Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Gilberto Gil e David Byrne cantam nos EUA pela Creative Commons

Notícia publicada por brain em setembro 22, 2004 01:09 AM | TrackBack


A notícia vem do UOL Música: "O site da revista Wired e o site da ONG Creative Commons transmitiram na noite desta terça (21), pela Internet, o áudio de um show dos cantores Gilberto Gil e David Byrne, realizado em Nova York, no Town Hall. A transmissão, que durou cerca de três horas e meia, começou às 21h30 (horário de Brasília). O evento, que estava marcado para as 21h, começou com meia hora de atraso. Antes do show, o diretor da Creative Commons, Lawrence Lessig, fez um discurso de introdução sobre a instituição --que busca alternativas para o pagamento de direitos autorais na era da distribuição digital de arquivos de música-- e foi vaiado pela platéia impaciente depois de muito falatório. O ministro da Cultura do Brasil agradeceu a revista Wired e a Creative Commons "pela oportunidade de estar aqui", e disse esperar que "esta iniciativa progrida e dê muitos frutos, para a arte e para a indústria também""

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» bebeto_maya () em 22/09 01:55

__Interessante. . .Principalmente a análise de que uma coisa leva a outra, eu jamais imaginaria David Byrne cantando em prol da ''Creative Commons''. . Putz!O cara já fez mídia até pra Microsoft!Basta ver que uma de suas músicas está no WMP 8, que acompanha o XP. . .E a Creative é inspirada nos conceitos revolucionários do Software Livre, que é abominado pela M$.E aja Nescafé com gosto de mijo!

___E essa vaia provavelmente foi orquestrada pelos cachos da indústria fonográfica, que, pasmém, está com um pé na cova, provocado por um auto-enfermidade!


» Mandark () em 22/09 08:55

Gilberto Gil tem alguma música registrada sob a Creative Commons ou tá seguindo o lendário dito popular:

- Faço o que eu digo e não o que eu faço!


(Na boa, procurei e não achei. Espero que alguém me diga que estou errado.)


» Augusto Campos () em 22/09 09:04

Não só lançou, como foi pioneiro em uma das modalidades de licença. De um informativo da FGV: "A Creative Commons propôs uma licença de sampler, desenvolvida inicialmente por advogados brasileiros, liderados pela escola de direito da Fundação Getúlio Vargas. O ministro Gilberto Gil [Cultura] foi o primeiro músico do mundo a relançar uma de suas canções sob essa licença, que apenas é uma forma legal de sinalizar para o planeta que determinadas obras podem ser sampleadas para a criação de novas obras, sem que o novo criador precise pedir autorização ou pagar direitos autorais para o criador 'original'"


» Mandark () em 22/09 09:20

Augusto,

Ele republicou toda a obra dele nesta licença? Li o texto no link abaixo mas não achei que ficou claro.

http://creativecommons.org/projects/sampling


» Augusto Campos () em 22/09 09:26

Mandark, a notícia só fala sobre o lançamento de uma música sob esta licença.


» André () em 22/09 10:00

Bebeto Maya,

O David Byrne colocou sua música no Media Player 8, não para fazer campanha para a Microsoft, aquilo aconteceu porque ele estava tendo a oportunidade de de certo modo "revolucionar" afinal seria o primeiro artista a permitir (claro que deve ter rolado grana) a uma empresa de software incluir uma música completa como brinde de uma mídia eletrônica, com alcance em massa. Antes dele teve o Matchbox 20 no Musicmatch Jukebox, mas a música não estava completa. Sem levar em conta o número de pessoas que teriam acesso a aquela música. Prestem atenção trolls, estou falando de distribuição eletrônica de música legal, com contrato comercial, tudo bonitinho, com certeza outros artistas menos famosos devem ter feito isso antes mas sem a visibilidade que aquilo teve.

Mas inovador mesmo é o Gil vem me impressionando com agente defensor da licensa livre.

PS1: Outra coisa sobre o David Byrne, é o maior fã e divulgador dos Mutantes nos Estados Unidos, o cara paga um pau para os músicos brasileiros.

PS2: Pra falar a verdade eu só ouvi aquela música do MP umas duas vezes.


» Henrique Vicente () em 22/09 12:33

A vaia é normal..
quando você vai para um show é para ouvir música...
não adianta ficar falando muito porque o povo muitas vezes não tá nem escutando.. só prestam atenćão quando comeća o show.. não devemos interpretar isso como algo assim, talvez o Lawrence Lessig tenha exagerado no tempo que falou, isso pode servir para de uma próxima vez ele ser mais rápido mas falar algo que chame a atenćão das pessoas para conhecerem melhor a idéia.


» depassagem () em 22/09 14:40

Mandark, a obra musical não pertence apenas ao seu cantor/autor. Quando um músico assina um contrato com uma gravadora, tem que aceitar inúmeras condições, as quais, por óbvio, não permitem que ele relicencie sua obra através de licenças como as do creative commons. Não se trata, pois, de hipocrisia da parte de Gilberto Gil.


» Glauco () em 22/09 18:44

Nas horas vagas sou músico e torço muito prá que essa área alcance um patamar digno no mundo do SL. As gravadoras são EXTREMAMENTE rígidas quanto ao que financiam. O colega "depassagem" está com toda a razão (embora eu não aprecie muito o nosso Ministro no quesito música, mas... é questão de gosto mesmo, nada mais)


» Jesus () em 22/09 21:39


Ninguém vai falar mais nada do Kurumin?


» Espírito Santo () em 22/09 21:58

Kururuim e Morimorto já eram.

Vamos voltar ao esporte tradicional aqui do br-linux:

Malhar o wrobal!


» Mandark () em 22/09 22:17

Minha maior decepção foi o Metallica. Fiquei assustado o tanto que os caras se esforçaram para acabar com o Napster. Sei que é meio off-topic, mas depois do Black Album o Metallica já era. Alguns mais conservadores incluem o Black Album na fase ruim do Metallica. E foi logo após este CD que eles começaram a entrar em atrito com o Napster.

Tinha banda que não tava nem aí, porque não ganhava nada com vendas de CD's mesmo, ou então porque estavam interessados mesmo em música e não em cifras.


» Pedro Paulo () em 22/09 22:42

Bruno e Marrone que o Diga.....
Só ganham dinheiro fazendo shows....
A pirataria ajudou na carreiras deles.
Cantor ganha dinheiro é com show.
O resto é piada.


» Michael Andreasen () em 23/09 08:44

Using Google Translator:

Para quem não conhece o Wrochal clique abaixo:

http://br-linux.org/noticias/001853.html


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.