Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Lançadas as especificações do OpenGL 2

Notícia publicada por brain em setembro 13, 2004 10:24 AM | TrackBack


Informa o Gabriel Araujo: "Saiu na Folha que as especificações do OpenGL 2 já estão disponíveis no site oficial. Trata-se do novo conjunto de APIs para gráficos 2D e 3D - notícia especial para o GNU/Linux, tanto para o mercado de servidores graficos quanto para jogos 3D em desktops, já que o domínio do ramo é da Microsoft com o DirectX, que disponibiliza somente para plataformas (claro) Windows, ao contrário da OpenGL, disponível para diversos sistemas. Embora a decisão final de optar entre os dois engines ainda seja das empresas de jogos/gráficas, produtoras como iD Software apostam no OpenGL, como vemos no DOOM III - talvez pela clara possibilidade de expansão em mais de uma direção ;-)"

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Daniel Fonseca Alves () em 13/09 11:16

No site do OpenGL tem uma lista de aplicativos que utilizam a especificação:
http://www.opengl.org/applications/linux/
http://www.opengl.org/applications/windows/
Quem sabe está na hora de usarmos nossa força de consumidores e ajudar a OpenGL ?


» André Simões () em 13/09 12:31

Não uso minha força de consumidor, eu uso Linux, só isso já limita um pouco as coisas.

O que eu acho é que os programadores de jogos do Brasil deveriam ser menos vaidosos e se unirem para desenvolver um engine livre e vender apenas a arte e o enredo.

O engine Cube ( http://wouter.fov120.com/cube/ ou http://sauerbraten.sourceforge.net/ ), por exemplo, ambos são GPL mas nunca vi a evolução deste engines.

Os programadores de jogos deveriam por a vaidade de lado e pegar um desses engines ou desenvolevr um outro que fosse puro C++ porém também possibilitasse a utilização de scripts para programar os eventos, como um game maker, acredito que isso iria aumentar a quantidade de jogos livres e popularizar o OpenGL.

Já acessei por algum tempo FORUMS sobre desenvolvimento de jogos e no fundo a maioria dos programadores "amadores" se sente um Shigeru Miamoto (Nintendo, criador do Mario) ou um Hideo Kojima (Konami, criador do Metal Gear), tem conhecimento e habilidade mas não quer compartilhar nada.

A maioria no fundo sonha em fazer que apenas algo que demonstre seu interesse por jogos, suas habilidades como programador, criar um portifólio e tentar um emprego no exterior como programador de jogos.

Com o software livre as coisas não funcionam assim, temos Sistemas Operacionais, navegadores, clientes de e-mail, servidores, firewalls de sucesso mas por causa de vaidade não temos nenhum jogo 100% free software de sucesso.


» oi () em 13/09 12:57

André Simões,

Vaidade ou dinheiro. Vaidade não enche a barriga de ninguém, muito menos dos investidores. Talvez ninguém tenha inventado a fórmula mágica de um jogo, sob GPL, ser lucrativo. Ou um jogo em linux vender bem. E estes são os motivos reais, pode crer.


» Penetro () em 13/09 13:25

Além da vantagem da portabilidade, a utilização de OpenGL em vez de DirectX é também uma estratégia a médio/longo prazo, pois já que o directX é propriedade da MS, esta tem o direito de cobrar pelo seu uso, se assim o decidir. Então, a empresa que souber apenas como trabalhar com directX ficará refém da MS.


» André Simões () em 13/09 13:55

A questão de investimento não é tão pesada assim, porque alguém perde tempo desenvolvendo um aplicativo que põe um par de olhos no desktop? Alguém investiu naquilo?

Ou um leitor de RSS em JAVA se já existem outros programas que realizam esta tarefa.

Os programadores de software livre criam seus programas e ganham notoriedade por isso, depois recebem investimento ou são contadas para trabalhar para alguma empresa específica.

O mesmo ocorreria com um engine GPL, por exemplo, você Penetro poderia ser um programador de jogos de garagem que pega um engine GPL e desenvolve para ele um excelente sistema de projeção de sombras, então nos sites do ramo aparece a notícia que o engine GPL tem um dos melhores sistemas de sombras quase comparável ao engine Doom 3, para se tornar competitiva a Epic (Unreal) poderia contratar o programador que desenvolveu este sistema, não poderia? Depois disso na Epic você com certeza melhoraria este algoritmo, mas não precisaria coloca-lo no engine GPL.

Essa é uma das formas de se ganhar dinheiro com Software Livre, o algoritmo otimizado seria de propriedade da Epic que o contratou mas a base seria pública e daria base de estudo para outros programadores.

Isto é Software Livre.


» santo () em 13/09 14:46

Desenvolver um bom jogo é um processo longo e caro por isto ainda não existe nenhum bom jogo feito para o linux.
Quando eu falo em bons jogos eu estou falando das superproduções como FIFA UNREAL e DOOM e outros, estes jogos exigem mais do que uma boa biblioteca de programação para serem feitos, eles precisam de uma boa equipe de modeladores 3d para criar os gráficos e as animações outra equipe para produzir as musicas e os efeitos sonoros (hoje em dia é cada vez mais comum se contratar um banda famosa para fazer as musicas) e um bom roteirista para produzir e desenvolver a historia, e no meio disto tudo aparece o programador com sua api gráfica.
Hoje para se produzir um bom jogo gasta-se em torno de 1 milhão de dolares no processo de desenvolvimento, no brasil não sei de ninguem que tenha este dinheiro que esteja investindo em jogos e portanto tambem não veremos bons jogos sendo desenvolvidos no brasil por algum tempo.
Quanto a api GPL eu acho que não faz muita diferença por que na maioria dos casos as empresas que produz um jogo sempre acaba vendendo suas engines para os seus concorrentes isto prova que o segredo de negocio do mundo dos jogos não esta na programação e sim na produção dos jogos, uma api GPL somente iria facilitar o trabalho de quem quizesse portar um jogo para outras plataformas em que esta api existisse não é garantia que as produtoras de jogos irião começar a desenvolver para o linux.


» André Simões () em 13/09 15:36

Santo,

"jogos exigem mais do que uma boa biblioteca de programação para serem feitos, eles precisam de uma boa equipe de modeladores 3d para criar os gráficos e as animações outra equipe para produzir as musicas e os efeitos sonoros (hoje em dia é cada vez mais comum se contratar um banda famosa para fazer as musicas) e um bom roteirista para produzir e desenvolver a historia, e no meio disto tudo aparece o programador com sua api gráfica."

Você identificou um problema, e dou uma idéia para resolve-lo. Para que enredo elaborado, o engine pode muito bem ser a base de um jogo multiplayer, o que dispensa um enredo elaborado, o que tem de elaborado no enredo dos “best sellers” Quake 3 Arena e Unreal Tournament?

Mapas existem aos montes desenvolvidos por fãs nos editores dos próprios jogos e para os modelos acontece a mesma coisa ( http://www.planetquake.com/polycount/ ), com animação e tudo.

Agora imagine se o engine Cube fosse compatível com modelos e mapas criados no Blender? Uma excelente ferramenta GPL para modelagem 3D. E se o Blender fosse capas de importar os modelos e mapas desenvolvidos para o Quake 3 e Unreal Tournament?

Se a comunidade desenvolvesse algo divertido de jogar com os amigos, porque não daria certo? Já jogou Counter Strike? Quer jogo com gráficos mais defasados que esse! E enredo elaborado, o enredo de CS se resume em equipe de terroristas defende, anti-terroristas atacam? O que fez de CS um sucesso é a JOGABILIDADE (Game play), e isso um jogo GPL também pode ter, vai depender da comunidade testar cada versão e enviar sugestões.

Quanto a música, se procurar com atenção deve ter alguma banda de garagem disponibilizando em MP3 um hardcore “nervoso” tentando aparecer, é só conversar para os caras pode ser até uma boa forma de divulgação.

Agora se alguém quiser desenvolver alguma coisa com enredo elaborado, tiver um amigo designer, outro arquiteto, tiver tempo e disposição para criar um jogo Single Player com esse engine, esteja a vontade, a GPL esta ai para isso.


» André Simões () em 13/09 15:41

Me desculpem, onde está escrito "é só conversar para os caras" o correto é "é só conversar com os caras".


» oi () em 13/09 17:02

André Simões,

"A questão de investimento não é tão pesada assim, porque alguém perde tempo desenvolvendo um aplicativo que põe um par de olhos no desktop? Alguém investiu naquilo?"

Comparar "olhos no desktop" com um jogo como Mario ou Metal Gear ou "um leitor de RSS em JAVA" é brincadeira, né ?


"Os programadores de software livre criam seus programas e ganham notoriedade por isso, depois recebem investimento ou são contadas para trabalhar para alguma empresa específica."

Esta é sua idéia de SL ? TENTAR ganhar notoriedade e depois ir trabalhar na ... microsoft, por exemplo. Você realmente acretida em SL, hein ?

"Isto é Software Livre."
Esta é a sua visão de SL.
Você tem que convencer empresas e a comunidade SL a patrocinarem e participarem do seu projeto livre, se não, você vai até certo ponto, mas não decola. Então você desiste. Atualmente existem muitos projetos livres parados, por este motivo.


» André Simões () em 13/09 17:41

"Esta é sua idéia de SL ? TENTAR ganhar notoriedade e depois ir trabalhar na ... microsoft, por exemplo. Você realmente acretida em SL, hein ?"

Eu acredito, mas também já li que no Estados Unidos a M$ vem tentando contratar programadores experientes em Linux (não sei se conseguiu).

E depois sua comparação é descabida, é como ficar chamando uma banda underground quando consegue sucesso de vendida, são duas situações muito diferentes.

Os profissionais da Ximian, pararam de contribuir com o software livre? ou os da SuSE? e os que trabalham na Red Hat? O Marcelo Tosatti é um vendido?

Para mim o perfeito seria o cara vincular ao contrato dele que ele poderia continuar a contribuir com o projeto em que trabalhava. Cada um se envolve o quanto quiser, eu apenas criei um exemplo para satisfazer o "problema" do dinheiro citado pelo colega acima.

Lembre também que o mercado de produção de jogos movimenta mais dinheiro que o de S.O., só não existe uma empresa com um monopólio como a M$ por causa de concorrência. E olha que a M$ já está beliscando um pedaço deste mercado.

"Comparar "olhos no desktop" com um jogo como Mario ou Metal Gear..."

Na verdade não estou comparando o software em si, mas a forma de desenvolvimento. Eu acredito ser impossível desenvolver algo parecido com Metal Gear ou Mário, mas como eu disse, se você der uma olhada em forums de desenvolvimento de jogos tem muita gente que tem umas aulas de “C” na faculdade, depois pega um tutorial de OpenGL e chega em um forum destes e abre um Tópico “Estou desenvolvendo um clone do Metal Gear e preciso de alguém que desenhe bem”. Depois ele não consegue criar nada e acaba desistindo de programar jogos.

Esse é o foco da minha crítica, se esse sujeito fosse menos ambicioso ou fosse um pouco mais humilde, e pegaria o código de um engine já em desenvolvimento em vez de querer “aparecer” em um forum como citado, ele poderia ajudar algo já em desenvolvimento. No espírito do Software Livre.


» André Simões () em 13/09 17:45

"menos ambicioso ou fosse um pouco mais humilde" mais redundante que isso impossível. :)


» oi () em 13/09 18:07

"Os profissionais da Ximian, pararam de contribuir com o software livre? ou os da SuSE? e os que trabalham na Red Hat? O Marcelo Tosatti é um vendido?"

Não, eles sempre defenderam a bandeira so SL e foram trabalhar em empresas que acreditam em SL. Muito embora eu não veja problema se fosse o contrário, a maioria das pessoas tem um ataque epilético com esta possibilidade. Então, neste tópico você mesmo se contradiz em:

"O mesmo ocorreria com um engine GPL, por exemplo, você Penetro poderia ser um programador de jogos de garagem que pega um engine GPL e desenvolve para ele um excelente sistema de projeção de sombras, então nos sites do ramo aparece a notícia que o engine GPL tem um dos melhores sistemas de sombras quase comparável ao engine Doom 3, para se tornar competitiva a Epic (Unreal) poderia contratar o programador que desenvolveu este sistema, não poderia? Depois disso na Epic você com certeza melhoraria este algoritmo, mas não precisaria coloca-lo no engine GPL."

"Esse é o foco da minha crítica, se esse sujeito fosse menos ambicioso ou fosse um pouco mais humilde, e pegaria o código de um engine já em desenvolvimento em vez de querer “aparecer” em um forum como citado, ele poderia ajudar algo já em desenvolvimento. No espírito do Software Livre."

Talvez os jogos não tenham o espírito so SL, por serem muito caros e presisarem de habilidades específicas, que fogem dos domínios da programação. Você já viu um projeto "Arquitetura Livre" ou "Advogados Livres & Associados" ou "Cinema Livre S/A" ? Você pode até conseguir ter alguns destes serviços livremente, mas tem sempre alguém pagando por eles. Inclusive o Software Livre!


» André Simões () em 13/09 19:10

Então estamos debatendo a mesma coisa, com o mesmo ponte de vista, só que eu sou um pouco mais otimista acreditando que se muita gente estiver afim poderia dar certo, mas nunca comercialmente. Quando eu usei a visão pessimista (do cara que só quer dinheiro) foi apenas para ilustrar uma possibilidade, não o que isso seja o que eu acredito ser o correto. E mesmo nos projetos que não tem nada a ver com jogos acabam aparecendo uns espertos pensando só em dinheiro ou fama. É só navegar pelo histório do br-linux.

Quanto a arquitetura livre, cinema livre ou medicina livre, porque não? Se o software livre sobrepujar o software proprietário daqui a alguns anos, quem pode dizer o reflexo que isso terá sobre outras formas de conhecimento?

Já existem teses sobre remédios livres, só não acredito em "Advogados Livres". Tudo não passa de mudança de cultura, o que não é nada fácil de acontecer.

PS: Porque você não usa o seu nome?


» santo () em 13/09 22:46

André Simões
Quake 3 Arena e Unreal Tournament são apenas subprodutos da engine Unreal e Quake, ou seja foi apenas algo que alguem criou apreitando algo que já estava pronto.
Estes aproveitamentos são simples muito diferente de se criar uma engine nova.
Quando se cria uma nova engine você precisa criar tambem todo aparáto gráfico para fazer um bom uso da nova engine, imagine se o pessoal da ID software que esta criando uma nova engine para DOOM3 não refizessem os graficos?
Todo mundo iria achar que a engine não serve para nada, e ainda não se justificaria todo o investimento no trabalho do programador.

André Simões mas eu ainda sim acredito que de alguma forma em algum momento ira surgir algum jogo realmente bom e livre, e eu estou a procura de algum projeto de jogo que pareca promissor(não que esteja avançado) e se eu achar com certeza pretendo ajudar no que for possivel.


» André () em 13/09 23:40

Eu sei a deferença entre a engine e o produto final, o que eu estou querendo dizer é que existem muitos programadores e resolvem ver como é programar um jogo e começam do zero o código, mas acabam desistindindo porque não tem mercado de trabalho aqui, etc, etc, etc...

Além do Cube que eu citei como exemplo, existem outros engines, como o Crystal Space 3D ( http://crystal.sourceforge.net/ ), só estou dizendo que em vez de tentar criar algo do zero aproveitar algo já iniciado e ajudar o crescimento disto.

Como o Linus aproveitou os recursos do projeto GNU, olha no que deu! Minha idéia não é criar um Doom3 Killer, isto é impossível por causa do dinheiro envolvido mesmo, mas mesmo sem ter um gráfico de última geração com um apoio maior acredito que estes projetos poderiam melhorar.

A discussão só se extendeu porque nosso amigo oi achou que os exemplos que eu usei eram "planos de carreira".


» oi () em 14/09 00:32

André Simões,

"Então estamos debatendo a mesma coisa, com o mesmo ponte de vista, só que eu sou um pouco mais otimista acreditando que se muita gente estiver afim poderia dar certo, mas nunca comercialmente."

Eis o ponto em que divergimos. Eu acredito mais em versões comerciais para jogos e sob GPL, vai ser difícil, já que este nicho é dominado por grandes empresas, que visam o lucro acima de tudo. Além disto, quando falamos de games, falamos do hardware proprietário também. Vide Sony, Nintendo e Microsoft.

"Quanto a arquitetura livre, cinema livre ou medicina livre, porque não? Se o software livre sobrepujar o software proprietário daqui a alguns anos, quem pode dizer o reflexo que isso terá sobre outras formas de conhecimento?"
Algumas áreas de pesquisa e desenvolvimento devem necessariamente ser livres, para o bem da humanidade. Remédios são uma necessidade, principalmente em países pobres. E há muita gente enganjada nesta questão. Porém eu duvido que as super-produções cinematogáficas, que chegam a custar U$ 300 milhões - que retornam rapidamente diga-se de passagem - serão livres algum dia. Talvez algum curta-metragem ;-) E este é o ponto. Os games estão muito próximos ao cinema hoje em dia (entretenimento) e dificilmente teremos jogos livres e de qualidade.

"PS: Porque você não usa o seu nome?"
É somente um nickname curto. :-)


» jcarlos () em 14/09 13:16

Bom, na verdade temos bons projetos de jogos livres, porém estão estacionados, ninguém nunca viu Parsec (http://openparsec.sourceforge.net)? Existe um que me parecia muito promissor chamado The Guild, mas não estou conseguindo verificar porque no trabalho o proxy me bloqueia, porem o endereço era theguild.linuxgames.com (uma edição da revista do linux até veio /c arquivos de instalação da versão beta) se não me engano, mas o desenvolvimento travou não sei porque.
A happypenguin.org tem o projeto jogo do mês no qual aplicam mais força no desenvolvimento de um determinado jogo, o Pingus e o SuperTux já passaram pelo "jogo do mês" e tiveram uma grande melhoa na parte gráfica. Em todo caso não são jogos em opengl, e dos que citei somente o parsec é. Não GPL também temos o Enemy Territory... acho que a grande sacada /p jogos GPL é a criação do jogo e a cobrança /p uso em servidores oficiais e /c suporte, mas isso exige um certo inve$timento.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.