Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Novell anuncia SUSE Linux 9.2

Notícia publicada por brain em outubro 6, 2004 10:27 PM | TrackBack


Davi C. Silva enviou este link e acrescentou: "Slashdot informa sobre o anúncio do SUSE 9.2. A data prevista para o lançamento, segundo o anúncio da Novell, é Novembro/2004. Entre as novidades estão: KDE 3.3, GNOME 2.6, Evolution 2.0, Kernel 2.6.8, YaST com novas funcionalidades etc. Eclipse e Mono (ambientes de desenvolvimento) também fazem parte do pacote desta nova versão do SUSE Linux. O anuncio também relata que a nova versão terá melhor suporte a redes wireless e Bluetooth (que seriam facilmente configurados via o excelente YaST)."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» roberto () em 07/10 00:28

este eu vou comprar nem que seja em dolar.


» Israel Gonçalves de Oliveira () em 07/10 00:40

Baaaaaaaaahh show de bola!

Quero ver se ele vai ter melhorias naquele assistente q instala programas pra windows como o macromedia, ms office e, se não me engano, até o internet explorer (é, eu sei q é uma eca, mas, pra ver como tá bem feito o negócio).


» Felipe Raposo () em 07/10 00:44

Que assistente é esse?


» CWagner () em 07/10 00:53

Faz tempo que não instalo um SUSE, mas devo acreditar de que se trata de um wine, esse script para instalar programas para Windows.


» StanStyle () em 07/10 01:19

Quero saber uma coisa: Será que desta vez não esquereceram da gente e colocaram uma versão pt_BR do openoffice.org e arrumaram aquela bagunça com o português de portugal?
E mais uma coisa, que pena, sou usuário do K mais gostaria de ver a versão 2.8 do GNOME instalada e configurada. A SuSE ainda tá devendo para os gnomaniacos ;)
Abraço.


» Frederico () em 07/10 07:34

Eles são donos da ximian, provavelmente o gnome vai vir cada vez melhor.

Agora o yast esta realmente muito bom. Vamos ver o que ele melhorou no 9.2


» Cristão () em 07/10 07:34

A Paz,

Não sei se foi por causa da minha expectativa que

era IMENSA em utilizar o Suse. Que quando usei o

9.1 não gostei nem um pouco. Achei pesadão... sei

que podia configurar algumas coisas, mas sei lá...

Acho que na verdade foi por causa da minha

expectativa que era grande demais.

No momento to usando o CL10 e estou super

satisfeito. Falavam mt mal do CL mas sei lá não

usei as versões anteriores. Ainda bem que comecei

a usar da a partir dessa versão 10.


t+


» Evandro Pastor () em 07/10 08:15

Acho que você teve sorte de não usar as outras versões Cristão, te salvou de algumas dores de cabeça :). Quanto ao SuSE é uma ótima sair outra versão, pena que justo agora que chegou pra mim o DVD com o 9.1...


» rivo () em 07/10 08:28

é Cristao se tu visse a 9, ia achar coisa do demo. hahahahahaah

mas sobre o suse, seria legal que algumas coisas no linux como um todo e não só no suse fossem melhoradas, uma delas seria em relação a drivers, sim eu sei que a culpa não é o linux mas por exemplo um linux que quase nunca tive problemas em detecção e falta de drivers foi o knoppix. uma beleza onde eu testei ele tudo funcionava legal, pelo menos o video nunca me deu problema. nas outras distros, incluindo as derivadas do knoppix...
entre outras coisas quem desenvolve para linux tb deveria mudar sua mentalidade. um dos maiores problemas do linux em relação a aplicativos são as dependencias e os tar.gz. ora imagine vc quer mostrar ao seu amigo que nunca viu linux como ele é, ai vc tem a infelicidade de mostrar e explicar para ele como colocar um .tar.gz pra funcionar. de repente da pau com as dependencias, quer dizer alem passar meia-hora pra compilar ainda da erro no fim. com que olhos ele vera o linux? no win tb temos erros com dependencia, mas sao bem menores alem do que boa parte dos aplicativos dele vem com instaladores. O padrao de instalacao de programas do mozilla deveria ser largamente utilizado no linux, acabar com esta historia de compilar e afastar os novos usuarios, ou usar rpm/deb/tgz, que sai jogando arquivo pra tudo que é lado, uma bagunça. Talvez o jeito de se instalar programas do mac seria o que melhor ficaria no linux, afinal instalar um programa no mac é mais facil do que no win, pelo menos pelo que me falam.

mas espero que agora que o suse tem grana da novell para se sustentar este melhore cada vez mais e tb espero que eles não abandonem o kde, pois tenho o suse 9.1 e é show de bola, muito bonito.

e so mais uma coisa: caras vcs receberam o cd´s do suse rapido hein? só agora que eles me passaram um mail dizendo que tavam enviando os cd´s e ja me inscrevi para receber estes a um tempao. espero que cheguem proxima semana. :)

valeu


» Gaira () em 07/10 08:39

Nossa! Eu estava esperando faz tempo essa versão, o SUSE mostra como é uma distro profissional, focada no usuário final, sem complicações, e com um alto padrão de comprometimento!


» Leonardo () em 07/10 08:42

O Mac não "instala programas", você simplesmente copia um arquivo para qualquer diretório e ele está instalado. Eu tenho um e foi assim que eu instalei todos os programas que tenho: FireFox, emuladores, OfficeX (O OpenOffice não funciona na minha versão).


» Rafael () em 07/10 08:52

Alguém sabe o link para cadastrar e receber os DVDs?


» jcarlos () em 07/10 10:24

Eu recebí o meu DVD semana passada, fiz a instalação do SuSe9.1 e me surpreendi, realmente muito fácil de utilizar, detectou todo o hardware e colocou até o winmodem pra funcionar... em todo caso o sistema também ficou meio lento (no meu Gentoo ele roda muito rápido)... os pequenos ajustes como português de portugal é meio complicado, mas nada que não possa ser arrumado com facilidade.


» Leonardo Serra () em 07/10 10:26

Alguem sabe se a Suse ira disponibilizar as imagens iso de todos os discos do 9.2?


» marcon () em 07/10 10:27

recebi os DVDs do SUSE 9.1 e achei uma droga. Não consegui instalar no meu pc. Pedi que ele se instalasse na partição /dev/hda1 (5GB), a instalação iria ocupar 40% disso, mas quando chegava a 5% da instalação, ele dizia que não havia mais espaço na partição. Por padrão, ele usa um FS como "x86 linux native". Que !@#$%& vem a ser isso? Eu uso XFS. Ele identificava todas as minhas partições como esse "x86 linux native".
Tentei várias vezes, sempre dava erro, e acabei voltando para o Mandrake 10.0
Na minha opinião tem que melhorar muito.


» Ark () em 07/10 10:54

rivo: se eu tivesse conseguido ler seu post até o final, daria pra argumentar algo. Mas vai escrever mal assim lá na casa do chapéu!

Não me alimentem. Mas aprendam a pontuar pelo menos.


» Pierre () em 07/10 11:32

Rivo,

Se vocÊ já recebeu o e-mail, o DVD já deve estar no correio, eu recebi o meu semana passada.
O detalhe é que nao tenho leitor de DVD, vou instalar por curiosidade, mas ando satisfeito com o CL10 também.
Mas o Suse tem um bom conceito e o YAST é bem famoso, vou ver agora na prática.

Pierre


» johnny taylor () em 07/10 12:52

Ark:
Se você está reclamando do Rivo, não deve ter tentado ler nada do wconserta, creio que ele não seja brasileiro.
Não me alimentem também, já vou almoçar.


» Eduardo Machado () em 07/10 13:07

Galera,
Pra quem recebeu o e-mail dizendo q está a caminho, podem ficar tranqüilos.
Recebi a 10 dias dizendo q em no máximo 6 semanas estaria aqui e chegou hoje a menos de 1 hora.
Tudo funcionou perfeitamente e já estou teclando dele.
Assim q sair, comprarei o 9.2.
Abraços
Edu


» Lucar () em 07/10 13:29

Essa é uma distribuição que vale a pena comprar. É muito boa distro de 1º mundo.


» rivo () em 07/10 13:36

não sei quanto ao wconserta mas sou brasileiro, se não coloca acento é pq não queria colocar mesmo, só isso...
melhor ark? agora para de bancar o Pasquale ok, filho do Aurélio.
sem flame nem querer ofender ninguém...

valeu


» Wconserta () em 07/10 14:18

Estão falando até de mim, só porque estava com pressa pra escrever, vamos pegar leve, não é todo mundo que sabe datilografia e que tem tempo de ficar corrigindo mensagens


» MArcos () em 07/10 14:52

Alguém aqui saberia me dizer um outro local para se fazer a instalação via FTP?
Estou usando este endereço:
ftp://ftp.suse.com/pub/suse/x86_64/9.1/
Mas tem demorando muito...estou desde ontem baixando e tá nos 30% ainda...
Meu interesse é em ISO para AMD64, dei uma olhada na Linuxmall e lá eles só tem para i586, onde posso encontrar sendo que a forma de pagamento não pode ser feita através do CC (pois não tenho).
É normal demorar assim mesmo a instalaç~1ao via FTP?
Esta mais demorado do que o Gentoo (stage1), minha conexão é razoável, tá indo...mas que demora, ti contar...usei estas dicas:
http://brlinux.linuxsecurity.com.br/noticias/000274.html

Grato pela ajuda.


» Gesiel () em 07/10 16:31

Marcos, se vc está baixando o SUSE 9.1 Live CD (apenas um iso), te aconselho a cancelar. Eu conheço a versão 9.1 professional (com 5 CDs) e a versão Live CD que baixei. O completo (professional) é muito bom, na verdade excelente... já o Live CD é muito ruim... fraco mesmo... quem não conhece o SUSE e experimenta somente a versão do Live CD fica com uma impressão ruim da distribuição.


» Dodalski () em 07/10 18:27

O ftp da SuSE e lento mesmo, use um mirror, esse aqui é melhor:
ftp://ftp.gwdg.de/pub/linux/suse/ftp.suse.com/suse/x86_64/9.1


» RSM () em 07/10 18:28

Eu acabei de receber hoje os meus DVDs :O)

Pena que, agora com o 9.2 anunciado, o DVD já fica um pouco ultrapassado... Mas não tem nada não, pois a Novell e Suse já estão de parabéns pela iniciativa.. E valeu ainda mais por ter o Enterprise para avaliação (esse ainda não vi a cara dele...) e mais algumas outras firulas legais...

Fico feliz por ter a chance de poder experimentar os produtos desta forma (apesar de já trabalhar e conhecer bem o suse 9.x professional)


» StanStyle () em 07/10 18:59

marcon
"recebi os DVDs do SUSE 9.1 e achei uma droga. Não consegui instalar no meu pc. Pedi que ele se instalasse na partição /dev/hda1 (5GB), a instalação iria ocupar 40% disso, mas quando chegava a 5% da instalação, ele dizia que não havia mais espaço na partição. Por padrão, ele usa um FS como "x86 linux native". Que !@#$%& vem a ser isso? Eu uso XFS."

Ai a culpa não é do instalador e sim do usuário.
Como já foi dito em análises, o instalador do SuSE é muito fácil e rápido.
XFS pra micro de casa não faz sentido mas não vou entrar nesse mérito.
O SuSE instala-se por padrão como ReiserFS (creio que na versão 9.2 deve ser o excelente Reiser4).
Você procurou colocar o / "hd(x)" como XFS dentro do particionador? Você fez um fsck no disco antes da instalação? Já experimentou formatar a partição e passar pra reiser?
Têm certeza que ele está tentando instalar em uma partição não swap ou não windows?

Já vi gente falando sobre esse tipos de problemas mas quando estavam "querendo" (mas não muito) mudar pra o GNU/Linux. No primeiro erro, que 99,9% dos casos é do usário que nem leu o manual de instalação, fala que é o Linux é difícil e que tem que melhorar como desculpa pra voltar pro Windows. Como um carinha que falou que não conseguia instalar o firefox no Linux...
Abraço.


» Enciso () em 07/10 19:35

Espero que na versão 9.2 o suporte ao idioma português brasileiro esteja melhor. No 9.1, mesmo instalando o kde-i18n-pt_BR o sistema não ficava tão bom. Outro problema era com o localização para o idioma português em outras partes do sistema, como por exemplo o shell e o suporte a teclados us-intl.


» MacMoney () em 07/10 20:42

Quanto custa, pois algo de graça partindo da Novell !!!Logo vai custar bem caro !!! Acho estranho ainda não estarem cobrando.Tá louco usar uma coisa destas... Linux é linux, não é Netware.


» StanStyle () em 07/10 22:12

U$ 59,90 para estudantes e atualização e 89,90 na completa.
O detalhe é que vem 5 CDs mais 2 DVDs suporte garantido de instalação de 3 meses, manuais do usuário e do administrador (que é quase um livro) e mais de 3.500 aplicativos.
A versão personal 9.1 custa U$ 30,00 ou pode ser baixada livremente na internet.
O SuSE PRO 9.1 usa em quase sua totalidade gpl apenas alguns aplicativos demos comerciais que não e pode ser baixado via isos não oficiais pelo torrents ou copiados direto como qualquer outra distro.
Ainda não estou totalmente a par da 9.2 mas, provavelmente, deve ser o mesmo do 9.1.
Pra mim está justo. O preço é correto por tudo que ele oferece e a variação cambial e a receita federal que vão complicar as coisas.
Vou comprar, já que acho que o livre não significa gratuito ou freeware e acho também que o trabalhos dos outros deve ser recompensado, afinal, não quero que a SuSE passe pelo mesmo que a Mandrake passou...

E outra coisa não confuda o Novell SuSE Linux PRO
com o NETWARE


» marcon () em 08/10 02:49

"Ai a culpa não é do instalador e sim do usuário."
Uso linux a 8 anos

"Você procurou colocar o / "hd(x)" como XFS dentro do particionador?"
Coloquei o / em /dev/hda1 e pedi para formatar em XFS

"Você fez um fsck no disco antes da instalação?"
Nao acho necessario, porque estou usando /dev/hda1 como / com XFS sem problemas no MDK-10

"Já experimentou formatar a partição e passar pra reiser?"
Nao quero Reiser, opção minha.

"Têm certeza que ele está tentando instalar em uma partição não swap ou não windows?"
o swap é no /dev/hda2

"Já vi gente falando sobre esse tipos de problemas mas quando estavam "querendo" (mas não muito) mudar pra o GNU/Linux. No primeiro erro, que 99,9% dos casos é do usário que nem leu o manual de instalação, fala que é o Linux é difícil e que tem que melhorar como desculpa pra voltar pro Windows. Como um carinha que falou que não conseguia instalar o firefox no Linux..."

Como já disse, uso Linux a 8 anos, certo? E já usei SUSE, na versão 5.3. O instalador do SUSE é perfeito? nunca falha? A partição /dev/hda1 tem 5GB, quando copiava uns 40MB dizia que estava cheia. O mandrake achou o espaço bom e instalou numa boa.
Não tire conclusões sobre quem não conhece.


» StanStyle () em 08/10 06:04

Já usei a configuração de como você está querendo mas por um "algo estranho" você não está.

Conhecer algo a muito tempo não significa saber tudo incondicionalmente e inquestionavelmente.

Perguntar antes de reclamar é bom (peço desculpas porque não o fiz como deveria).

Pelo seu pleno e esmero conhecimento, encaminhou um pedido de análise de bug pra SuSE?? Pois, pela sua convição em dizer que "a culpa não é minha" a culpa então é deles, certo?

Você poderia formatar e passar pra reiser, por exemplo, e ver se dá tudo certo. Se sim, o instalador pode estar com um bug, certo?

É isso. Desculpe se eu o melindrei.
Abraço.


» StanStyle () em 08/10 06:08

Perdão, convicção é o certo.
Não to usando o Konqueror:)


» Eu () em 08/10 08:22

"Uso linux a 8 anos"

Como se isso significasse alguma coisa.


» Luciano () em 08/10 09:15

Eu estou usando o SuSE 9.1 mas não estou gostando de uma coisa, a codificação "UTF-8" adotada pela distro. O suse 9 adotava outra codificação, nossa é foda, os arquivos nos HD's do windows aparecem todos errados quando tem acentos, os arquivos textos antigos ficam todos bixados quando tem acento.

Gostaria de saber qual o motivo dessa adoção de codificação, pq nao continuar com a ISO-88algumacoisa?

Como sera que vai estar o SuSE 9.2? Tem como mudar isso?


» Augusto Campos () em 08/10 09:34

Luciano, os "release notes" da distribuição (que você pode ver durante a instalação, ou a qualquer momento depois de instalado) explicam como mudar a codificação para a que você preferir.

/usr/share/doc/release-notes


» Cassio Eskelsen () em 09/10 22:00

Lista de mirrors:

http://www.suse.de/en/private/download/ftp/int_mirrors.htm


» Henrique Vicente () em 10/10 14:21

Na opnião do garoto tem que melhorar muito, então vamos melhorar...
o cara nem instala e diz que na opnião dele tem que melhorar muito,
então eu pergunto: como você sabe se você não intalou?
Só falta ele dizer que o que deve melhorar é o instalador :)


» Henrique Vicente () em 10/10 14:23

Na opnião do garoto tem que melhorar muito, então vamos melhorar...
o cara nem instala e diz que na opnião dele tem que melhorar muito,
então eu pergunto: como você sabe se você não intalou?
Só falta ele dizer que o que deve melhorar é o instalador :)
Eu não tenho opnião de algo que não conhećo... como esse marcon pode ter? Eu recebi os dvds da Novell fazem dois dias, não abri ainda num computador.. então a minha opnião é que a caixinha é bonita...


» Gabriel () em 15/10 16:51

Sobre a codificação em UTF-8 tb não gostei muito não, tive problemas, mas esses erros são corrigíveis, no Yast, na parte de idioma, desmarque o UTF-8 e mude seu /etc/fstab, caso vc use a montagem na inicialização, para ISO-8859-1. Comigo funcionou.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.