Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Carreira: 14% dos profissionais de TI em busca de colocação declaram em seus currículos que conhecem Linux

Notícia publicada por brain em setembro 17, 2004 01:33 AM | TrackBack


Claudio Lacerda (lacerda@abstract.com.br) enviou este link e acrescentou: "Será que Linux é um diferencial na formação do curriculum? Para responder a esta pergunta a Abstract visitou bancos de talentos disponíveis na internet. O método utilizado na pesquisa foi solicitar todos os interessados em determinado cargo e posteriormente filtramos aqueles que acrescentaram Linux em seu curriculum. Um candidato pode ter seu curriculum cadastrado em mais de um banco de dados ou ainda em mais de um cargo. A média dos percentuais apresentados foi de 14%. O cargo com o maior percentual de Linux foi Analista de Segurança de Sistemas com 39% seguido por Administrador de rede com 32%. Em uma época em que o conhecimento do Windows está massificado de forma tal que quase todos os profissionais em menor ou maior grau dominam o sistema da Microsoft, o Linux se apresenta como um diferencial para aqueles que querem sobressair no mercado de trabalho. Para ver a tabela completa acesse o link acima."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Pierre () em 17/09 08:12

Com certeza o Linux é um diferencial no mercado, mas em relação ao Windows tem uma ressalva, quando se fala em conhecer bem o Windows de forma massificada imagino que o Claudio esteja se referindo ao 98, XP da vida. Porque conhecer bem as versões server 2003, não temos técnicos tão brilhantes assim.
O mesmo vale para o Linux, temos muitos técnicos que conhecem as coisas básicas samba, dhcp, firewall, etc de forma bem simples.
Outra coisa que eu gostaria de citar e saber a opinião dos amigos aqui no forum.
O que vocÊs acham das oportunidades de trabalho para Linux?
Eu particularmente acho que ainda não se expandiu tanto quanto o sistema, a área para programação é bem maior, como php, postgres, etc.
Mas em relação a administradores, nao sinto isto ainda.
Quando você abre um jornal hoje, quantas vagas tem??
Bem, seria interessante conhecer a realidade dos amigos e de cada Estado.
Outro detalhe, acontece muito em curriculo, o cara colocar muita coisa que não domina, isto é outro fator notorio vale também a salientar.

Pierre


» Adilson Oliveira () em 17/09 10:09

Olha Pierre, eu acho que tem vaga sim. O que eu vejo acontecer muito é a contratação por indicação então estas vagas nem aparecem.
Não faz muito tempo, eu vi aparecer uma vaga relacionada à linux em um meio público de divulgação aproximadamente 1 mês antes de eu saber que ela existia por que fui convidado, ou seja, esta vaga só apareceu porquê a pessoa responsável por ela não achou em seu círculo de relacionamentos alguem que pudesse preenche-la. Por isso eu digo a quem quiser ouvir: nada mantém mais a empregabilidade de alguem que competência e um bom círculo de relacionamentos.


» Wconserta () em 17/09 11:11

entrem no site www.apinfo.com e veja as vagas la , tem muitas vagas pra linux o que mata é que as exigencia são um absudo, ele querem caras que saiba de redes, programação, banco de dados, e web sendo que são areas bem distintas, eu mesmo sou forte em redes porem em programação e banco de dado uma lastima, e o pior é que estou percebendo isso quem sabe programação e banco de dados no linux este sim tem mercado o diferencial é cara saber java e oracle afinal o cara sabendo estes dois o cara mexe tranquilo com php c c++ mysql posgre etc


» Henrique Vicente () em 17/09 19:56

Seria 86% dos profissionais de TI sem noćão? :P hahah


» José Maria Silveira Neto () em 17/09 21:49

Pelo menos aqui no Ceará, no meu meio, eu vejo muito oferta específica para quem sabe linux. É algo bem comum.


» Manoel Pinho () em 18/09 00:05

Bem, a minha atividade principal não é com informática, mas se fosse patrão ou gerente e tivesse que escolher entre um profissional que sabe fazer com softwares livres o mesmo que outro que só soubesse comprar soluções prontas, com certeza o último iria para a rua ou não seria admitido.

Saber linux e softwares livres não é a única necessidade para profissionais de informática, mas com certeza já é um diferencial a favor e só tende a se tornar um diferencial maior.

O círculo de amizades com certeza te dará mais chances de conseguir um emprego, mas a manutenção dele só depende mesmo da sua competência e de sua "inteligência emocional" (não adianta ser um gênio e comprar briga com todo mundo).

Uma coisa interessante que eu já reparei é que quando um sujeito que manja muito de linux e softwares livres é contratado, há vários tipos de reações entre os colegas da área de informática da empresa:

- alguns vão considerá-lo como ídolo e vão usá-lo como um guru (felizmente a maioria);

- alguns vão se sentir ameaçados e vão boicotá-lo a todo custo;

- alguns vão tentar ridicularizá-lo, taxando-o como radical, nerd, comunista ou coisa do gênero.


A melhor forma de agir contra os descrentes ou opositores é mostrar algo funcionando em vez de fazer planos. Implemente algo primeiro e só mostre depois que tiver tudo funcionado. Depois tente dividir os créditos com eles e oferecer a ensiná-los a implementar o que você fez, no máximo espírito do software livre. É a melhor forma de romper as resistências e transformar os inimigos em aliados...


» josue () em 20/09 12:18

Eu concordo com o Wconserta, quanto as exigências. Desconfie de quem fala que entende de tantas áreas distintas, pois memo uma área como programaçao e banco de dados é meramente impossível dominar tudo, uma vez que o volume de informação produzido diariamente é absurdo, e o pior é que cada empresa de software diz que a sua solução é a melhor. estou na área de programação a aproximadamente 15 anos, desde o basic sinclair, e passei pelas transformações que se transcorreram no tempo. Quando vc pensa que está dominando algo vem alguem e te diz,"esquece tudo, a onda agora é outra", e o pior é que na maioria das vezes eles têm razão. Portanto o negócio é pensar em equipe, pois sempre haverá lugar para alguém que domine algo "ultrapassado" pois sempre tem alguém migrando, e os caras de "novos paradigmas" que estão chegando hávidos de conhecimento, pois quebrar velhos paradígmas demora um pouco e nem sempre dá tempo de esperar.
Para quem já está meio avançado como eu é melhor usar de umildade e reconhecer que ('quanto mais eu avanço no conhecimento, descubro que sei cada vez menos'), dada a grandiosidade e a vastidão do que seria necessário.


» Leandro Santos () em 25/09 12:01

Olá, minha opinião sobre a discussão é a seguinte:

O que realmente diferencia o profissional de LINUX é a certificação. Conheci o LINUX em 2001, aprendi os comando básicos, ls, mkdir, cp, locate, find etc...Em 2003, tirei minha primeira certificação, ICS "Networking Enginner" pouco tempo depois ( 04 meses )prestei a prova da Conectiva e passei. Meu interesse pelo sistema era apenas por hooby, nem trabalha com TI, alguém algum dia me disse que aprender LINUX era difícil e isso me desafiou. No começo de 2004 fiz um treinamento específico na IMPACTA de apache e me cadastrei em um site de empregos só para ver o que aconteceria, impressionante, recebi diversos contatos em um pouco mais de uma semana. Hoje trabalho em um provedor de acesso com apache, ( hospedagem ), estou estudando PHP para apliar meus conhecimentos, uma dica de quem entrou na área de LINUX de maneira fácil, certifique-se.


Um abraço.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.