Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Configurando o horário de verão de 2004

Notícia publicada por brain em outubro 13, 2004 10:28 AM | TrackBack


Gleydson Mazioli da Silva (gleydson@debian.org), autor do sempre popular Guia Foca Linux, informou: "Como todos devem ter ouvido falar, as datas do horário de verão deste ano foram publicadas, iniciando no dia 02 de Novembro (sim é uma terça feira, mas até última alteração esta data será mantida) e terminando no dia 20 de Fevereiro. Todos que possuem sistemas Linux/Unix configurados para horário UTC alterarão sua data automaticamente na chegada do horário de verão, os que usam hora local ao invés de UTC (pois utilizam Windows ou outro sistema operacional) não precisam se preocupar com isso. O problema é que cada ano esta data inicial é alterada e então o sistema não sabe quando fazer a alteração. Algumas pessoas que fazem instalações baseadas em Debian woody tiveram este problema no último dia 08 de Outubro." Veja abaixo as dicas do Gleydson para configuração automática do horário de verão.

Horário de Verão - Como Configurar

por Gleydson Mazioli da Silva (gleydson@debian.org)

O ajuste da data de inicio/fim do horário de verão é simples, e tenho certeza que através deste texto muitos evitarão o pânico de última hora (principalmente no dia 14 e 19 de Outubro e 03 de Novembro, que são das datas que mais máquinas terão seu relógio adiantado em 1 hora incorretamente, pois marcaram o inicio do horário de verão dos anos anteriores).

Primeiro explicarei a forma genérica de fazer esta correção, que é a usada internamente por QUALQUER distribuição Linux para ajustar o inicio e fim do horário de verão e depois o método desenvolvido pelo PZN para a Debian:

Baixe o arquivo:

cd /tmp
wget -nd http://people.debian.org/~pzn/tz-brasil/tz-brasil-sp.zic

E execute o zic neste arquivo:

zic /tmp/tz-brasil-zp.zic

O zic compilará o arquivo de fusos horários usando como referência os arquivos de conversão de hora em seu diretório padrão e pronto! A atualização usando o método manual está terminada!

Para fazer isto usando o método desenvolvido para a Debian, o método preferido é o pacote inteligente desenvolvido pelo desenvolvedor Debian PZN, chamado tz-brasil que baixa automaticamente o arquivo de fuso-horário a cada 2 dias e executa as atualizações no sistema. Ou seja: já tem alguém pensando e ajustando as coisas por você, a única coisa que deverá se preocupar é baixar e instalar o pacote e ter seus servidores atualizados automaticamente. Para a distribuição woody, deixei um backport do pacote disponível em: http://people.debian.org/~gleydson/tz/tz-brasil_0.1-3_i386.deb

Baixe o pacote e instale-o com dpkg -i tz-brasil_0.1-3_i386.deb. Para a distribuição sarge/sid, execute o comando apt-get install tz-brasil. Recomendo que todos que utilizem a Debian, principalmente os que mantém servidores, instalem este pacote pois ter um relógio bem ajustado é necessário não só para saber as datas de criação de arquivos, mas imprescindível para a análise de logs em caso de incidentes de segurança ou rastreamento de problemas em serviços.

Espero que este texto seja útil. Correções, melhorias e sugestões são sempre bem vindas para melhoria do conteúdo. Sua versão mais atualizada pode ser encontrada em: http://people.debian.org/~gleydson/tz

Autor: Gleydson Mazioli da Silva (gleydson@debian.org)

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» RSM () em 13/10 10:51


Muito boa esta dica... Só fiquei com uma dúvida: se eu tenho um servidor xntpd ,eu poderia fazer esta alteração somente nele ou em todas as minhas estações também?


» Marcus Grando () em 13/10 11:41

Para o Fedora já tem um update para o novo timezone...

# rpm -q --changelog tzdata-2004e-1.fc2 | more
* Seg Out 11 2004 Jakub Jelinek 2004e-2

- 2004e (#135194)
- updates for Brazil, Uruguay and Argentina

Abraços


» Daniel Dantas () em 13/10 12:14

RSM, se você tem um servidor de NTP e os computadores ligador a ele sincronizam a hora com frequencia, você só precisa acertar o servidor, mas tem que se lembrar que os outros computadores são vão estar com a hora certa quando fizerem a sincronização.
Mudando de assunto, o Lula é meio doido, né?? Terça-feira?? Pra que complicar uma coisa que podia ser simples?? Sempre começou no sábado, por que alterar para terça?? Nada a ver...


» hamacker () em 13/10 12:42

LULA ?
Acho que o cara nem sabe o porque do horario de verão, acho mais provavel que algum matemático bolou a terça-feira mas esqueçeu de explicar o porque.
Falando nisso, alguem sabe como ajustar este .zic no conectiva ?


» depassagem () em 13/10 12:48

A terça-feira, 02/11, é feriado (dia de finados).


» Cesar.ar () em 13/10 13:26

Pelo que eu soube, as eleições teriam que acontecer antes da mudança de horário e, para não tumultuar o segundo turno, entraram num acordo de fazer eleições dia 30 e troca do horário dia 2.

Fica óbvio que as eleições são muuuuuuuuuuuito mais importante que a economia energética, que também é quase inócua.


» TaQ () em 13/10 13:49

Aqui tem uma matéria interessante e muito boa sobre isso também:

http://www.rnp.br/cais/alertas/2004/cais-alr-05102004a.html

Todo ano saem instruções na RNP sobre o horário de verão, portanto, fiquem de olho. ;-)


» anom () em 13/10 17:46

O motivo da mudança no horario parace ser as eleições:

http://www.vermelho.org.br/diario/2004/1002/1002_horario_verao.asp


» Putz () em 14/10 18:13

Quem usa Windows XP já tem os relógios atualizados com um servidor de horários da MS, caso possua conexão com a Internet.


» Roberto Gugisch () em 15/10 08:04

Só achei que faltou alguma coisa neste tutorial.
O que fiz foi o seguinte, e isto independente de distribuição e atentando para o fato de que nem sempre na hora do boot a partição onde o /usr/ está montada.

Ajustar o arquivo .zic ou baixá-lo conforme o tutorial. Compilá-lo, também conforme o tutorial. E, por fim, o que faltou neste tutorial, foi copiar o arquivo resultante para /etc/localtime, onde localtime é o arquivo a ser substituído.

Em algumas distribuições este arquivo é um link para outro arquivo que na hora do ajuste do horário pode ou não estar montada a partição, por isso o aconselhável é retirar esse link e colocar o arquivo realmente lá!

Abraços a todos


» Fernando () em 15/10 14:28

Pessoal, em primeiro lugar, NTP não tem a função de atualizar data/hora de máquinas. Sua função é manter o sincronismo entre elas. Tanto que bem configurado ele emitirá um erro :
"time correction of -7175 seconds exceeds sanity limit (1000); set clock manually to the correct UTC time." se tentarem o utilizar para acertar o relógio para o HV.
Para isso a regra é (só falo em termos de Unix):
BIOS clock para o horário UTC e alterar o timezone para refletir o horário em sua região (com ou sem HV). Veja o exemplo de regra para este ano :
# Rule NAME FROM TO TYPE IN ON AT SAVE LETTER/S
Rule Brazil 2004 only - Nov 02 0:00 1 D
Rule Brazil 2005 only - Feb 20 0:00 0 S
#
# Zone NAME GMTOFF RULES FORMAT [UNTIL]
Zone Brazil/DeNoronha -2:00 - FST
Zone Brazil/East -3:00 Brazil E%sT
Zone Brazil/West -4:00 - EST
Zone Brazil/Acre -5:00 - AST

Crie um arquivo no subdir zoneinfo (depende do Unix), chamado, digamos, Brasil (com s mesmo) adicione as linhas da regra acima e use zic Brasil.
Durante o horário normal, o TZ será EST e no HV será EDT (apresentado pelo comando date).
Qualquer dúvida sobre isto ou ntp, deixe uma nota aqui.
Fernando Dammous


» Jorge Nickolas Zaven Dias da Silva () em 20/10 14:38

Um detalhe importante, é que o tutorial trata de quem usa a timezone como "America/Sao_Paulo", quem usa como "Brazil/East", tem que editar a última linha fazendo a devida alteração de um valor para outro e compilar normalmente, aqui usando SuSE 9.1, ainda tive que copiar o arquivo compilado, no meu caso "/usr/share/zoneinfo/Brazil/East", para o "/etc/localtime".
Um abraço.


Nickolas.


» Angelo Shimabuko () em 27/10 16:44

A pagina do CAIS e o howto sobre timezone teem um erro ao afirmar que a variavel para o horario de verao seria BRDT e para o horario padrao seria BRST. O correto eh BRST para horario de verao e BRT para o horario padrao. Vejam os arquivos-fonte da glibc "tst-timezone.c" e "southamerica" no subdiretorio "timezone" da glibc-2.3.3. O arquivo z-brasil-sp.zic disponibilizado pelo Gleydson estah correto.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.