Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Guia para evitar os traumas da migração reversa

Notícia publicada por brain em outubro 7, 2004 11:03 AM | TrackBack


Juca (jucazeroVADERETROSPAM@bol.com.br) enviou este link do PSL Brasil e acrescentou um trecho do texto originalmente publicado pelo LinuxHard: "Um dos grandes problemas para a implementação do Linux junto aos usuários leigos é a adaptação necessária ao novo sistema. Esse sitio dá uns conselhos bem sensatos para efetuar essa migração com calma. Vale uma boa leitura e, quem sabe, uma adaptação para os casos específicos (escritorio, empresas, universidades, etc).Três interessantes dicas - dentre várias outras - são as seguintes: 'Para que haja uma migração com sucesso pode-se enumerar algumas dicas que com toda certeza ajudarão para que isto seja realizado com total sucesso. 1 – Não seja radical. Faça um dual boot com o windows, assim você poderá fazer a migração e testes dos programas tranqüilamente. 2 – Não espere acontecer. Procure conhecer os comandos mais comuns no terminal e o que cada um faz, quando precisar mexer no terminal estará preparado. (...) 5– Seja paciente. Procure solucionar o problema e evite reinstalar o sistema a cada problema, exceção para alguns casos, a maioria deles são fáceis de solucionar e muitas vezes não são solucionados por falta de paciência e de atenção.'"

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» montaro () em 07/10 11:11

recomendo tbem o guia de migracao que foi disponibilizado a algum tempo pelo governo.....


» Heitor Moraes () em 07/10 12:17

Eu ainda acredito que o melhor caminho é migrar as ferramentas e depois o SO.

OpenOffice.org + Mozilla + GAIM só pra começar bem :D


» Ricardo Carvalho () em 07/10 21:12

Falou bem Heitor, eu acho que o melhor caminho é o que vá gerar menos dificuldades a pessoa que vai fazer a migração.


» =welrbraga= () em 07/10 21:20

Além da migração dos software antes do SO, nada substitui o gosto por dizer eu já sei usar!

Só instalar o programa e largar pra lá não adianta. Instale e dê um curso para o usuário. Além de mostrar o trivial, mostre ao usuário coisas que podem ser feitas com o novo software e que ele provavelmente não sabia (mesmo que no software antigo tenha aquele recurso).

Por exemplo Num curos de OO.org Calc o recurso de atingir meta, e autoformatação encanta qualquer novo usuário. No OO.org Writer o fato de poder numerar títulos automaticamente, legendar figuras e calculos em tabelas faz o pessoal da área de RH entrar em delírio.


» ATI_Fidumaegua () em 08/10 01:20

Eu comecei meu projeto de migração pessoal: Instalei o Fedora Core 2 e já estou fazendo tudo o quê fazia no XP: Navegando, lendo e-mails, IM e desenvolvendo em Java e C++.

Só me dá raiva não poder jogar, por não conseguir instalar o driver da ATI....


» Daniel Dantas () em 08/10 06:41

Achei o artigo interessante. Legal foi que ele tocou em um ponto que poucos falam, só que acho que ficou meio esquisito como ele falou.
"3 - Seja Humilde. Tenha no seus bookmark (favoritos) links para sites e fóruns de Linux, você pode precisar, muitos reclamam de ter que procurar informação, mas a maioria já fez um curso básico de windows que está instalado em todos os micros. Também vale se inscrever em alguma lista de discussão."
Acho que ficaria melhor assim: ...você pode precisar. Muitos reclamas de ter que aprender mais coisas para poder utilizar o linux, mas se esquecem que teve que aprender sobre o windows também e que a maioria já fez um curso básico de windows,que está instalado em todos os micros."


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.