Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

LinEx: a distribuição do Exército Brasileiro

Notícia publicada por brain em outubro 4, 2004 11:00 PM | TrackBack


Prettoc (prettoc12@arroba.com.br) enviou o link para esta "interessante página que incentiva o uso do sistema operacional linux no servidor do Exercito Brasileiro." O trecho que mais me surpreendeu foi o anúncio de uma distribuição própria para o Exército: "A Secretaria de Tecnologia da Informação participou do WORKSHOP “Implementação de Software Livre, no MD e Forças Armadas”, organizado pelo Ministério da Defesa e participação dos Comandos da Marinha, Exército e Aeronáutica, onde apresentou a nova versão do LinEx (Linux Exército Brasileiro) para Desktop (Estações de Trabalho) e a versão a ser utilizada pelos Servidores, a ser lançado até o final do mês de outubro deste ano."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Alpha () em 05/10 01:09

mais um remaster do kurumin ?


» SanducerO () em 05/10 01:18

"Bienvenido a LinEx.org
LinEx.org es el portal de información y soporte para los usuarios de gnuLinEx. Si ya eres usuario de nuestro sistema operativo libre, este es el lugar en el que vas a aprender como sacarle todo el partido a tu LinEx. Si no eres usuario, descárgate ahora una copia y utilízalo, verás como te sorprende."

Pena que o nome que escolheram ja existe, é mantido pelo governo da Extremadura na Espanha. Faltou pesquisar um pouco, pena. Força ao projeto, de todas formas.


» ThLux () em 05/10 07:45

Apenas para conhecimento do pessoal, a PMMG (Polícia Militar de Minas Gerais) tá desenvolvendo também uma distribuição para o uso em seus computadores. É o Alferes Linux. O SO já está em uma versão bem estável e tráz aplicativos voltados para edição de textos, planilhas e presentações. tráz tb emuladores para logar no sistema da PRODEMGE e outros mais. Testei a distro e posso afirmar que fiquei bastante surpreso. Tem muito que se fazer ainda, mas já está num bom patamar pra ser utilizado. Quanto ao exército, boa iniciativa. Ponto pra comunidade SL.


» Carlos Vitoriano () em 05/10 07:55

E dai se for um remaster do Kurumin?
A ideia do software Livre/Código Aberto não é a de adapta-lo às suas necessidades?

Eita povo que só sabe botar defeito nas coisas sô.


» Manoel Pinho () em 05/10 08:35

Eu que sou do EB nunca ouvi falar nisso... Vou tentar me informar mais.


» Joao Amaral () em 05/10 09:39

>mais um remaster do kurumin ?

mais umtroll??


» Clovis Sena () em 05/10 09:46

bom dia,

Augusto, o link esta dando pagina nao encontrada.


» chimpa () em 05/10 09:48

... mais uma distribuição igual as outras.

Acrescenta algo a segurança? Tem code review dos pacotes instalados? Tem patches de kernel ?

Ao invés de criar-se uma política de uso, configuração e update e então escolher uma distribuição madura que mantém e disponibiliza correções e faz testes constantes de compatibilidade, cria-se do zero uma OUTRA distribuição ... !


» rivo () em 05/10 09:56

a noticia é bom no que diz respeito a não ter um sistema nordico gerenciando nosso exercito. Não acho que o linux tem capacidade pra derrubar o win mais tai um bom motivo para usa-lo, não entregar partes importantes de um país como por exemplo exército ou governo nas mãos de outros países.


» Augusto Campos () em 05/10 10:22

Corrigi o link, obrigado


» Joao Amaral () em 05/10 15:48

>... mais uma distribuição igual as outras.

mais um troll igual aos outros???


» Betha () em 05/10 17:52

A pagina em questão é uma ZONA ...

... este tipo de notícia deveria aparecer quando fosse lançado !

... senão fica "vaporware" ...

:-/


» Marcelo Ulianov () em 05/10 20:59

"Não acho que o linux tem capacidade pra derrubar o win mais tai um bom motivo para usa-lo, não entregar partes importantes de um país como por exemplo exército ou governo nas mãos de outros países"...

Tai O Linux, baluarte da liberdade sendo usado pelo mau... Será que estão fazendo um banco de dados com todos os " subversivos " que usam esse sistema ? Ou estão planejando " ataques " a nações " inimigas " usando o linux como simulador ? Depois de 25 anos de ditadura, acho incrivel que ainda tem gente que considere os militares como parte importante de nossa nação...Assustador... No mínimo...


» montaro () em 05/10 22:18

qual o problema de uma versao customizada do kurumin para determinada funcao?!?!

a vantagem do lnx sobre outros so's eh justamente essa... adaptar o sistema de acordo com suas necessidades.. viram que essas necessidades seriam satisfeitas de forma facil,rapida e eficiente atraves do kurumin


» CWagner () em 05/10 22:48

Não vamos esquecer que o computador e depois a Internet foram "encomendados" para resolver problemas militares. O primeiro para calcular trajetórias de projéteis e o segundo para evitar o colapso das comunicações no caso de outra grande guerra.

O bom da história é que hoje o computador e as redes baseadas em internet (teconologias de roteamento, protocolos de comunicação, PADRÕES ABERTOS, etc... :) são utilizados não só pra fazer o mal, mas também para o benefício de muitos. Vide o projeto genoma, clusters sendo utilizados para calcular as condições do tempo, etc...

Os militares podem não ser a melhor parte da civilização, mas não devemos ignorar a contribuição que deram para o desenvolvimento da própria raça humana.

PS.: Só pra não ficarem dizendo que estou "puxando o saco": quando era menor eu acreditava nos "heróis" brasileiros, e entre eles estava o Duque de Caxias. Mais tarde quando descobri as barbaridades que esse homem cometeu contra o povo do meu estado, é que me dei conta de que nem tudo o que nos contam é a verdade, que "a verdade está lá fora e dentro de cada um de nós" e que devemos procurá-la. Muitos a temem e por isso aceitam o que lhes é imposto, outros a perseguem e por isso são perseguidos. Mas não é a questão. Estou feliz em saber que posso voltar a me orgulhar das forças armadas, e que elas, pelo menos ainda em uma minoria, não estão aceitando ser reféns de tecnologias que não podem conhecer a fundo.


» Marcelo Ulianov () em 05/10 23:37

Deus me livre de confiar em um milico... Sei das atrocidades que cometeram contra amigos muito próximos, pais que foram arrancados de dentro de casa e nunca mais retornaram.Eu abriria mão de toda e qualquer regalia só pra me ver livre dessa corja... " Abra os olhos e o coração,estejamos alertas, o terror continua, só mudou de cheiro e de uniforme " La Maison Dieu, Legião Urbana...


» Nuxli () em 06/10 05:43

Eu tambem sou do EB, e nam sabia disso. Aqui no quarteu é a maior trabalheira com os programas proprietarios sem falar que os programas que são passados a nos, são de dificil entendimento e utilização.


» Manoel Pinho () em 06/10 07:10

"Depois de 25 anos de ditadura, acho incrivel que ainda tem gente que considere os militares como parte importante de nossa nação...Assustador... No mínimo..."

Não estou dizendo que o que aconteceu foi agradável, mas todo mundo lembra dos militares quando a coisa realmente está feia. Quando a polícia não faz o seu papel, para fazer uma estrada num lugar tão longe que ninguém quer pivatizar e o governo não faz, etc.

O nosso país nunca foi invadido como o Iraque ou vários países da Europa e muitos pseudo-intelectualóides de esquerda esquecem do sofrimento que isso representa para o povo. O mais engraçado é que o povo brasileiro em geral pensa diferente e admira a organização das Forças Armadas, especialmente quando comparadas às demais instituições públicas do país.


» Marcelo Ulianov () em 06/10 07:33

Manoel Pinho, Ainda acredito que o linux é incompativel com essa "organização" facista que é o militarismo. O Linux é quase uma grande ONG, tem uma estrutura anárquica, aonde a organização vem de forma natural, se ajusta, bem diferente da organização militar, imposta, que subjuga, que fere toda e qualquer liberdade, que se apoia na figura do SUPERIOR !!! Desculpe, mas SUPERIOR à mim somente DEUS ! Nenhum milico compra minha alma, seja qual for os " benificios" que isso possam trazer... Aqui quase todos consideram Bill Gates e a microsoft o " grande inimigo" da informática, pois eu considero o militarismo o grande inimigo da humanidade. Estamos perdendo uma grande chance de matar o " monstro " de uma vez. Afinal de contas, Lula, Dirceu, Suplici e muitos mais, sabem bem do que essa corja é capaz. Vamos rezar...


» rivo () em 06/10 07:45

"Tai O Linux, baluarte da liberdade sendo usado pelo mau... Será que estão fazendo um banco de dados com todos os " subversivos " que usam esse sistema ? Ou estão planejando " ataques " a nações " inimigas " usando o linux como simulador ? Depois de 25 anos de ditadura, acho incrivel que ainda tem gente que considere os militares como parte importante de nossa nação...Assustador... No mínimo..."

então pq os EUA investem tanto no exército? pq os países desenvolvidos defendem tanto suas empresas? experimenta ficar sem exército cara... eles não são bons? pode ser verdade mas quem é bom? m$? linux?


» Henrique Vicente () em 06/10 21:22

Marcelo Ulianov,
tenho 15 anos... dia 7, eita poxa, é amanhã... faćo 16 :P se alguém quiser pode me comprar um laptop de presente com wi-fi e um roteador wi-fi, eu agradećo..
podem me chamar de doido, mas tenho duas vontades incontroláveis, a primeira é não me alistar(é obrigatório né...), e a segunda descubri agora nas eleićões... ser chamado para ser mesário, se você é chamado, é obrigado a ir não é? Pronto, eu queria justamente isso! ser chamado e não ir! Como eu queria! Só não queria deixar de votar, apesar de considerar voto obrigatório uma coisa infantil porque eu quero, ao menos se não conhećo nenhum político bom, colocar os menos ruins..
ah, o que eu acho que vai ser mais legal é eu não me alistar :) hahaha tou nem aí se é obrigatório, quem quiser duvidar ou me ridicularizar.. pense duas vezes, eu não quero ser chamado para me alistar... não preciso e não vou fazer uma coisa que seria apenas para o mal da humanidade... o exercíto existe para fazer guerra, ou tou enganado? pouco me importa se é questão de defesa, pouco me importo com ser brasileiro, podia ser de qualquer lugar do mundo... tou nem ai com besteiras de nacionalidade..
CWagner, nem tão assim...
o "www" que conhecemos hoje não foi criado com objetivo de guerra por aquele físico...

"Os militares podem não ser a melhor parte da civilização, mas não devemos ignorar a contribuição que deram para o desenvolvimento da própria raça humana."
Uma pessoa que escreve isso com certeza não sabe o que está falando. Ah, desculpa, talvez saiba... o desenvolvimento da raća humana envolve tanto coisas boas quantos ruins... não é porque foram por causa dos militares (que foram ao espaćo, sim militares foram a lua..., sim, o homem foi à lua!) que o forno microondas apareceu que vamos dizer que o exército colaborou beneficamente com o desenvolvimento da raća humana.


rivo, alguém que sofreu e lutou contra a ditadura se visse isso te chamaria de um babaca. Não é porque o USA investe em exército que ele é bom, meu filho, por favor, o USA está tão corrupto quanto o Brasil está, o principal atual governante lá é um filho da p***, se a mãe dele não for isso ao menos o pai dele é algo do tipo, que atende o interesse da industria petrolifica e bélica apenas.
Infelizmente ficar sem exército não seria legal se algum país inventasse de invadir-nos mas f...-se o exército, f...-se os países, eu quero apenas paz e liberdade (não confundir com libertinagem).


foi mal se deixei alguém estressado, mas é que hoje eu estou irritado, para ter uma idéia tive um trabalho para fazer com 8 pessoas para apresentar amanhã, e todas me deixaram na mão, legal né? é, no dia do meu aniversário, um trabalho que eu queria apresentar desde o início do ano.. eu ia fazer sozinho... mas decidi fazer em grupo, se fosse sozinho teria saido algo porque eu iria ter uma idéia do tempo... não tinha imaginado que 7 pessoas iriam mandar eu me ferrar fazendo sozinho... paciência...


» rivo () em 07/10 07:55

Caro Henrique Vicente,

"alguém que sofreu e lutou contra a ditadura se visse isso te chamaria de um babaca. Não é porque o USA investe em exército que ele é bom, meu filho, por favor, o USA está tão corrupto quanto o Brasil está, o principal atual governante lá é um filho da p***, se a mãe dele não for isso ao menos o pai dele é algo do tipo, que atende o interesse da industria petrolifica e bélica apenas.
Infelizmente ficar sem exército não seria legal se algum país inventasse de invadir-nos mas f...-se o exército, f...-se os países, eu quero apenas paz e liberdade"

a função do exercito é defender nosso país. se houve ditadura e o exercito tratou de subjugar a população, vc diria que o exercito é o demonio? não quero defender o exercito, mas entenda que cada entidade de nosso país tem sua função e com o exercito não seria diferente, como vc mesmo falou acho que se invedissem o Brasil o exercito seria o melhor para nos defender, duvido caso isto ocorre-se ver todos saindo de suas casa armados de faca de cozinha combatendo com soldados inimigos armados ate os dentes. E quando falei nos EUA não quis dizer que eles são bons por investir pesado no exercito, o que quis dizer é que uma das formas de vc oprimir um país é militarmente. Então vj se acontecem divergencias economicas/politicas/comerciais entre dois países, um deles pode inventar uma desculpa, como no caso EUA e Iraque pra poder jogar uma bomba em tu, vc não tem como se defender, o que vc faria? cederia ao inimigo ou receberia a boma de braços abertos? por mais inteligente que vc possa ser para contornar a situação, sempre a alguem tão intelignte quanto vc do outro lado pra saquar teu jogo e te derrubar.
No mais é isso...

valeu


» Henrique Vicente () em 07/10 17:50

Tipo...

"First they ignore you, then they ridicule you, then they fight you, then you win." -- Mahatma Gandhi

Acho que não precisamos guerreiar mesmo que atacados.. existem outras formas de nos livranos...
se precisamos de exército, esse exército deve ser treinado apenas para nos defender, não para "conquistar" lugares alheios... como o USA faz.. mas uma coisa.. se o exército é para nos defender, porque não fazer ele nos defendo dos narco traficantes...? seria uma coisa boa, sem atacar mesmo... bem que poderia ser algo que desse certo... a polícia previnia o crime e combatia coisas pequenas... o exército previnia e combatia essas coisas..
e para que opressão? seria melhor nos juntarmos com os outros países para pensar em como melhorar as condićões de vida... em todo o mundo..


» Marcelo Ulianov () em 07/10 20:47

KKKKKK Rivo essa foi demais !!! O nosso exercito vai nos defender em caso de um ataque estadunidense ??? Falou hein ??? Nosso exercito não aguenta nem o ataque do Timão que ta uma droga ! E eu não anistiei ninguém cara ! Eles tem que pagar pelas atrocidades que cometeram ! Adolf Hitler foi abssolvido ? Stalin foi ? Então pq Castelo Branco, Médici e os demais dessa corja nojenta o foram ? Se vc não tem memória, ou ela só serve pra lembrar do mau que bill gates faz a humanidade, eu tenho de sobra ! Quero o exército no chao cara ! SÓ SE ALISTA QUEM É MUITO BABACA !!! EU NÃO ME ALISTEI, TENHO 34 ANOS E NÃO VOU ME ALISTAR NUNCA !!! FORÇA HENRIQUE VICENTE !!! FORÇA !!!


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.