Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Opção livre para os programadores VB

Notícia publicada por brain em outubro 26, 2004 09:39 PM | TrackBack


Adilson Oliveira (adilson@noSPAMmachine.com) enviou este link e acrescentou: "Vi esta notícia no Slashdot falando sobre um projeto que está para entrar em estágio de release candidate e é um ambiente de desenvolvimento no estilo Visual Basic. Chama-se Gambas. Pessoalmente nunca usei nem fui atraído por VB mas como sei que muitos colegas aqui o usam, acho que a informação é válida."

Do site oficial: "Gambas é um ambiente de desenvolvimento livre baseado em um interpretador Basic com extensões orientadas a objeto, como o Visual Basic (mas não é um clone!). Com ele você pode raídamente projetar sua GUI, acessar bases MySQL ou PostgreSQL, pilotar aplicações KDE com DCOP, traduzir seus programas em múltiplos idiomas, cliar aplicativos de rede facilmente, e muito mais"

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» eje del mal () em 27/10 10:06

Tem também o HBasic, que poderia ter uma versão Win32.


» GUI () em 27/10 13:32

Estou esperimentando o Gambas a algum tempo e até o momento ele tem se mostrado impressionante !
Além de gerar executável nativo, gera pacotes (source), conecta a banco de dados muito bem (rápido e eficiente), muito simples de usar e programar.
O IDE é muito bom e só faltariam mais controles pra ele ficar pau a pau com o VB (principalmente os DBControls).

A sintaxe é um misto de Basic com algum tempero de Java (principalmente em Arrays). Muito bem estruturada e definida.

Para soluções rápidas, acho ideal !
Vale a pena dar uma conferida !


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.