Notícia publicada por brain em outubro 7, 2004 11:00 AM
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Dbflush (dbflush@terra.com.br) enviou este link e acrescentou: "Hoje me deparei com esse link na newsletter do linuxdicas, trata-se de um Benchmark das diversas placas de video 3d rodando no linux, assunto que está ainda mais em evidência agora que Doom 3 foi lançado. Eu pessoalmente não confio muito em benchmarks, mas neste caso vale dar uma olhada"
Só um detalhe..
não é de placa de video .. é de CPU e memória..
Ou o link está errado ou o camarada não checou antes de enviar o link.
Só uma correção, o link está errado, o link certo é:
http://anandtech.com/linux/showdoc.aspx?i=2229
Link correto:
http://www.anandtech.com/linux/showdoc.aspx?i=2229
Beaten by Silvio Gissi.. :D
Gostaria de saber qual tem o desempenho melhor em jogos: Linux com OpenGL ou o Windows com DirectX? (usando qualquer nVidia, que é a unica GPU que fornece drivers oficiais), alguém pode me dizer qual dos dois SOs é melhor em jogos? Tenho uma XFX GeForce MX 4000 AGP, e infelizmente o desempenho no rwindow$ é uns 3 fps maior...
Seria melhor comparar o Open GL no Linux com o OpenGL no Linux.
Acredito que o DirectX do Windows deveria ser comparado ao SDL do Linux.
Alguém conseguiu ver a diferença naquela imagem entre bilinear filtering e trilinear filtering? Não achei nada!
OpenGL é bem mais pesado que direct3D, a razão disso é que o OpenGL não tem uso apenas em games. Solucoes proprietárias sempre foram mais rápidas do que o openGL, lembra da glide (voodoo) ? Dava um banho no direct-3d.
Igual ao GLIDE, solucoes proprietarias sempre esbarrarao num problema, só funcionam em suas plataformas com o seu software cerificado até a versão x.y.z e um dia poderão deixar de ser suportados ou incompátiveis.
O OPENgl poderia ser a mesma coisa se ele não fosse na realidade um padrão aberto, quem desenvolve sabe que rodará seu programa em todas as versoes de placas 3D opengl, se fosse direct-3d ele colocaria um aviso : Funciona em DirectX versao 5.5 ou superior.
Apesar disso o DirectX é uma idéia boa, o fabricante desenvolve seu jogo com suporte a joystick, sons e video se preocupando apenas com as funcoes do directx e não tem que se preocupar com hardware. Não sei se o linux possui algo assim.
Aee pessoal .. desculpem a viagem .. é que como estava lendo as 2 materias confundi e enviei errada ..
agradecimentos ao camarada que corrigiu o link !!
Aee pessoal .. desculpem a viagem .. é que como estava lendo as 2 materias confundi e enviei errada ..
agradecimentos ao camarada que corrigiu o link !!
Hamacker, desculpe mas você está enganado.
OpenGL é uma especificação assim como o DirectX. A velocidade vai depender da implementação. A comparação entre elas não é muito correta pois, além do fato do OpenGL ser uma especificação multi-plataforma e, realmente, não ser voltada exclusivamente para jogos, o DirectX inclui suporte para áudio, interfaces com usuário e por aí vai.
Uma comparação interessante poderia ser SDL com OpenGL de backend versus DirectX.
Inicialmente eu concordo que o DirectX rodava mas isso se devia ao maior interesse dos desenvolvedores de hardware de suporte a esta plataforma. Nos dias de hoje, citando como foi dito a NVidia, não vejo diferenças significativas. Aliás, ao menos na minha máquina, os jogos que pude comparar rodam mais suavemente em linux, como Doom3 ou Quake 3.
O DBFlush eh um viadinho =)
Esse nome "Erick Danilo" soh pode ser de um cara que gosta de dar re do kibe.
hahaaaaaaaa !!!
ou é o tiago bunda mole ou é o willian .. mostra a cara seus viado haha !!
Foi engraçado ver os caras se baterem para instalar o driver da ATI:
http://www.anandtech.com/linux/showdoc.aspx?i=2229&p=3
Tenho aqui um All-In-Wonder 9800Pro e nunca consegui instalar o driver acelerado. Nem no Slackware e nem no Fedora 2. Aí, na hora de Jogar, dá-lhe WindowsXP!!!
Falaram de comparar o DirectX com o SDL, mas isso está errado também. O SDL é uma "capa" para o OpenGL, sendo assim, adiciona alguma sobrecarga ao programa.
Explicando melhor, o SDL converte as funções SDL para OpenGL. Essa conversão aumenta um pouco o consumo de processador. Claro que os programadores do SDL fizeram do jeito que adiciona menos sobrecarga, mas de qualquer forma, gasta um pouco mais de recursos.
Se forem comparar o SDL com o DirectX vai dar algo pior ainda.
Bem, não existe contrapartida no Linux para o DirectX!!! Por quê?? Porque o DirectX é feito para rodar em uma plataforma apenas, um único ambiente e, pior, apenas para jogos. O Linux, como é um sistema um pouco mais generalista, tem que usar padrões que rodem em vários ambientes diferentes e para as mais diversas funções. O DirectX segue a idéia mais ou menos do Glide. Só funciona daquele jeito.
O que o Linux tem de melhor anos-luz é o gerenciamento de memória, a melhor utilização dos recursos, o código aberto, menos bugs, melhor segurança...
Falaram de comparar o DirectX com o SDL, mas isso está errado também. O SDL é uma "capa" para o OpenGL, sendo assim, adiciona alguma sobrecarga ao programa.
Explicando melhor, o SDL converte as funções SDL para OpenGL. Essa conversão aumenta um pouco o consumo de processador. Claro que os programadores do SDL fizeram do jeito que adiciona menos sobrecarga, mas de qualquer forma, gasta um pouco mais de recursos.
Se forem comparar o SDL com o DirectX vai dar algo pior ainda.
Bem, não existe contrapartida no Linux para o DirectX!!! Por quê?? Porque o DirectX é feito para rodar em uma plataforma apenas, um único ambiente e, pior, apenas para jogos. O Linux, como é um sistema um pouco mais generalista, tem que usar padrões que rodem em vários ambientes diferentes e para as mais diversas funções. O DirectX segue a idéia mais ou menos do Glide. Só funciona daquele jeito.
O que o Linux tem de melhor anos-luz é o gerenciamento de memória, a melhor utilização dos recursos, o código aberto, menos bugs, melhor segurança...
Isso não quer dizer que o Windows seja melhor para jogos. Você comparar apenas a API gráfica é ser simplista demais. O sistema como um todo roda o jogo, não apenas a API gráfica.
Falaram de comparar o DirectX com o SDL, mas isso está errado também. O SDL é uma "capa" para o OpenGL, sendo assim, adiciona alguma sobrecarga ao programa.
Explicando melhor, o SDL converte as funções SDL para OpenGL. Essa conversão aumenta um pouco o consumo de processador. Claro que os programadores do SDL fizeram do jeito que adiciona menos sobrecarga, mas de qualquer forma, gasta um pouco mais de recursos.
Se forem comparar o SDL com o DirectX vai dar algo pior ainda.
Bem, não existe contrapartida no Linux para o DirectX!!! Por quê?? Porque o DirectX é feito para rodar em uma plataforma apenas, um único ambiente e, pior, apenas para jogos. O Linux, como é um sistema um pouco mais generalista, tem que usar padrões que rodem em vários ambientes diferentes e para as mais diversas funções. O DirectX segue a idéia mais ou menos do Glide. Só funciona daquele jeito.
O que o Linux tem de melhor anos-luz é o gerenciamento de memória, a melhor utilização dos recursos, o código aberto, menos bugs, melhor segurança...
Isso não quer dizer que o Windows seja melhor para jogos. Você comparar apenas a API gráfica é ser simplista demais. O sistema como um todo roda o jogo, não apenas a API gráfica. Até o fato do Linux usar os Threads (linhas de processamento), que o Windows98 não usa e o XP usa muito mal, se usa, pode aumentar muito a velocidade do jogo.
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