Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Bill Gates diz não temer crescimento do Linux

Notícia publicada por brain em outubro 4, 2004 11:07 PM | TrackBack


O IDGNow publicou uma matéria com declarações recentes de Bill Gates sobre o software livre. Alguns trechos: "O presidente e Chief Software Architect da Microsoft, Bill Gates, declarou na sexta-feira (01/10) que não teme que o sistema operacional de código aberto Linux roube espaço do Windows da indústria de software. Gates contestou ainda declarações de que o sistema operacional da Microsoft vem perdendo espaço em servidores. Gates contestou ainda declarações de que o sistema operacional da Microsoft vem perdendo espaço em servidores."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» racumin () em 04/10 23:27

"A Microsoft teve concorrentes claros no passado. (...) O OS/2, em tese, iria nos eliminar do mercado. Mas a IBM com dez vezes mais empregados do que a Microsoft não deteve o Windows com o OS/2. O mesmo aconteceu com a Novell, que iria nos eliminar com a Borland Software", disse [Bill Gates].

Eu achava que o objetivo do Software Livre era dar liberdade a quem dele usa, não eliminar a Microsoft. Se Bill Gates se sentiu ameaçado pelo SL algum dia é porque deve ter descoberto que o que faz atenta de alguma forma contra a satisfação dos usuários e teme que descubram isso. É só Bill Gates fazer o que é certo, digno e justo, que não terá do que temer.


» Caifás () em 05/10 00:33

Claaaaaro, um cara com mais 40 bilhões de dólares e admirado pelo mundo inteiro tem taaaaaaaaantos motivos pra morrer de medo. :P


» Hugo () em 05/10 00:35

" Gates contestou ainda declarações de que o sistema operacional da Microsoft vem perdendo espaço em servidores. Gates contestou ainda declarações de que o sistema operacional da Microsoft vem perdendo espaço em servidores"

Ele constestou 2 vezes que o windows não ta perdendo espaço para linux em servidores? =P

Se eu tivesse o dinheiro que Bill Gates tem eu não temia nem a guerra nuclear... quanto mais linux...


» CWagner () em 05/10 01:21

É isso aí, gente. O que o tio Bill teme na verdade é a quebra de um dos pilares que sustentam a "aceitação" das tecnologias da empresa dele.

Ignorância de usuários e empresários, irresponsabilidade de alguns "profissionais" da área, ingenuidade dos rivais, o maior vacilo da IBM foi ter colocado a M$ como parceira no desenvolvimento do OS/2. Estes e outros tantos, são os motivos da M$ ser o que é, e do Sr. Bill Gates ser um dos homens mais ricos do mundo. Para muitos ele é um gênio, mas para mim não passa de um estadunidense arrogante, ambicioso e que teve a "brilhante" idéia de sair copiando/roubando idéias dos outros.

Isso só vai mudar quando houver um educação séria do que é informática, e de como ela pode e deve ser utilizada para resolver os problemas a que se propõem. Um cara que já falou tantas besteiras, lançou um livro que teve Service Pack, ser admirado (ou até mesmo venerado) por muitos...

O mundo está louco mesmo. Pára esse trem que eu quero descer! :P


» Caio Rolando da Rocha () em 05/10 02:08

> um cara com mais 40 bilhões de dólares

Todo dinheiro de Bill Gates está na Microsoft. Ele tem só 15% das ações da empresa. Isso significa que quem tem os outros 85% tem muito mais poder que ele. Portanto os 40BUS$ não podem garanti-lo contra todas as ameaças.

> admirado pelo mundo inteiro

Eu não admiro Bill Gates e faço parte do mundo. Logo, Bill Gates não é admirado pelo mundo inteiro.


» Raphael () em 05/10 02:57

CWagner, seu comentário é o exemplo clássico do maniqueísmo que aparece nessa comunidade, de vez em quando.


É naturalíssimo que alguém comece seu trabalho usando idéias já estabelecidas. A Microsoft é apenas um exemplo disso, e não a criadora desse comportamento coorporativo. Reza a lenda que a maior parte do DOS foi praticamente dada pela IBM para a MS, já que a última não acreditava no tal do computador pessoal. A interface do windows é claramente baseada na da Apple, que foi baseada na da Xerox. Ou seja, um copiou da outra, como acontecia na época. Logo, não há lobo nem cordeiro nessa história. Esse era apenas o modo de se fazer negócio.

Voltando ao tópico... Pq quando o Bill Gates faz alguma coisa, é "copiado" ou "roubado" dos outros? O cara tem muitos méritos sim. Foi o primeiro a apostar no uso de computadores dentro da casa, e claro que pra isso desenvolveu seus produtos a partir de sistemas que já existiam.

Enquanto isso, o software livre não passaria de uma aspiração do Stallman se o Torvalds não pegasse o código do Minix e resolvesse trabalhar em cima disso. Entretanto, não vejo ninguém acusando o herói finlandês de "copiar" ou "roubar" idéias dos outros.

Caio, o dinheiro dele não está todo na MS. Basta acompanhar um pouco da atividade dele, e vc verá que ele tem investimentos e sociedades em empresas farmacêuticas, bancos de investimentos, tem a própria fundação dele que joga uma grana forte em educação e apoio a pesquisa para doenças em terceiro mundo... o cara não é perfeito, e você tem todo o direito de não gostar dele. Agora, seja um pouco mais imparcial nos posts, que tal?


» ThLux () em 05/10 07:38

Bom, não acho que o Linux ou qualquer outro sistema possa vir realmente a fazer com que a Microsoft se sinta amedrontada ou acuada no momento. Na verdade, eles disseminaram um modelo de SO que força o usuário a utilizar o simples. Vejam bem, hoje, o usuário comum não quer se preocupar em ficar instalando ou gerenciando o seu desktop com linhas de comando ou então compilando drives ou kernel. Ele quer na verdade que a coisa funcione. Então taí, assim que ele conseguiu entrar em mais de 90% dos computadores do mundo. Seja de forma legal ou ilegal. Se for legal ótimo, tá gerando receita pra empresa, se ilegal, melhor ainda, tá forçando quem está iniciando a continuar o círculo vicioso de clica aqui e ali e tá tudo pronto. Pelo menos não utilizam Linux! Quem não se lembra do DOS que forçava a aprendizagem de linha de comando e nos dava a possibilidade de algo mais? Então, isso é o Linux hoje. Tem que saber o que fazer. É notório que os novos usuários, no caso de desktop não estão e nem querem ficar perdendo tempo em digitar "tar -zxvf ou mount -t /dev/hda1" é isso mesmo. Linux tem que ser compreendido, estudado, devorado! Portanto, enquanto "alguns ignorantes" preferem clicar, outros destemidos preferem aprender, e aprender da melhor maneira, estudando e acreditando que o Linux é sim um sistema com muitas potencialidades e que num futuro próximo estará conquistando muitos adeptos e desktops. E enquanto isso, deixa o tio Bill pensar assim. Fui...


» Eduardo () em 05/10 08:05

REDUNDANTE HEIN!!!


» Pierre () em 05/10 08:22

"O executivo reconheceu, no entanto, que o código aberto vem crescendo e que ocupará uma parte importante do mercado sistemas operacionais. "Windows e Linux vão dominar o mercado", destacou"

Esta parte da entrevista para mim diz tudo!!!
Linux e Windows vão ter o seu espaço cada qual no que faz de melhor.
Cwagner realmente seu comentário foi muito infeliz, dizer que a Microsoft copia tudo é o mesmo que falar que o Linux é baseado na idéia original do Unix ou estou mentindo? Se o problema fosse copiar idéia ninguem usaria o Linux.
Mas o que acontece na Comunidade com alguns membros é que perdem tempo ofendendo a Microsoft e não produzem nada com estes argumentos, apenas enfraquecem o movimento por causa destas pessoas, a comunidade tem fama de "xiita".
E sempre quando chegamos em algum lugar para mostrar as vantagens do Linux vem a maldita fama!!
Venho sempre dizendo, usem Linux e Windows e deixem seus clientes felizes, mas se a sua área é apenas a ideologia e Stallman é o seu profeta, então você está certo, tudo que vem de Redmond é coisa do diabo!!!
Um abraço a todos.


» Manoel Pinho () em 05/10 08:52

Além de trolls o br-linux está ficando cada vez mais cheio de admiradores da Microsoft, Bill Gates e Windows. Será que estão redirecionando o site do Baboo para cá ?

E daí que o Bill Gates seja podre de rico ? Logicamente ele não iria pedir esmolas se a Microsoft acabasse, mas isso não significa que a empresa (ou ele) sejam indestrutíveis ou que não sintam medo de concorrência, tanto que estão correndo para tapar os rombos de segurança com o super-remendo SP2 e lançando versões "for dummies" do Windows para países em desenvolvimento, "por acaso" onde o linux ganha mais força.

Para abrir um tarball em ambientes gráficos existem vários programas, como o ark no KDE ou o gnozip do Gnome, tal como precisariam de um Winzip ou semelhante no Windows.

E essa questão de muitos defensores de software livre citarem a MS é porque ela, querendo ou não, é a referência (para muitos única) que existe na cabeça das pessoas na área de informática e, principalmente, de sistemas operacionais. Ela não é a única empresa que tem o modelo de negócio em torno de softwares proprietários, mas com certeza se aproveita da situação de monopólio no desktop para eliminar a concorrência através de práticas anti-éticas. E é por isso que quase todos os que defendem o software livre não gostam dessa empresa.

E essa estratégia de "ficar quetinho" e de "deixar para lá quem quiser usar windows" não vai contribuir em nada para o aumento do uso de softwares livres. É só ver como se comportam os usuários de *BSDs (que normalmente só querem usar o seu sistema em paz e não se importam muito com ideologias de software livre) e os usuários de linux. Não é à toa que o linux tem crescido muito mais. É "fazendo barulho" que aos poucos estamos fazendo as pessoas experimentarem vários softwares livres, como foi o caso do Firefox.


» Ark () em 05/10 09:11

Manoel Pinho: pára com esse maniqueísmo. Não é pq alguém gosta do Windows que vendeu a alma pro diabo...
Mais uma notícia pra inflar de posts de adolescentes "irados" com a MS.


» helder ribas () em 05/10 09:22

é inutil comentar sobre reportagens da IDGNow, eles são muito pró M$, é soh procurar na IDGNow que soh acha noticias tacando o pau no linux e elogiando o uncle Bill.
olhem soh isso
http://idgnow.uol.com.br/AdPortalv5/SegurancaInterna.aspx?GUID=9048280D-C084-42E8-9DE6-B385CE1E2F70&ChannelID=21080105
e olhem que o aviso é de seguranca média

hoje saiu uma altamente critica do IE, que certamente eles não irao colocar no ar http://secunia.com/advisories/12321/


» helder ribas () em 05/10 09:33

sobre o meu comentário anterior, no secunia o IE é considerado extremamente critico http://secunia.com/product/11/ e o firefox menos critico http://secunia.com/product/3256/

vendo no IDGnow soh se ve noticias pro MS e nada do linux, a nuam desculpa tem algumas sim
http://idgnow.uol.com.br/AdPortalv5/SegurancaInterna.aspx?GUID=FA70296F-CDA1-4F17-A436-AA8CF9F87649&ChannelID=21080105
http://idgnow.uol.com.br/AdPortalv5/SegurancaInterna.aspx?GUID=AE2AE0FF-34D3-4AED-A37E-489481BDF7EF&ChannelID=21080105

e sobre a falha do ie que eu tinha postado anteriormente(que tinah sido divulgada mes passado) não emcontrei pelo sistema de busca do site


» welrbraga () em 05/10 09:34

Bill Gates não precisa temer o Linux, o dinheiro que ele já tem consegue sobreviver "razoavelmente bem" pelo próximos 100 anos (se é que ele viverá isso tudo) ;-)

E mais. Desde que ele tenha repeito, não precisa temer.

E mais ainda. Quando ele acordar e lançar o Microsoft Word for Linux ... o mercado está de portas abertas (apesar de eu gostar muito e só usar o OO.org)

---------------------------

Augusto,

A frase "Gates contestou ainda declarações de que o sistema operacional da Microsoft vem perdendo espaço em servidores." (no final da noticia) está digitada duas vezes.


» Patola () em 05/10 10:00

Ark,

Você só posta no br-linux para reclamar de adolescentes babões? Como se não existissem adolescentes babões pró-Microsoft também... Não vejo maniqueísmo nenhum no post do Manoel Pinho e ele certamente não disse que é "porque alguém gosta do Windows que vendeu a alma pro diabo...".

Eu tenho MEDO de argumentos neutralistas como os seus habituais, que tentam fazer a Microsoft parecer "normal" ou adotam o dinheiro como valor moral. Mas pior ainda são comentários como esse, do welrbraga:

"E mais ainda. Quando ele acordar e lançar o Microsoft Word for Linux ... o mercado está de portas abertas (apesar de eu gostar muito e só usar o OO.org)"

São comentários que passam mais ou menos a seguinte idéia: Ok, a Microsoft hoje em dia é uma vilã, ela sacaneia pra caramba o software livre, ela faz FUD, ela tranca mercados, ela faz "doações" pra conseguir vantagens... MAS na hora em que ela acordar e resolver "Ok, gostamos de software livre, gostamos de GNU/Linux, vamos até fazer uma versão do Office pra ele e quem sabe liberemos algum código dele no futuro..." todo mundo irá aceitar e aceitá-la de braços abertos...

ACORDEM! Isto NÃO É O CORRETO! Isso simplesmente corrompe o princípio de justiça (inclusive o "paradoxo da vingança", pra quem sabe do que estou falando). Para ilustrar: Imagine dois times de futebol, um jogando contra o outro, está 3 a zero, e nos 44 minutos do segundo tempo você, que torcia pro time perdedor, de repente tem uma idéia: Ah! Vou trocar de time, agora torço pelo outro! E pronto, juiz apita, três a zero e você, com a maior cara-de-pau, diz que o seu time ganhou... É mais ou menos isso que deixaríamos a Microsoft fazer. ELA JOGA CONTRA NÓS! Se algum dia ela quiser jogar a favor, TEM QUE PAGAR TODOS OS ÔNUS DECORRENTES DE ESTAR NO TIME ERRADO POR TANTO TEMPO. E ela fez tanta coisa errada que, julgo eu, este ônus é grande o suficiente para que nem mesmo todo seu dinheiro seja suficiente para pagar isto, inclusive porque tem muito truque sujo e jogada ilegal.


» paulo () em 05/10 10:11

Não precisa temer mesmo não.
Há espaço para todos.


» Manoel Pinho () em 05/10 10:21

É isso aí Patola,

Infelizmente muita gente da "comunidade" usa linux porque "é de graça" ou porque é "cool" dizer que usa linux atualmente. Não entendem o que significa "livre" nem se interessam por código-fonte ou formatos de arquivos documentados e sem patentes.

O Bill Gates não está com medo ? Então vejam

http://www.pcworld.com/news/article/0,aid,118037,00.asp

------------------------------------

Microsoft Eyes Lighter Versions of Longhorn

Operating systems would be designed for specific server tasks, company says.

James Niccolai, IDG News Service
Monday, October 04, 2004

Microsoft is developing versions of its Windows operating system with only a subset of the Windows code base, designed for specific server tasks, in a move that could reduce maintenance costs for customers and create products that are less vulnerable to attack.

The new "role-based" products may appear in 2007, when the server version of Longhorn is scheduled for release. Offering a smaller code base would mark a significant technical shift for Microsoft and could help it to better address the competitive threat posed by Linux. But it also presents significant engineering challenges for the company, industry analysts say.

Microsoft already sells two role-based versions of Windows--one for storage and one for Web serving. They essentially conceal from users the parts of Windows that are not needed for the task at hand, making them easier to install and use. But those products still are based on the entire Windows code base.

With its Longhorn release, Microsoft hopes to offer role-based versions of Windows for tasks such as storage, file, or print serving that include only a part of the overall Windows code, says Martin Taylor, Microsoft general manager for platform strategy.

----------------------------


Só agora estão caindo na real de que um sistema operacional para servidores sério não precisa ter frescuras que só incham o sistema e comprometem a segurança.

Por que mudaram de idéia ? Concorrência do linux.


» Ark () em 05/10 10:24

Helder Ribas: ontem saiu uma falha de segurança no Mozilla que afeta todas as plataformas. Aqui também não saiu notícia.

Patola: sim, eu não tenho problemas em usar o Windows XP no desktop (inclusive minha cópia é registrada).


» Bardo () em 05/10 10:32

Eh no que da tentar ser um pouco coerente... Aparece um ou outro "Senhor do Conhecimento" e dispara "xiita", "linux eh como o dos", "linus copiou o minix" e outras barbaridades...

Nao sei porque, ainda nao me acostomei com isso, por mais que volta e meia alguem venha com incoerencias do tipo, isso ainda me traz mal estar.

Sobre a MS: nossa guerra nao eh contra ela, mas ela tem deixado cada vez mais claro que sua guerra eh contra nos. (e se nem o Bill tem medo do Linux, eles precisam aperfeicoar o seu FUD ;)


» Pierre () em 05/10 10:49

A Microsoft não sacaneia o Software Livre, quem sacaneia o Software Livre são os xiitas de plantão que tem a visão pequena e apenas olham o sol girando em forma do umbigo, esquecem que existe outro mundo, pessoas com pensamento diferentes e para que estas pessoas possam um dia a fazer parte do SL é preciso conhece-la e também valorizar o que elas fazem de bom, o que vejo é muita gente que não conhece nada e criticar quem usa Windows, quem programa em VB, Delphi ou qualquer outra coisa que venha do "império do mal". Enfim um pensamento retrogado e fanático que não sabem que para se alcançar uma conquista é preciso acima de tudo respeitar as pessoas independente dos seus pensamentos.
Eu uso Linux sim, instalo para amigos e participo de projetos, mas respeito o próximo e sua opção, e não vejo a Microsoft como uma inimiga, vejo como uma empresa que tem seu modelo de negócio e ficar chorando "pitangas" não vai resolver nada. muito menos lutar contra o grande satã com guerra santa de plavras!! O que vai resolver é ação, respeito, procurar soluções viáveis mas que a mente não esteja fechada apenas para o que você quer, mas sim para resolver o problema do outro.
Adiantar tirar o AutoCad de um engenheiro? Para quem usa o Visio é bom trocar pelo Dia? E o PhotoShop? ( Vão dizer que o GIMP é melhor ), E o Corel? E o pessoal do VB, Delphi? Enfim, mil razões para se pensar e se mudar atitudes, revolução se faz com ações e não com discursos inflamados e radicais.
Se tem a campanha do troll porque nao tem a campanha de respeito aos usuarios de outros sistemas?
É só falar alguma coisa, mesmo que técnica sobre Windows que é troll!!!
E para falar de Windows nao preciso ir no baboo, porque Windows e Linux as vezes andam de mãos dadas, o samba é um exemplo.
Tenho esta posição em relação ao windows, porque não sou cego e sei que existe outro mundo e para ser da comunidade nao preciso ficar falando mal da Microsoft, até porque quem tem telhado de vidro nao joga pedra nos dos outros.
Enfim se ter consciência, saber que existe um modelo de negócios diferente, saber que existe outras soluções diferentes da que você defende as vezes superiores as vezes inferiores é ser troll, eu acho que sou.
Mas os fanáticos que só entram para falar mal da Microsoft e dos usuários do Windows, são o que?
Seriam Linuxtroll??
Fica a dúvida!!!


» Patola () em 05/10 11:03

"A Microsoft não sacaneia o Software Livre"

Sacaneia sim. Com monopólio, FUD, truques sujos, jogadas imorais e até ilegais. Só não vê quem não quer.


» helder ribas () em 05/10 11:09

Pierre: acontece que a Microsoft esta fazendo propaganda contra o linux, get the facts é o maior exemplo disso.

existe propaganda a favor e contra linux, mas o que me deixa com raiva é que alguns veiculos de comunicacao que deviam ser imparciais(como a IDGnow) são totalmente favoraveis a microsoft.
alguem se lembra desta noticia "Windows vence Linux em TCO, diz USP" (http://www.revistadolinux.com.br/forum/000,020,2,2003.1204.104100.html),
ela tinha saido anteriormente no baguete (http://www.baguete.com.br/), eu conheco os dois professores da usp(joa batista e odemir bruno), e quando saiu a noticia fui falar com eles, os dois ficaram abismados com a noticia e afirmaram que a conclusao da pesquisa é totalmente diferente da que esta publicada no site.
mais fud que isso acho que naum existe


» Pierre () em 05/10 11:12

Sacaneia, assim como a Rede Globo sacaneia as outras emissoras de tv, o Mac Donalds sacaneia os adversários, a Coca-Coca sacaneia os concorrentes, a Ambev no mercado de cervejas, tem milhões de exemplos para citar. Todo mundo reclama de quem está na liderança do mercado, reclamam da Microsoft, como um dia reclamaram da IBM, Digital, da Novell e todo mundo que tem a liderança no mercado é o alvo.
Estes detalhes também, não enxerga quem nao quer!!!


» helder ribas () em 05/10 11:21

Pierre: pelo o seu post, a microsoft pode fazer o que bem entende pois as outras tb fazem, isso é errado, e as pessoas tem o dever de evitar a proliferacao destas taticas, ter conciencia critica e saber diferenciar o certo do errado.
dificilmente eu como no mac pois acho o preco um absurdo, o jornalismo da rede globo é tendencioso, isso é verdade, o ibm sacaneia, a novel tb, etc. mas redimir a M$ soh porque as outras tb praticam taticas desleais é pedir demais.


» Manoel Pinho () em 05/10 11:35

Bem, eu sinceramente acho que nunca nos livraremos da Microsoft, Globo ou McDonald's porque elas sempre vão ter mercado. O mundo é cheio de comodistas que não gostam de variedade, informação ou ter que pensar.

Vejam o McDonald's: há até filmes recentes ("A dieta do palhaço", se não me engano) provando que faz mal e mesmo assim vemos nascendo gerações de crianças obesas e com grandes probabilidades de problemas futuros por causa disso.

E a rede globo ? Com suas novelas imbecilizantes e seus noticiários vendidos fazem o que os poderosos querem: manter o povo quieto e longe de querer mudar as injustiças.

E a Microsoft ? Imbeciliza o mundo da informática e elimina concorrentes mais criativos. É o McDonald's da Informática.

Quanto à necesidade do uso do Windows por causa da existência de programas proprietários sem equivalentes funcionais livres isso é uma realidade, mas isso não significa que terei que apoiar as práticas desonestas da MS. Teremos que conviver com esse sistema por muito tempo ou talvez para sempre, mas isso não significa que não possa usar softwares livres para racionalizar meus gastos, evitando ter que adquirir softwares proprietários para certas funções.

Não é com políticas "deixa para lá" que vamos mudar a situação atual de oferta de certos aplicativos proprietários profissionais. É incentivando que mais pessoas e empresas usem linux e softwares livres que criaremos mercado, que é o que realmente interessa quem faz software proprietário.

É muito mais cômodo deixar para lá e usar linux como um "brinquedinho de geeks", mas se você acredita realmente na filosofia do software livre e deseja que ele possa ser usado em um número maior de situações terá que ter uma atitude ativa na promoção e desenvolvimento do software livre. E se a MS ataca essas atitudes com FUD, propaganda direcionada ("Get the Facts") e ações sujas (como bancar a SCO e patentear tudo o que encontra), então ela é sim um inimigo e devemos combatê-la.


» Pierre () em 05/10 11:40

Helder,

Não se trata de redimir a Microsoft, que ela tem tãticas despreziveis, isto ela tem, que ela procura monopolizar, isto ela faz. Não acho a Microsoft uma santa, o que reclamo é dos xiitas de plantão que ofendem todo mundo que usa tecnologias Microsoft, isto não ajuda o Software Livre, isto equivale a achar que o usuário de cigarro e tão ruim como a Souza Cruz.
Trabalho com tecnologia Microsof, mas também uso o Linux, e como o Manoel Pinho disse "não por ser de graça", mas porque sei das qualidades e benefícios e como é importante compartilhar conhecimento.
O que reclamo é do mal tratamento com usuarios que usam Windows.
Eu nao acho legal este lance de ser troll porque se fala de Windows ou por o cara tem suas convicções é um saco!!!
Sei que a Microsoft não é Madre Tereza de Calcutá, mas para o Linux crescer é preciso saber que a Microsoft soube se aproximar dos usuarios e isto é importante para o SL.
É dificil eu tomar esta posição e tecer meus comentários, mas acho que é importante acabar com esta ala xiita do SL.
Quem fala o que quer, escuta o que não quer!!!
E para encerrar, a Microsoft não é tão ruim como dizem, quem fala, na maioria das vezes nunca usou nenhuma tecnologia a nao ser o windows e pronto!!!
Quem fala do 2003, nunca configurou, quem fala do .NET, nunca usou e por ai vai.
Falta imparcialidade!!! Só isto.
E sempre vão existir Windows e Linux, isto é fato!!!


» Pierre () em 05/10 11:46

Manoel,

O que você quer dizer com o termo "imbeciliza o mundo da informática"?
Poderia detalhar por gentileza, desculpe-me se fui imbecil!!!


» Bardo () em 05/10 12:06

Pierre, seguir especificacoes eh bem diferente de copiar (voce disse que o Linux "copiou a ideia do Unix"), mas isso tambem nem eh o mais importante. O importante eh que para defender uma empresa voce esta utilizando alguns argumentos vazios e, mais importante ainda, atacando pessoas.

Eu mesmo sou um dos que voce chama de "xiita", que defende os ideais do Software Livre (e outros mais), mas nem por isso trato mal quem usa Windows. Gostaria apenas de pedir que voce, que "nao eh xiita" e tem "visao grande", veja que "existem pessoas com pensamentos diferentes" e respeite "posicionamentos ideologicos".


» Manoel Pinho () em 05/10 12:34

"O que você quer dizer com o termo "imbeciliza o mundo da informática"?

Poderia detalhar por gentileza, desculpe-me se fui imbecil!!!"


Não estou chamando ninguém de imbecil. O termo foi dirigido ao modo como a MS desenvolve seus produtos.

Leia essa entrevista do próprio Tio Bill e veja o que ele pensa dos administradores:

http://www.osnews.com/story.php?news_id=8448

"As to how Microsoft is going to beat Linux according to Gates, it seems to be via its software's value, rather than the price. Bill Gates is trying to create software that needs little maintainance and little support. By doing so, he hopes to cut down the number of IT administrators needed on companies (a good admin costs overall up to $200,000 per year for a given company here in the Bay Area, for example). On the other hand, Linux rivals (e.g. Red Hat) are making money primarily by support calls and require capable administrators. Gates hopes to elliminate this need."


Ou seja, ele quer criar sistemas que precisem de pouca gente e mal qualificada para administrar.


"As for consumers, in these same countries Windows piracy is high. In other words, Windows is free for some of these people. And so is Linux. Having two products that are essentially "free" in one way or another, it all comes down again to the actual value of the software."

Isso é o que ele pensa do termo "free" (que em inglês tem duplo sentido). Para ele e muitos o linux é "de grátis" assim como seus windows piratas e isso é o único fator que importa para eles. Código-fonte aberto (realmente, não como aquela palhaçada de "shared source" da MS, em que o cara só pode olhar mas não recompilar o código), padronização no formato de arquivos, obediências a padrões internacionais, etc para ele e muitos que estão trolland aqui não servem para nada...


» Anonimo () em 05/10 12:44

"Bem, eu sinceramente acho que nunca nos livraremos da Microsoft, Globo ou McDonald's porque elas sempre vão ter mercado. O mundo é cheio de comodistas que não gostam de variedade, informação ou ter que pensar."

Isto é generalização. Chamar de comodista as pessoa que usa produtos MS, vê a Globo ou come no McDonald's

A pessoa gosta mais do Windows : É comodista. E dai se ela acha o windows superior ?

Vê a globo ? É comodista. Nem pergunta o qual programa ela assiste. ( Só falta respoder este post falando q TODOS os programas da globo são ruins )

E depois reclamam qdo são chamados de xiitas ...

"Vejam o McDonald's: há até filmes recentes ("A dieta do palhaço", se não me engano) provando que faz mal e mesmo assim vemos nascendo gerações de crianças obesas e com grandes probabilidades de problemas futuros por causa disso."

As crianças estão crescendo obesas ? Temos que achar um culpado.
Claro !!! É o McDonald's, tinha que ser. Vamos lah queimar as lojas deste monstro capitalista que está engordando nossas crianças : )

"E a rede globo ? Com suas novelas imbecilizantes e seus noticiários vendidos fazem o que os poderosos querem: manter o povo quieto e longe de querer mudar as injustiças."

Novelas imbecilizantes, noticiarios vendidos para manter o povo quieto. Isso é papo de
pseudo-intelectual dos anos 80. Se atualiza !!!

"E a Microsoft ? Imbeciliza o mundo da informática e elimina concorrentes mais criativos. É o McDonald's da Informática."

E ainda reclamam qdo. são chamados de xiita. Olha essa frase.


» escovadordebit () em 05/10 13:07

Depois que o tio Bill disse aquelas besteiras a respeito da internet, há uns 10 anos atrás, o que me espanta é que ainda tem gente que presta a tenção no que ele diz. Aliás... nada do que ele diz ultimamente tem dado certo...


» Anonimo () em 05/10 13:19

"Gates is trying to create software that needs little maintainance and little support. By doing so, he hopes to cut down the number of IT administrators needed on companies"

>> Ou seja, ele quer criar sistemas que precisem
>> de pouca gente e mal qualificada para
>> administrar.

Ele diz que quer criar software com pouca manutenção e suporte.

Vc traduz/interpreta como : 'quer criar sistemas que precisem de pouca gente e mal qualificada para administrar'

É facil levar uma discussão assim. Colocando palvras na boca dos outros.


» Pierre () em 05/10 13:27

Manoel,

Eu vejo por outro prisma, tudo depende de como você está disposto a entender, você imagina que facilitar tarefas, gera imbecis, eu imagino que facilidade, em muitos momentos gera produtividade, e esta facilidade ainda é o calcanhar de aquiles do Linux em relação ao usuário comum. Se levar ao pé da letra o que você diz, o webmin da CL10 forma imbecis, porque ele facilita muito as configurações de uma máquina. E tem tantos administradores ruins de Linux como tem de Windows e isto é fato.
O Windows tem a proposta de facilitar e em matéria de interface ainda é imbatível e isto é fato!! O Linux evoluiu muito e espero que um dia chegue de fato ao usuario comum, eu particularmente ficaria muito feliz com isto.
Mas nem só de mundo texto vive o mundo e as pessoas, o que pode ser bom para você, pode não ser o ideal para o outro, só quero chegar a este ponto.
Em matéria de servidor o Linux, na minha opinião é muito superior ao windows, mas em desktops imagino que a estrada seja longa para atingir as massas.
E mais uma vez afirmo, imagino que em um futuro o mercado será dividido, até por um detalhe.
"Toda unanimidade é burra!!"
Windows em demasia é tão ruim como Linux em excesso, só muda os lados.

Bardo,
Falar em "xiita" é pouco diante dos adjetivos que os usuarios de Windows recebem.
Respeito quem usa Linux sim, tanto que uso em casa e no trabalho, só não admito o desrespeito aos usuários do Windows é fácil ser simpático com a boca calada, mas prefiro ser antipático expondo meu ponto de vista.


» Pierre () em 05/10 13:37

Bardo,

Em relação a copiar, eu só quis dar um exemplo, porque dizem que a Microsoft cópia tudo e não cria nada, só quis lembra que este argumento não é tão justo, porque o Linux é baseado na idéia do Unix, não vejo mal em se copiar idéias e melhora-las, o problema é que o colega falou das atitudes em relação a Microsoft e suas cópias e lembrei a ele sobre este aspecto do Linux.
Não estou defendendo a Microsoft, sei das práticas delas, mas também não podemos ser injusto em todos os pontos e falar sem imparcialidade, quando isto acontece a opinião perde crédito.
Só quis dizer isto!!
Não posso ofender a comunidade, até porque uso Linux há 4 anos.
Só isto!!!


» Marcelo Ulianov () em 05/10 13:50

Bom, vamos lá... Acredito que não exista sistema mais pixado do que o Macintosh. Usuários de windows e linux, sem nunca terem chegado perto de um Mac, pixam... Ja ouvi coisas como " sistema para débil mentais " e afins... O engraçado é que o nicho de mercado em que o Mac tem a maior aceitação, é justamente a área de criação e propaganda, aonde, suponho, não exista espaço pra gente lerda ! Agora a indústria da música e do cinema tb estão se rendendo... Estou citando o Mac aqui, para mostrar que " facilidade " nada tem a ver com imbecilidade ! Designers com anos de prática em Photoshop, verdadeiros magos da imagem, usam e aprovam esse sistema, que é muiiiito mais fácil de ser utilizado do que windows ou linux ! Então acredito que essa facilidade deva ser uma meta à ser atingida por qq SO que queira ser Desktop !
Bill gates não deve temer ninguem mesmo... Está em uma posição privilegiada, que conquistou com méritos, só quem é muito inocente acredita que se chega aonde ele chegou , com " muito trabalho e boa vontade"... A adolescência é uma fase muito bonita,mais um dia acaba...Ao menos para a maioria das pessoas... Alguns ainda acreditam que vão mudar o mundo, que papai noel existe, e que a cegonha tras tds os bebes ao mundo...


» Diogo () em 05/10 14:23

Sou administrador linux jah faz 4 anos!!! olha que coisa em.... ateh que dou bom nisso...hehehhe

mais tipo... um cara ai comentou sobre "clica aqui e clica ali" e tudo certo e comparando o linux como um fator de flexibilidade... um "algo a mais"...

mais posso falar? esse negocio de linha de comando jah estah no passado! jah era... ou anda pra frente ou nem reza braba vai fazer com que o linux suba mais... naum adianta... mudar pra linux soh pq eh mais baratinho pra mim eh uma deshonra.... gostaria que mudasse por cusiosidade e por interesse e naum por preço!

OLHA EU!!! 4 anos trabalhando que nem condenado com isso (ateh que ganho bem)... mais eu num quero fazer isso pro resto da vida... meu negocio eh JAVA!!! to aprendendo que nem loco... pra sair e num ter que ficar digitando ping, mount, modprobe, make... AHHAHHHAAHHAHAHHHHHH que saco... puta negocio injuativo e sem nexo... se tem quem faz pra gente clica por que naum usar?! horas?! que inveja a suas ein?! foda-se o bill gates... o que importa eh que tudo tente ao mais bonito e ao mais pratico... o humano eh assim... e vcs querem andar pra tras eh??? pra mim linux por enquando soh eh ganha pão... e olha lah!!!

desculpem-me o palavriado e desculpe se ofendi a comunidade linux... mesmo pq sou um membro tbm... um membro cansado da mesma "mesmisse" de sempre...


pra mim linha de comando jah era... jah era... que o futuro venha horas!


» Professor Pascoale () em 05/10 15:09

Diogo,

antes de começar a mexer com JAVA você deveria aprender a falar português.

Acho que tanto Manoel Pinho, defendendo o ponto de vista da comunidade Linux, quanto Pierre e outros que defendem a Microsoft têm razão em vários pontos.
Bobagem ficar discutindo isso aqui.


» Alex Cover () em 05/10 15:22

A Marca do Anticristo
E por este signo o reconhecereis: escrever naum no lugar de não. E a besta trará nos bolsos fotos de gatinhos. E de sua boca não sairá nem sim nem não, mas apenas ai, pára kom isso, tô fora!!!!


» Ark () em 05/10 16:26

Manoel Pinho: vá até o site cinema.art.br e veja a crítica sobre o filme a Dieta do Palhaço. O filme é altamente tendencioso. Culpar uma lanchonete por pessoas obesas é um pouco demais, não acha?


» ThLux () em 05/10 17:13

Diogo,

quando me referi que windows gera um círculo vicioso nos usuários na questão do "clica aqui e ali e tá tudo pronto", quis defender a idéia de que tanto o novato no sistema quanto aquele que já trabalha no mesmo fica completamente limitado e às vezes desconhece como dar um comando simples no modo texto para resolver algo. Você mesmo menciona que é um bom administrador de Sistemas Linux, certo? Pois bem, você sabe o quanto ralou pra chegar aqui e "sobreviver" de Linux, portanto penso que vc é um afortunado, pelo menos sabe. Agora, "usar" computador é bem diferente de "administrar" uma máquina. Os cursos de hoje sequer mencionam DOS, que é básico e muito mais simples do que o shell do Linux. No entanto, não que um usuário comum tenha a obrigação de saber usar um make, modprobe ou tar, apesar que isso um dia vai fazer falta. Mas seria interessante que as pessoas que estão tendo o primeiro contato com o Linux pudéssem conhecer esses recursos, porque aí sim teríamos profissionais qualificados e capacitados que nem você. Quanto a automatização de tarefas no Linux através de "clica aqui e tá tudo resolvido", sabemos que muito já foi feito, inclusive temos distros que utilizam o modo gáfico para essas tarefas e de forma bem mais descomplicada.


» Manoel Pinho () em 05/10 17:46

Pelo jeito tá todo mundo feliz com as novelas da globo, o jornal nacional, os hamburgueres sem gosto e gordurosos do McDonald's e os seus Windows XPiratas.

Pelo papo de vocês eu acho que devo ser xiita então... Talvez por isso inconscientemente eu tirei essa foto numa viagem há um tempo atrás:

http://mpinho.cjb.net/pinho.jpg

:-)))


» Pierre Freire () em 05/10 18:00

Manoel,

Putz!!!

Como você é radical!!! Manda uma foto montado em um camelo só porque o camelo é o simbolo do PERL(risos).
Custava mandar uma foto tomando uma xícara de café, para lembrar o Java!!!
Agora ficou explicado!!!
Que ala te abençõe!!!!

PS: Bem brincadeiras a parte, uma troca de idéias é sempre importante, onde nós ensinamos e com certeza aprendemos, apesar de ser considerado "troll", eu gosto destes debates, isto também faz parte da liberdade!!!
Já que o Manoel não toma coca-cola, não assiste a Globo e não come no Mac Donalds, temos que respeita-los.

Um abraço Manoel.


» ThLux () em 05/10 18:54

Manoel, apenas pra descontrair:

Se deixar barba, vira um autêntico Bin Laden!!! hehehehe.

Brincadeira.


» shemesh () em 05/10 19:09

| CWagner, seu comentário é o exemplo clássico do maniqueísmo

É justamente o oposto. O BR-Linux é um site sobre Linux, Pró-Linux, pró-Software Livre. Qualquer pessoa que leia uma notícia ou publique um comentário, tem de ter isso em mente. As notícias sobre a Microsoft publicadas aqui são as que se referem diretamente ao Linux. Por enquanto, a Microsoft tem procurado combater o Linux, então não espere uma reação favorável dos leitores.

| Reza a lenda que a maior parte do DOS foi praticamente dada pela IBM para a MS

Steve Ballmer afirmou certa vez, com outras palavras obviamente, que a IBM ensinou a ele e a Bill Gates todos os truques sujos que sabem. (A IBM se redimiu recentemente ao fazer um mea culpa através de um de seus representantes num evento sobre Linux há uns 2 anos.)

| já que a última não acreditava no tal do computador pessoal.

Isso é lenda. Um dos primeiros computadores pessoais foi fabricado pela IBM em 1975.

http://oldcomputers.net/ibm5100.html

Era um bom produto, o único problema é que era irrealmente caro (US$20.000). Na mesma época, a MITS lançava o Altair por meros US$400. A IBM lançou umas três ou quatro versões de computador pessoal, baixando sucessivamente o preço, ao mesmo tempo em que incorporava avanços, até chegar ao IBM PC-AT em 1981, que considerava ideal. A IBM SEMPRE esteve interessada no mercado de PCs, só não tinha pressa, e ganhou muito dinheiro com isso até hoje.

| A interface do windows é claramente baseada na da Apple, que foi baseada na da
| Xerox. Ou seja, um copiou da outra, como acontecia na época.

A Apple obteve LICENÇA da Xerox para incorporar a interface gráfica em suas máquinas. A Microsoft simplesmente surrupiou o conceito e sofreu um processo por 10 anos movido pela Apple, encerrado em 1997, quando a Microsoft resolveu fazer um acordo.

| Esse era apenas o modo de se fazer negócio.

Esta é, NMO, o maior malefício que o sucesso de Bill Gates e da Microsoft já fizeram à história do desenvolvimento da tecnologia: passar a idéia de que a pilhagem, o roubo, a puxada de tapete, a passada de perna são a norma nos negócios.

| Foi o primeiro a apostar no uso de computadores dentro da casa,

A aposta na computação dentro de casa veio muito antes, com o Multics, depois reduzido para Unix que desembocou no Linux.

| Enquanto isso, o software livre não passaria de uma aspiração do Stallman

Bill Gates disse que Software Livre sempre existiu. Stallman não é o inventor desse conceito. Stallman é apenas um porta-voz de uma comunidade de desenvolvedores que sempre existiu e passou a sofrer restrições depois que software virou indústria.

| Entretanto, não vejo ninguém acusando o herói finlandês de "copiar" ou "roubar"
| idéias dos outros.

Torvalds escreveu Linux do zero. O próprio Tanenbaum, criador do Minix, afirma isso. Torvalds jamais poderia ser acusado de roubar as idéias de Tanenbaum porque este era PROFESSOR e seu objetivo era fazer seus alunos adotarem suas idéias. Imagine se meus professores vierem me processar por usar uma idéia que eles me ensinaram em classe ou publicaram em livros ou apostilas? Seria o cúmulo, você não acha? A Microsoft, ao contrário, já foi arrastada inúmeras vezes aos tribunais, pagou multas pesadíssimas e fez acordos sem conta pelo tanto que violou direitos autorais alheios. Ninguém está querendo condenar uma empresa e um empresário que já foram tantas vezes condenados pela própria Justiça. Mas não faz sentido ficar incomodado porque se mencionam fatos recorrentes e reincidentes, ainda que negativos para a MS. Taí pra todo mundo ver, vamos fazer o quê, fingir que o problema não existe?

| Caio, o dinheiro dele não está todo na MS.

Mas a maior parte está.

| vc verá que ele tem investimentos e sociedades em empresas farmacêuticas,

Isso é um procedimento prudente que todo ricaço emprega: diversificar os investimentos para reduzir os riscos.

| tem a própria fundação dele que joga uma grana forte em educação e apoio a pesquisa
| para doenças em terceiro mundo...

Todo cara rico e muito exposto tem sua fundação e contribui com projetos sociais. É uma forma de amenizar possívies críticas contra sua atuação e obter bons descontos no IR. Até a Máfia faz uso desse expediente. Infelizmente, não dá muitas dicas positivas sobre o caráter de Bill Gates.


» critico () em 05/10 21:59

=Sacaneia sim. Com monopólio, FUD, truques sujos, jogadas imorais e até ilegais. Só não vê quem não quer.=

- O pior é que quem diz vê é o pior exemplo disso, defendendo software livre e sendo programador de software proprietario. Qual é a moral que você tem para defender seus ideais? Eu costumo dizer que o problema de um tal de 'Patola' nao é 'software proprietario'. É A MICROSOFT.
É A UNICA ALTERNATIVA DEPOIS DE NAO AGUENTAR A MAO PESADA DOS SLACK DEFENSORES.


» Marcelo Ulianov () em 05/10 22:07

Critica à critica do critico : " Ideologia não paga as contas no fim do mês ".


» CWagner (ao som de Twiis and Shout e pedindo liceça ao Clone do Pasquale :) () em 05/10 22:09

Maniqueísmo s.m. 1. Religião de Mani ou Maniqueu, baseada num gnosticismo dualista (-> encicl.) - 2. Qualquer doutrina basada, como a de Maniqueu na coexistência dos dois princípios opostos - o do bem e o do mal.

Vendo por esse lado até concordo com o Raphael (por favo, sem represálias :), pois sempre achei que existem duas maneiras de se fazer tudo na vida, a certa e a errada.

A errada geralmente é a mais fácil, mais rápida e a que geralmente leva a benefícios imediatos, e por isso mesmo, nesses tempos em que dinheiro vale mais que a vida de pessoas, muitos a consideram a maneira "correta".

A maneira certa, normalmente é a mais difícil, mais demorada, cujos caminhos a serem trilhados são cheios de obstáculos e geralmente não vemos um objetivo claro no final. Nem preciso dizer que não é a preferida das multidões.

Não considero uma filosofia de vida, mesmo porque a nossa vida não é binária (0/1, verdadeiro/falso), e entre esses dois valores existem infinitas possibilidades.

E por último, não sou contra usuários de Windows. Existem muitos usuários Linux que têm muitos vícios, apelam para programas "padrões" para fazer qualquer coisa, etc. Sou sim, a favor de que o usuário aprenda a USAR a informática de maneira responsável e séria, pois acredito que essa é a área que seguirei por muito tempo na minha vida e farei todo o possível para mostrar o que acho correto, e não apenas sequir a corrente. Acredito também que o Software Livre é sim, a maneira correta de disseminar o conhecimento das diversas áreas da computação, por isso o defendo onde quer que eu esteja e tenha direito da palavra, assim como qualquer um que freqüenta o BR-Linux.org.


» montaro () em 05/10 22:09

mais informacoes sobre nossa queria companhia...
http://www.lugod.org/microsoft/
http://www.f*ckmicrosoft.com/


» Raphael () em 06/10 00:22

Cwagner, legal o comentário bem ponderado. Eu só queria esclarecer um pouco o porquê dessa visão de que todo mundo tem de simplesmente bater em tudo e em todos que são grandes.

Só queria entender o que vc quer dizer com "utilizar a informática de forma correta". vc diz que o cara apela e usa programas-padrão para fazer qualquer coisa... Eu pergunto: e daí? Não está alcançando o objetivo dele? Não é esse o objetivo final?

Quanto a discussão que vem rolando por aqui... o Manoel Pinho já enfiou a Globo, a Coca-Cola e o McDonald´s na história. São mega-corporações, que tem concorrentes, e tem muitos artifícios sujos na manga, sem dúvida. Mas eu queria saber quem é que obriga alguém a assistir a Globo, a tomar Coca-Cola ou ir comer no McDonald´s.

Que eu saiba, ninguém.

Acha o programa da Globo ruim? Muito bom. Eu tb. Faça como eu e não assista. Que mais você vai querer fazer? Acha que ficar gritando pra todo mundo que a novela é pra imbecis, ou ficar divulgando todos os "podres" dela vai diminuir a audiência dela? Duvido muito.

O fato de você não estar "satisfeito com novelas da globo, o jornal nacional, os hamburgueres sem gosto e gordurosos do McDonald's e os seus Windows XPiratas." não te tornam um xiita. No máximo, te tornam alguém experiente e com gosto apurado.

Se tem gente que acha que é bom o que eles fazem, perda de tempo/saúde/dinheiro deles, azar o deles.

O que me incomoda é essa coisa de achar que tudo que parte de quem é grande deve ser combatido, desprezado ou diminuído. o shemesh (além de achar que Gates devia pegar o dinheiro dele e fazer única e exclusivamente o bem pela sociedade) diz que a MS não foi a pioneira no campo de desktop.

Parênteses: me desculpe, mas 20000 dólares pra um computador pessoal não é apostar em nada. É apenas um conceito. A IBM só teve sucesso com o PC-AT graças a popularização do DOS e dos softwares voltados para a computação pessoal, desde editores de texto (O notepad, que em suas primeiras versões só podia abrir textos com até 256 caracteres) até jogos e agendas para organização pessoal. Entretanto, o mesmo shemesh se esquece de que a mesma MS foi a primeira empresa a ser bem sucedida na explosão do conceito do desktop.

Por que ela conseguiu, e os grandes da época falharam? Justamente por apostar no software, não no hardware. Na época, era o hardware que importava, o software era acessório. O próprio Stallman sabe disso, e essa era a regra entre as grandes empresas de computação.

A MS mudou esse jogo, e precisava ter um ponto para lucro: se a minha fonte de renda é o software, é dele que eu tenho que tirar dinheiro. Solução óbvia? Licenças por uso. Hoje, já é uma outra situação (e mudança dessa situação que é, na minha opinião, o grande feito do Linux), mas era perfeitamente cabível na época.

Nesse ponto que eu discordo radicalmente do Stallman, que diz que eu "perco minha liberdade" ao comprar/usar software proprietário. Isso é um absurdo! Eu estou pagando pra obter um contrato para ter uma vantagem competitiva sobre alguém. Se meu negócio tem um sistema que pode me fazer ser mais produtivo, isso é um investimento. Às favas com a tal da liberdade... business is business!

Pra encerrar... eu costumo frequentar regularmente o site. Mas já é tempo do pensamento dominante começar a mudar um pouco. "Pró-Linux", "Pró-SL", "Anti-MS", tudo isso é bobagem... Já tem tempos que vejo muita gente que em vez de buscar ajudar os outros, ou trazer luz aos fatos que aparecem, só postam aqui o óbvio, ou para diminuir aqueles que não fazem parte da grupo. Desse jeito, deixa de ser uma comunidade, e vai virar uma ganguezinha virtual...


» bebeto_maya () em 06/10 05:15

"CWagner, seu comentário é o exemplo clássico do maniqueísmo que aparece nessa comunidade, de vez em quando."

__Ah, tá!Aqui é de vez em quando, na sua deve ser todo dia!!!

"É naturalíssimo que alguém comece seu trabalho usando idéias já estabelecidas. A Microsoft é apenas um exemplo disso, e não a criadora desse comportamento coorporativo. "

__VOcÊ está falando de idéias pré-estabelecidas, ou inventadas e clonadas, afinal a MS enterrou o OS/2, você não acha esquesito alguém ficar podre de rico da noite pro dia. . .Me poupe, a MS reinventa a roda desde que me conheço por gente, mas ela não deixa de ser redonda:

*Windows 2000 baseado em NT, que é inspirado em UINIX(BSD)
*Windows XP baseado em 2000. . .E por aí vai


"Reza a lenda que a maior parte do DOS foi praticamente dada pela IBM para a MS, já que a última não acreditava no tal do computador pessoal. A interface do windows é claramente baseada na da Apple, que foi baseada na da Xerox. Ou seja, um copiou da outra, como acontecia na época. Logo, não há lobo nem cordeiro nessa história. Esse era apenas o modo de se fazer negócio."

__A Apple domina 2% do mercado, o seu conceito de lobo e cordeiro é meio distorcido, não acha. . .


"Voltando ao tópico... Pq quando o Bill Gates faz alguma coisa, é "copiado" ou "roubado" dos outros? O cara tem muitos méritos sim. Foi o primeiro a apostar no uso de computadores dentro da casa, e claro que pra isso desenvolveu seus produtos a partir de sistemas que já existiam."

__Que mérito. . .Foi o inventor do maior vírus da história,(o próprio Windows) de uma geração de ''e-donkeys'' que só sabem clicar em iniciar para iniciar, e é o responsável por 8 travamentos a cada segundo de PCs.O único mérito dele foi ficar podre de rico, e se passar a perna nos outros é mérito, eu vou ficar bem longe de você, e sempre de frente com o traseiro protegido!

''Enquanto isso, o software livre não passaria de uma aspiração do Stallman se o Torvalds não pegasse o código do Minix e resolvesse trabalhar em cima disso. Entretanto, não vejo ninguém acusando o herói finlandês de "copiar" ou "roubar" idéias dos outros.''

__É claro, ele não roubou, lembre-se que isso é software livre, e é por isso que gente como Bill tem tanto ódio dele, afinal não pode roubá-lo, não dá!

"Caio, o dinheiro dele não está todo na MS. Basta acompanhar um pouco da atividade dele, e vc verá que ele tem investimentos e sociedades em empresas farmacêuticas, bancos de investimentos, tem a própria fundação dele que joga uma grana forte em educação e apoio a pesquisa para doenças em terceiro mundo... o cara não é perfeito, e você tem todo o direito de não gostar dele. Agora, seja um pouco mais imparcial nos posts, que tal?"

__Oh ,que lindo, ele não é perfeito, realmente: processou uma escola pública nos EUA, que cuidava da educação de crianças carentes em um bairro miserável, porque a escola usava o ''pega-besta'' do WIn95. . .Faça-me o favor de deixar de ser puxa-sacos e cego, todo o investimento dele é visando o retorno, doutra forma não seria investimento. Ele matou o mercado de informática criando um ''curral de mercado'' onde todas as empresas vivem em função do próximo lixo despejado pela Redmond no mundo da tecnologia.Eu não preciso dizer mas nada, você deve ter um pôster do Bill, ou ser ''cacho'' do Baboo, ou o que é pior, um cara que trabalha na MS e nunca usou Linux...E tá aqui só para criar discordia.


» bebeto_maya () em 06/10 05:29

Raphael disse:
"Nesse ponto que eu discordo radicalmente do Stallman, que diz que eu "perco minha liberdade" ao comprar/usar software proprietário. Isso é um absurdo! Eu estou pagando pra obter um contrato para ter uma vantagem competitiva sobre alguém. Se meu negócio tem um sistema que pode me fazer ser mais produtivo, isso é um investimento. Às favas com a tal da liberdade... business is business!"

__Essa foi o cúmulo. . .Parece que você nunca leu a EULA,:A MS isenta-se de qualquer prejuízo causado em seu computador ou mesmo na sua saúde por seu sistema, lê a porra da EULA e para de falar merda, cara!

__As farvas com a tal liberdade, né. . .Foi esse racíocinio que gerou escravidão em séculos passados e incentivou a revolução industrial que matou 90% dos nossos índios,pelo visto você deve ser protestante, racista, ligado a MS, e ainda por cima burro!

__Nossa. . .Quanta produtividade num sistema vulnerável a mais de 100.000 vírus, que trava 8 vezes por dia, deve ser por isso que a AT&T anda de mãos dadas transando com a REdmond, afinal o sistema dela é um orgasmo!

__E Que vantegem copmpetitiva é essa, se todo mundo usa. . .Pra mim vantagem competitiva, é quando vocÊ pega algo revolucionário e sai na frente, como Steve Jobs, quando apresentou seu ''projeto de PC'' em 84 e diminuiu os custos de uma editora de R$100.000 para apenas 10. . .!

__Eu não vou mais dizer nada, você é o tipo do sujeito que se ''implode'' com a palavra, se for ligado a MS, pelo menos está explicado. . .Senão é estupidez mesmo, a matéria mais abundante do universo!


» Paulo Sérgio Garrido () em 06/10 10:17

O Linux "não" encomoda a Microsoft ? - Besteira !

os caras já estão tão preocupados há tempos... a prova são as Campanhas Mentirosas de marketing anti Linux que são compradas em espaços da Mídia de Tecnologia - e a cada dia, os caras "abusam" + da ignorância da maioria do Consumidor de Ti... a última, que eu ví e achei o máximo : está na IDG Now - num Banner que veícula uma Comparação de Performance entre um Servidor Win 2003 e qquer. tipo de Configuração Server Red Hat para um WEB SERVIDOR = a Microsoft põe 276% de vantagem em Performance... até pode ter aí um "fundinho" de verdade mas, o consumidor Leigo em tecnologia é Obrigado a acreditar que uns 3/4 de Segundo - ou mais ou menos isso - seria a vantagem do Win 2003 Server... enquanto um tipo de processamento pode levar menos de 2/4 de Segundo, outro leva 3/4 de Segundo e, que tipo de vantagem é essa ???

Cadê a explicação CUSTO x BENEFÍCIO ? - um Server da Microsoft custa R$ 2.500 (por baixo) e, mais uns R$ 5.000 p/ 60 usuários (Rede pequeno porte), cadê a explicação Custo para uma diferênça de - por baixo - 300% na implantação ??? - e no que realmente há de Diferença em Segurança, Robustez, Escalabilidade... - a Performance influi mesmo ?

>>> A verdade é que os caras da Microsoft já não estão "preocupados" com o Linux... - eles estão é mesmo "Desesperados" c/ o Linux! Principalmente, no que se diz respeito a SERVIDORES - tão tomando PAU e, só os Leigos em Tecnologia não vê isso !!!


» Raphael () em 06/10 17:06

Aí, Bebeto, esqueceu de xingar minha mãe, também...

Você começa a analisar o que eu escrevo, e depois pula para a primeira conclusão (apararentemente) favorável ao Linux que o seu raciocínio diminuto consegue encontrar. Quer ver?

- "A apple só tem 2% de mercado, e por isso perdeu pra MS". A Apple, hj, tem pouco mercado pq quer. Ela aposta em diferencial de produto, não na comoditização. Se ela tem só 2% de mercado, mas extremamente lucrativa, ela é tão bem sucedida quanto a MS. Pq vc não olha pra Sun, por exemplo, que era uma das gigantes no mundo de servidores, e tá tomando nabo direto a cada ano fiscal?

- "A EULA não garante nada pela minha saúde, nem que nada vai funcionar". Já abriu o Emacs alguma vez na vida, garoto? Primeira coisa que diz é que não há nenhuma garantia, de acordo com a GPL. Isso que vc colocou não quer dizer bosta nenhuma. É só um jargãozinho jurídico pra isentar de qualquer problema que o software venha a causar.

Sem falar outras bobagens que você diz. Chamar o windows de maior vírus da história. Qualquer win baseado em DOS é ruim, tecnicamente falando? Claro que é!

Mas eu quero ver você apresentar algum sistema, na época, que fosse utilizável pelo Fulano da Esquina, e que ele pudesse instalar em casa e rodar seu processador de texto, seus jogos... é isso que o usuário comum quer, e foi isso que eles ofereceram.

Querer me chamar de racista, burro e protestante só por achar que a Microsoft tem algum mérito por ter alcançado o tamanho que alcançou só serve pra mostrar a _sua_ intolerância e falta de capacidade de enxergar além do umbigo.

Se você quiser ser minimamente coerente abandone qualquer coisa vinda da IBM, que já provadamente ajudou os nazistas na segunda guerra mundial. Mas fica difícil, né? Já que ela virou a bela-mocinha-que-investe-um-bilhão-de-dólares-no-meu-SO-favorito...


Eu estava colocando as coisas no momento em que a Microsoft começou a explodir no mercado, garotinho. Capaz de você nem ter nascido. Final dos anos 80, começo dos 90. Quando tinha muita empresa que achava que moderno era máquina de escrever elétrica, e precisava ter um departamento inteiro só pra contabilidade, e que comunicação moderna era ter mais do que uma linha de fax...

Será que naquela época (que foi quando a MS realmente cresceu) fazer um contrato com uma empresa de software e trabalhar honestamente usando um sistema que me torna mais produtivo e reduz custos de operação, minha necessidade de pessoal é tão anti-ético quanto ter escravos? Seu café da manhã é oq, filho? Ideologia com manteiga?

Basta dizer alguma coisa, e é querer "criar discórdia"? Eu não quero conhecer a sua idéia de dicussão ou debate... qual é o seu papel aqui? Já virou o líderzinho da gangue?

Em nenhum momento disse que uso produtos da MS, ou que não gosto do Linux. Uso profissionalmente Linux pq é o mais adequado às minhas necessidades, seja para desenvolvimento RAD, seja para pesquisa, seja para desenvolvimento de sistemas VLSI. Não sou nenhum "e-donkey", e não vejo ninguém que use o computador para qualquer objetivo (até jogar paciência) como um. E se ele conseguir fazer isso do modo mais simples possível, melhor pra ele.


» bebeto_maya () em 07/10 01:23

Raphael disse:

"Eu estava colocando as coisas no momento em que a Microsoft começou a explodir no mercado, garotinho. Capaz de você nem ter nascido. Final dos anos 80, começo dos 90. Quando tinha muita empresa que achava que moderno era máquina de escrever elétrica, e precisava ter um departamento inteiro só pra contabilidade, e que comunicação moderna era ter mais do que uma linha de fax..."

__Essa é boa. . .A indústria lida com computação desde os anos 70, a Apple sempre foi um padrão de mltímidia já nos 80, e desde essa época já se usava computadores para música, vídeo e desenho animado. você venera, de maneira auto-consentida, não uma inovação científica, mas uma capacidade maquiavélica de Bill Gates.O PC, esse de R$1000,00, não foi invenção dele, ele só entrou com o SO, matou planilhas e editores, vide Lotus, e deu um golpe na IBM e seu OS/2, (que eu nunca disse ser santa).

''Será que naquela época (que foi quando a MS realmente cresceu) fazer um contrato com uma empresa de software e trabalhar honestamente usando um sistema que me torna mais produtivo e reduz custos de operação, minha necessidade de pessoal é tão anti-ético quanto ter escravos? Seu café da manhã é oq, filho? Ideologia com manteiga?''

__Agora o radical é vocÊ, desde quando a Microsoft trabalha legalmente. . .Já foi processada no seu próprio país. . .E é um negócio muito lucrativo, eu ganho 1 bilhão e gasto 20 milhões com processos, e ainda dizem que o crime não compensa. O conceito de produtividade só existe e é bem aceito, porque as pessoas não conseguem algo melhor, ou não querem enxergar.Vide MOzilla/netscape x IE 6.0.Afinal , os PCs já saem das lojas com Windows, o usuário não tem o direito de optar, e eu estou falando em opção, vocÊ quer Windows ou Linux. . .De mostrar os dois para ele e pedir que se decida.Se você não gosta de opção, desenterra o Marxismo, ou venere Lênin. E, já que você conhece história, deve saber que em 95, a Apple quase foi pra lona, desgraças a MS e seu Win 95, foi preciso um contrato com a Redmond, que transformou Steve Jobs e sua Maça no animalzinho domésticado do quintal.E mais recentemente as vendas de Mac cairam pelas tabelas. ..

''Basta dizer alguma coisa, e é querer "criar discórdia"? Eu não quero conhecer a sua idéia de dicussão ou debate... qual é o seu papel aqui? Já virou o líderzinho da gangue?''

__Não sou liderzinho de gangue, sou um cidadão brasileiro livre, que tem o direito de fazer escolhas e criticar as perversões do mercado, ou você acha que uma empresa que ''matou a informática'', visto que existem centenas de sistemas operacionais produtivos que juntos somam menos de 5% do mercado, pode ser chamada de ''Exemplo para ser seguido e admirado''. . .Volte pro seu MBA.VOcê parece aqueles universitários da faculdade de administração que colam pôsters dos ''predadores do mercado'' em seu quarto, e sonham em se tornar um deles, o quanto antes!

''Em nenhum momento disse que uso produtos da MS, ou que não gosto do Linux. Uso profissionalmente Linux pq é o mais adequado às minhas necessidades, seja para desenvolvimento RAD, seja para pesquisa, seja para desenvolvimento de sistemas VLSI. Não sou nenhum "e-donkey", e não vejo ninguém que use o computador para qualquer objetivo (até jogar paciência) como um. E se ele conseguir fazer isso do modo mais simples possível, melhor pra ele.''

__É, realmente, uma pessoa que se senta diante do computador pra acessar a internet usando I.E, pra assistir pornografia e baixar Mp3, e , no canto do cisne, se infectar com um dúzia de Worms e trojans ,é, vamos ser eufemistas, leiga.Ah!E ainda tem aqueles que usam o micro por dez anos e não sabem fazer nada além de ''clicar no iniciar''.E ir para uma Lan House matar terroristas virtuais, e astear a bandeira Americana, também, é digno de Honrarias!

__Rapaz, eu não sou contra você o sorveteiro da esquina, o padeiro, o engraxate. . .Usarem o Windows, eu sou contra o monopólio, que lesa o mercado e tira dos outros a oportunidade de obter sucesso sem que para isso tenha que seguir o curral imposto por uma grande corporação.Lançando apenas ''Windhard'' e ''WinSoft''.Eu sou a favor da liberdade de escolha, e não da alienação e lavagem cerebral, tampouco da imposição e aceitação passiva, como ocorreu no processo de globalização e informatição do Mundo, porque, já que você é tão capitalista, deve saber que concorrência é vital para o mercado!Você falou da época de ouro da MS, que talvez até possa ser admirada, uma época em que haviam programadores lá.Mas vocÊ se esquivou dos ''golpes'' e ''trustes'' que derrubaram a concorrência, como Novell, SUN e IBM e até AT&T.Isso é atualidade, e na atualidade a MS é podre, cheira a corrupção.Se você quiser saber mais lê a revista Geek No23 , que traz um Dossiê da Redmond, e vocÊ verá que Bill não é um herói pós-capitalista!Ele é frio e abjeto, e até suas ''boas ações'', escondem um objetivo, de paupérrima nobreza, o do lucro.VocÊ pode ganhar dinheiro e ser rico, mas num mundo onde se respeite o próximo e as leis de mercado, porque neo-liberalismo é o que mais nos aproxima de animais!


» Henrique Vicente () em 07/10 17:55

Raphael,
você é de Recife? se for.. estudava no Colégio Damas?
Parece um paga-pau beta-tester(que se venera por isso) da M$ que entrava no IRC e dizia usar GNU/Linux durante um tempo... mas depois que perdeu uma certa fama foi arranjar outra... sem comentários... e outras coisinhas mais que eu prefiro não comentar... se for.. você se lembra de \henrique\? sou eu! blz cara?


» Henrique Vicente () em 07/10 17:55

Raphael,
você é de Recife? se for.. estudava no Colégio Damas?
Parece um paga-pau beta-tester(que se venera por isso) da M$ que entrava no IRC e dizia usar GNU/Linux durante um tempo... mas depois que perdeu uma certa fama foi arranjar outra... sem comentários... e outras coisinhas mais que eu prefiro não comentar... se for.. você se lembra de \henrique\? sou eu! blz cara?


» CWagner () em 08/10 08:51

Será que as pessoas que tanto defendem o $r. Gates e o seu modelo de negócio, pagaram pelas licenças dos programas que utilizam?

Se sim, parabéns, não há melhor maneira de elogiar o trabalho de alguém que não seja respeitando esse trabalho. Se não, por favor, releiam as suas mensagens e ponham a mão na consciência (ou seria nos bolsos?).


» Leonardo () em 25/10 22:48

muita gente usa o linux pq e livre, impresas e etc. mais para um pc domestico qual e a diferença de usar o linux um sistema mais bem porgramado "complicado" do que usar o windows que foi feito para uso domestico facil e tudo mais.

A resposta é nenhuma pq c vc parar para pensar o windows para os brasileiros usuarios de pc domesticos é quase livre, hoje em dia com a pirataria vc compra um cd ai por R$ 10,00, e muito barato em comparação a um original. então eu axo que quem usa linux em casa e para tirar onde pq e cool, mais não faz a menor difereça~. estou dizendo isso não criticando o linux, pelo contrario e um otimo sistema, mais soh não axo que serve de desculpa dizer que o windos e caro e que devemos usar o linux. o windos e um otimo sistema e o melhor, muita gente não acha, critica mais a verdade e essa


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.