já teve até o momento. Gostaria, em nome de toda a equipe BRLix, de pedir as sinceras desculpas pelo equívoco. E em relação a interface ser semelhante a do windows, foram feitos estudos em universidades, onde os resultados mostraram que no caso do usuário Windows, que deseja conhecer o Linux, é mais interessante ele começar devagar, com uma interface e configurações parecidas, depois que o usuário passa de iniciante para intermediário, ele poderá escolher a interface que ele desejar, assim como o sistema. não é por que gostamos da barra azul, e sim para a melhor comodidade do usuário final.

A DISTRIBUIÇÃO BRLIX NÃO É PARA DESENVOLVEDORES LINUX, E SIM PARA O USUÁRIO FINAL .”

Saiba mais (brlix.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-11-28

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    gustavo (usuário não registrado) em 28/11/2008 às 10:20 am

    Bom saber disso. Se não é pra “desenvolvedores Linux” os criadores devem desenvolver essa maravilha em outra distro, não?
    Quanto mais falam, mais se afundam.

    Jyulliano Rocha (usuário não registrado) em 28/11/2008 às 10:27 am

    Eu acho bom que haja uma distro com esse tipo de preocupação.

    Angelo M. Rodrigues (usuário não registrado) em 28/11/2008 às 10:37 am

    Preocupação com o usuário Final é Importante!

    Eu já fiz migrações de Cyber-cafés de Windows para Linux e sempre coloquei o Kurumin e o Famelix, dependendo da necessidade do cliente e sempre se comportaram bem.

    Inclusive os usuários nem desconfiavam que era Linux que estava rodando e sempre faziam todas as suas coisas tranquilamente.

    Só acho ruim a distribuição não colocar ScreenShots do ambiente visual, pois isso é crucial para Mim e para vários amigos baixarem e testarem novos Linux!

    Leandro Hamid (usuário não registrado) em 28/11/2008 às 10:55 am

    Não sei se inteface parecida com a do Window$ vai ajudar na adaptação de novos usuários ao Linux!!!

    Ricardo (usuário não registrado) em 28/11/2008 às 11:01 am

    Hoje existe N distribuições, cada uma com uma característrica, pontos fortes, pontos fracos… Por que uma não pode se parecer com o Windows? Não vejo nada de errado nisso.
    Quem não gostar que não baixe e nem instale.
    Uma das características do Linux é você poder escolher a sua distro.

    Fellype (usuário não registrado) em 28/11/2008 às 11:19 am

    Não há nenhum problema no fato de uma distro se parecer com o Windows, desde que fique claro que não é Windows, é Linux. Pois é melhor ouvir alguém dizer “não gostei do Linux” que ouvir “este Windows é muito ruim”. E é o que alguns dizem quando não se adaptam ao sistema que pensam que é Windows.

    Fellype (usuário não registrado) em 28/11/2008 às 11:27 am

    Ah. Só pra constar, uma das primeiras distros que usei foi o Famelix 1.0. Por algum motivo não conseguia instalar o Kurumin no PC, mas o Famelix instalou de boa. Não tenho nenhuma crítica em relação à qualidade (estabilidade, atualizações, usabilidade) do projeto.

    Anderson Machado (usuário não registrado) em 28/11/2008 às 11:43 am

    Ricardo (usuário não registrado) em 28/11/2008 às 11:01 am

    Hoje existe N distribuições, cada uma com uma característrica, pontos fortes, pontos fracos… Por que uma não pode se parecer com o Windows? Não vejo nada de errado nisso.
    Quem não gostar que não baixe e nem instale.
    Uma das características do Linux é você poder escolher a sua distro.

    Concordo com o Ricardo, se gostou da distro mas não do tema mude, afinal “vc” não é um usuário intermediário/avançado? deve saber fazê-lo!
    Realmente Screenshots ajudam bastante!!

    Silveira Neto (usuário não registrado) em 28/11/2008 às 12:01 pm

    “Eu não disse!” =P hehehe
    Então, quantos foram os downloads?

    Ricardo (usuário não registrado) em 28/11/2008 às 12:11 pm

    Quanto à quantidade de downloads, no próprio post já fala que no site codigolivre.org tem. Quanto a parecer com Windows, parabéns! A interface do Windows é muito bonita sim! O sistema da M$ pode ser uma porquera, como eu acho que é, mas é bonita e muito funcional. Discordar disso só para dizer que é “fera” no Linux é bobagem. Não utilizei o Famelix por muito tempo, pois prefiro o Mandriva, minha atual distribuição. Mas desejo sorte ao pessoal do Brlix.

    a (usuário não registrado) em 28/11/2008 às 12:36 pm

    rahhhhhhhhhhhhhhh!!! pegadinha do malandro ;)

    Suhanko (usuário não registrado) em 28/11/2008 às 12:37 pm

    Concordo com o primeiro comentário.
    Não existe motivos para “começar devagar no linux”, exceto o usuário seja realmente tão burro quanto instrinsicamente se diz no texto de defesa.

    Peterson Espaçoporto (usuário não registrado) em 28/11/2008 às 12:48 pm

    A interface do gnome é melhor que a do Windows. Fitt’s law…

    O problema todo em se parecer com linux o Fellype já falou. O grande problema é que não, o linux não é o windows. Quanto mais windows-ished ele se sentir mais frustrado vai ficar quando tentar fazer exatamente a mesma coisa que fazia no Windows e ver que não dá certo (i.e tem que fazer de outro jeito, como por exemplo procurar programas no baixaki / superdownloads).

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 28/11/2008 às 1:00 pm

    Parabéns ao pessoal do BRLix pelo trabalho! E, a todos aqueles que criticam o projeto, lembrem-se que parte do sucesso do OpenOffice.org, a partir da versão 2.0, foi procurar similaridade (mas não a simples cópia) com a interface do MS Office 2003.

    Discordo do Tecio.

    Uma coisa é deixar um layout parecido com outro sistema, mas oferecendo funções diferentes, como o Openoffice. Outra totalmente diferente é imitar todo o layout, e ainda por cima os ícones, opções e cores. Não tenho nada contra essa filosofia (BRLix). Mas também acredito que é preciso que o usuário deixe o comodismo de não querer aprender coisa nova, ao mesmo tempo, os designers dos ambientes livres sejam estimulados a criar novos recursos, diferentes dos atuais, fazendo-se pesquisa de aprovação com os usuários.

    Gostei do nível dos comentários hoje! Continuem assim pessoal, discussão saudavel!

    e o download (free) continua bixado…

    =o/

    T (usuário não registrado) em 28/11/2008 às 3:32 pm

    Aqui ta baixando!

    Só gostaria de saber que tipo de usuário final ele se refere porque a grande maioria dos usuários de linux, mesmo dentre os avançados, não são desenvolvedores.

    Se a meta dos computadores subsidiados através de redução do imposto é fazer inclusão digital, ou seja, permitir que pessoas tenham o seu primeiro computador, então o argumento da similaridade de interface com o windows não pode ser aplicada, já que o usuário não está viciado no windows.

    Se for o usuário avançado do tipo que ele mesmo instala o windows, às vezes monta até mesmo o seu próprio computador, os drivers de todas as placas e periféricos e deixa o windows e todos os programas bem configurados e atualizados, então esse usuário não instala ou usa o linux porque não se interessa ou porque depende de algum aplicativo legado windows-only. O argumento também não cola muito para esse tipo de usuário.

    Para aqueles usuários “iniciantes”, que não conseguem instalar um windows nem consertá-lo quando dá problema (e não estão interessados em aprender isso) mas que já tem alguma familiaridade com o windows, usar qualquer distribuição linux é sempre visto como algo estranho e que “dá trabalho para aprender”. São usuários do tipo acomodados que querem simplesmente instalar os aplicativos para windows que compram nas lojas, camelôs ou que baixam pela internet. Para esses usuários o linux só vai estar “pronto” quando ele puder colocar o CD do programa ou joguinho no drive e instalar o aplicativo. A interface ser mais ou menos parecida com o windows não vai fazer diferença. Esses usuários infelizmente são a maioria e por isso vemos a maioria dos linux OEM sendo trocados por um XPirata pouquíssimo tempo depois de comprado o computador (ou seja, nem se dão ao trabalho de tentar usar o sistema). Tenho muitos amigos e colegas até com muita instrução e capacidade técnica (alguns até mesmo em informática) que simplesmente não querem e/ou não sabem configurar computadores, apenas usá-los.

    Tenho mais de dez anos de uso de linux e já cheguei à conclusão de que só usa ou quer usar linux quem está disposto a aprender. O legado de aplicativos proprietários e hardwares exclusivos para windows é muito grande e é exatamente esse motivo que fez a Microsoft perpetuar o seu monopólio no desktop esse tempo todo e até mesmo ter conseguido transportar o seu monopólio do MS-DOS para o windows com sucesso. Somente um aumento de softwares multiplataforma e aplicativos web no futuro poderá tornar o uso de sistemas alternativos mais palatável a usuários leigos.

    Acho que a medida paliativa e temporária de uma distribuição que quisesse atingir esse público leigo mas dependente de aplicativos windows que daria mais certo seria incluir uma licença do codeweavers e do cedega ou algo semelhante (com o wine).

    E se o objetivo for dar às pessoas um sistema operacional gratuito, que tenha uma interface idẽntica à do linux e ainda que rode alguns dos programas para windows o ReactOS (http://www.reactos.org) já existe…

    Ricardo (usuário não registrado) em 28/11/2008 às 9:05 pm

    Manoel, trabalho em uma empresa que está atravessando um processo de modificação dos sistemas operacionais. O objetivo é não impactar os clientes em primeiro lugar. Depois, os empregados também terão que conviver com o Linux. E veja bem: isso já está sendo discutido dentro da empresa. Assim que o Linux estiver instalado, todos saberão que é Linux. Mas se a interface for similar, não haverá muito problema, pelo que já andei escutando por lá. Afinal, nesta empresa o que mais utilizamos é o navegador e um emulador de terminal, além da suite office.

    Ricardo,

    Onde eu trabalho usamos linux na grande maioria dos desktops, inclusive do pessoal administrativo e mais leigo, há 4 anos e na verdade quem mais reclamou foram justamente os usuários (que se acham) mais avançados porque estavam viciados em certos programas.

    A maioria dos usuários leigos só precisam mesmo é de atalhos no desktop para o navegador, o “office” e o gerenciador de arquivos. Não precisamos colocar wallpapers nem temas similares ao windows para os usuários. Foi mais fácil do que se pensa.

    O OpenOffice hoje ainda é mais parecido com os MS Offices antigos do que o próprio MS Office 2007 e o firefox é idêntico ao da versão windows, agora bastante popular.

    Para mim a única coisa que ainda prende certas máquinas ao windows é a questão dos aplicativos legados exclusivos para windows e que ainda não podem ser migrados por diversas razões. Se o wine fosse 100% compatível e um pouco mais amigável de ser configurado não haveria barreira nenhuma de migração na minha opinião. As pessoas usam o windows não porque gostam mas porque precisam dele para rodar aplicativos feitos para windows. Elas aprendem a conviver com seus problemas e defeitos e inicialmente rejeitam coisas diferentes porque não tiveram oportunidade de conhecer coisa melhor ou porque não servirá para rodar os benditos programas win32.

    Vinicius (usuário não registrado) em 29/11/2008 às 12:01 am

    Nossa que argumento horrivel desse desenvolvedor do BrLix…

    Linux eh Linux, Windows eh Windows…

    Imagine se nao existisse Windows, e tivesse soh Linux…

    tu acha que os usuarios iam ignorar o linux?(como acontece atualmente)

    com certeza nao, a massa sempre fica com a massa ;D

    barna nabex (usuário não registrado) em 29/11/2008 às 12:57 am

    O site com informações do número de downloads é o codigolivre.com.br.

    André Machado (usuário não registrado) em 29/11/2008 às 10:44 am

    Não é o codigolivre.com.br, é o http://brlix.com.br/ . O download gratuito, pelo menos aqui, está funcionando.

    tadeu (usuário não registrado) em 29/11/2008 às 2:33 pm

    Baixei aversão de graça (BRLix 1.0 RC1), testei Live e aprovei.

    Problemas:
    1 – Firefox está em Português de Portugal.
    2 – As fontes padrão são muito feias e destoam completamente do visual.

    Meier (usuário não registrado) em 30/11/2008 às 6:33 pm

    Bem, Sou muito a favor da Liberdade, ops, por sinal não é isso que os “usuários” e “desenvolvedores” GNU/Linux dizem que prezam? Ei, mas peraí, estive olhando os posts desta notícia, e em nenhum momento eu vi qualquer pessoa citando a liberdade deste grupo em desenvolver o que quiser!!! Sou usuário GNU/Linux desde 96, e acompanhando sempre novidades e analisando o comportamento dos que se chamam desenvolvedores, e posso dizer, eu sei porque o GNU/Linux ainda não é muito aceito e sei porque nunca vai ser: Devido aos desenvolvedores (desculpem o termo) Estúpidos, que querem “impor” alguma coisa na garganta do usuário. Isso funciona Facilmente em Empresas, porque é o emprego que está em risco… Mas graças a Deus que nem todas as empresas pensam assim. Acho válida a Idéia dos Desenvolvedores em fazer algo neste sentido. e Devem continuar. É disso que o Mundo Linux Precisa: Inovação. Não um bando de “Céticos” que acham que tudo o que já foi feito é o que importa.

    “Inventem , Tentem, Façam algo diferente…”

    A. C. Censi (usuário não registrado) em 30/11/2008 às 7:45 pm

    Mais de 20 milhões

    http://brlix.com.br/?page_id=6

    História:

    No início o BRLix se chamava Famelix, e era desenvolvido na FAMEG – Faculdade Metropolitana de Guaramirim, onde teve início em 2003, do desenvolvimento do Famelix. Após 4 anos de desenvolvimento e mais de 20 milhões de downloads em todo o mundo, o grupo de desenvolvimento do Famelix resolveu criar uma empresa para continuar o desenvolvimento do projeto, já que a FAMEG foi comprada e os novos proprietários não mostraram interesse em continuar.

    Agora, 5 anos depois, com maior responsabilidade e experiência, os desenvolvedores do Famelix decidiram manter o foco do BRLix, atendendo ao usuário final, pensando justamente nos usuários já acostumados com sistemas operacionais proprietários, e além, nas pequenas e médias empresas, onde a economia e redução de custos é muito importante.

    Hoje esta equipe está continuando o Brlix, que como seu antecessor, continuará Open Source, e trará muitas novidades.

    E o BRLix continuará com o seu trabalho social, treinamentos gratuitos para pessoas de baixa renda, que tenham interesse em trabalhar no futuro do projeto.

    rá (usuário não registrado) em 30/11/2008 às 11:36 pm

    13 milhoes de reinstalacoes !

    se deu 13 milhoes de download pq nunca ficou famoso????

Este post é antigo (2008-11-28) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.