Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Liber 000 de Frater Albertus Rabelais

Notícia publicada por brain em setembro 5, 2004 10:40 PM | TrackBack


Frater Albertus enviou este link para sua obra em PDF e acrescentou: "Estou disponibilizando para todos os interessados o primeiro dos meus Liber sobre segurança da informação. è um trabalho um pouco diferente dos que existem atualmente e que tem como objetivo divulgar técnicas de segurança e hacking utilizando sofwtare livre." Diferente é pouco - independente do mérito do tema deste primeiro liber, certamente é um estilo à parte.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Enderson Maia () em 05/09 23:15

Seria bom arranjar outro lugar para hospedar, o Geocities já estpa reclamando da quantidade de transferência de dados. :(


» edsampa () em 06/09 00:14

Fiquei curioso pra ver o pdf mas o link nao ta respondendo :(


» Carlos Romel () em 06/09 01:05

Olá.

Nestes casos, o autor (ou alguém da comunidade), poderia fornecer o arquivo via BitTorrent, assim não dependeriamos de provedores com limitações como no caso do Yahoo!.

Alguém já conseguiu uma cópia? Eu poderia hospedar inicialmente em BT para os interessados.


» Antonio Marcelo () em 06/09 07:10

Pessoal,

Consegui receber o Liber 000 e disponibilizei no meu blog, quem quiser baixar http://www.plebe.com.br/freeminds.
Como disse o Augusto, o livro é para lá de exótico, e olha que eu já pensei ter visto muita coisa em segurança...

Abraços,

Antonio Marcelo


» Antonio Marcelo () em 06/09 07:12

http://www.plebe.com.br/freeminds

Desculpem o pontinho no final...

Amarcelo


» Gbitten () em 06/09 09:50

Achei o "liber" uma besteirada só!


» omorp () em 06/09 09:52

nossa que merda de documento, eu teria vergonha de disponibiliza-lo.


» Antonio Marcelo () em 06/09 10:58

Eu achei a proposta meio estranha, mas os links de downloads para os documentos funcionam. O cara até cita um livro meu...

Acho que vou esperar os outros para ter uma opinião, mais clara. Por enquanto mantenho a minha opinião : é muito exótico.

Abraços

Antonio Marcelo


» Cadu () em 06/09 11:06

Parece um livrinho de contos de fada... :)


» Henrique Vicente () em 06/09 12:54

Como está fora do ar não tive como ver o livro.. mas me parece pela notícia, comentários... que o autor se confundiu.. sobre o sentido da palavra hacker...
http://linux24h.net/henrique/?page=flocos.php
já cansei de falar sobre isso :)


» oi () em 06/09 13:09

Eu acho que o Augusto não leu esta porcaria antes de publicar. Citarei alguns trechos, para que as outras pessoas não percam seu tempo olhando esta mistura de curso, corrente e seita *de código fechado*:

"As informações contidas nos Libri 000 e 002
poderão ser divulgadas a todos, pois são publicas, mas a partir do Libri 004, o neófito
deverá se comprometer em guardá-las."

"O neófito nestes primeiro grau não terá que se submeter a qualquer tipo de juramento ou
promessa de não divulgação da informação, apenas quando atingir o grau de filósofo é
que será apresentado um juramento, do qual as informações ali presentes não poderão ser
passadas a ninguém."

"O irmão deve sempre ajudar um outro irmão afim de dirimir suas dúvidas e trocar as
informações sobre o aprendizado, mas nunca deve revelar segredos acima do grau do
irmão que lhe arguiu. Sua conduta deverá ser reta e digna, lembre-se da máxima : não se
dá pérolas aos porcos. Por isso preserve seus conhecimentos e não divulgue para quem
não merece."


» Augusto Campos () em 06/09 13:20

Eu li sim, e gostei do estilo - e evitei de comentar sobre o conteúdo, como você pode verificar na notícia. Bastante gente já tomou para si este papel, como imaginei que aconteceria.

Minha alternativa seria simplesmente não publicar o link, e aí eu estaria tomando a decisão de um censor. Publicando, deixo para cada um de vocês a possibilidade de criticar - e eventualmente o autor anônimo vai agir de acordo com as críticas, ou não.


» oi () em 06/09 14:00

Augusto,

Não acho que você estaria censurando. Simplesmente estaria reservando espaço à matérias mais interessantes ou ligadas ao SL. Além disso, o conteúdo de qualidade é fundamental para um veículo de comunicação. Já vimos diversas críticas, aqui mesmo no br-linux, a outros veículos como Folha e Info, por exemplo, por causa do conteúdo desqualificado. Não gostaria que isto acontecesse aqui! E por favor, pense nisto também, quando for publicar um daqueles tutoriais (?) de uma página, que foram enviados pelo "zé fulano", e são simplesmente uma tradução muito pobre do man.

Obrigado pela atenção,
oi


» Augusto Campos () em 06/09 14:09

Caro Oi:

A sua preocupação com a qualidade do conteúdo é compartilhada por mim. Mas não acho que a publicação de artigos em uma tarde de domingo tenha tirado espaço de algum outro que você fosse gostar mais. Se for o caso, e este outro for inédito e de conteúdo interessante para a comunidade, por favor não deixe de enviar a indicação, para que eu possa publicá-lo.

Mas a busca da indicação apenas de conteúdo de primeira qualidade tem um um senão: procuro ser inclusivo sempre que possível, e isso me leva a muitas vezes publicar links para artigos em português que de fato poderiam ser melhores.

Isso acontece porque acho importante que os autores da comunidade sejam estimulados, e receber divulgação (e o consequente feedback dos seus leitores) é importante para que a qualidade de alguns deles possa melhorar. Um autor ignorado pode não ter o estímulo para escrever um terceiro ou quarto artigo, e assim deixa de evoluir a qualidade do seu texto.

Estou à disposição de quem quiser indicar mais artigos nacionais inéditos e de boa qualidade. Eu também gostaria de publicar sempre mais links para eles.

Abraços
Augusto


» Antonio Marcelo () em 06/09 14:11

Pessoal,

Eu acho que este cara tem umas idéias engraçadas sobre o que é hacking e tentou fazer uma analogia com as antigas ordens ocultas. Sinceramente eu acho que se o cara queria despertar a curiosidade, conseguiu.

Eu sinceramente estou super curioso com as futuras edições dele, não sei qual será o próximo assunto, mas acho que vai gerar novamente discussão.

Agora achei engraçada a colocação do "oi" sobre a "seita do código fechado", mas eu acho que ele quer mesmo é mexer com software livre. Tem uma citação no texto dele que eu gostei : O mistério é inimigo da verdade.

Po só espero que ele não seja um Walter Mercado do hacking, inves "de ligue já", seja "hackei já".

Abraços

Antonio Marcelo

PS: Lá no meu blog tem o texto para baixar. Eu só consegui entrar no geocities depois de muita dificuldade...


» oi () em 06/09 14:30

Augusto,

Depois de postar meu comentário, refleti um pouco sobre o que havia escrito e percebi o problema da falta de notícias, mesmo antes de você responder.

Em momento algum eu gostaria de que faltassem notícias ou que você deixasse de estimular a comunidade. Tao pouco acho que devas seguir a linha "se não tem cão caça com gato" (se não dica boa vai dica ruim mesmo).

Então, vai a sujestão: que tal uma campanha, nos mesmos moldes da "Não alimente os trolls" para a qualidade das dicas/tutoriais. E um bom medidor seria uma enquete em cada dica/tutorial (Boa, Regular, Ruim).


» Augusto Campos () em 06/09 14:55

Sim, futuramente pode surgir uma campanha a favor da qualidade dos artigos. Quem sabe um selo de qualidade, conferido por algum grupo organizado de usuários?

Mas eu não acho que isso deva partir do BR-Linux, ou de algum site específico. Isso deveria ser uma iniciativa de quem lê, e não de quem publica. Caso contrário, pode haver distorções sérias. Fica a sugestão para os grupos de usuários que quiserem pensar nisto.

Só discordo do teu comentário sobre quem não tem cão caçar com gato. Os tutoriais que você mencionou não são publicados para preencher espaço não ocupado por outros artigos, e sim pela razão que eu expliquei no comentário anterior.


» oi () em 06/09 15:33

Augusto,

Eu não quis te ofender Augusto, longe disto. Só quero que você continue seu bom trabalho à frente do br-linux, sem cair em tentação ;-)

Quanto ao grupo, se não partir de ti, dificilmente acontecerá. Tu tens que enviar as dicas/tutoriais para o(s) grupo(s) antes de publicá-los. Poderia começar com algumas pessoas conhecidas e respeitadas dentro da comunidade para incentivar outras pessoas a fomarem seus grupos. Se os artigos fossem GPL, poderiam ser até melhorados durante este processo.


» Augusto Campos () em 06/09 16:14

Eu acho que pode muito bem ser posterior - alguém que veja os artigos publicados e fizesse suas análises. Não vejo o retardo na publicação como algo favorável - pelo contrário, vai contra a filosofia do código aberto ("release early, release often"). Mas acho importante (e até necessário) que a iniciativa não parta de quem publica.


» Bode () em 06/09 16:51

Se fossem somente a artigos tecnicos, creio que perderia a graca... E divertido ler umas coisas desse tipo! (sem acentos-desculpem!)


» Marcos de Souza (mds) () em 06/09 19:18

E Viva Raul Seixas :~)


» Gilberto () em 08/09 22:06

Caraca!
Parece que estou lendo um daqueles livros religiosos da Idade Média.
Onde será que fica o mosteiro?


» CWagner () em 09/09 00:10

Comecei a ler e a princípio achei estranho, mas fui achando interessante à medida que fui avançando. principalmente o estilo das gravuras e até mesmo os termos antigos utlizados pelo autor.

Desculpe "Oi", mas não vejo nada de mal em postar matérias ou artigos que não estejam bem escritos, ou que não sejam de interesse técnico. Sei que você tem todo o direito de opinar, assim como o Augusto tem o seu em postar o que bem entender no site (por favor Augusto, não leve ao pé da letra :). Nem todos os artigos são de autores consagrados ou mesmo colaboradores de sites ou revistas técnicas de grande circulação, portanto, no máximo dê uma olhada, e critique à vontade, tenho certeza de que será bem-vinda se for construtiva.

Como costumam dizer por aí: "Não leve a vida tão a sério. Afinal de contas você nasceu de uma gozada."


» André Eppinghaus () em 07/10 10:44

Muito interessante só ví o primeiro link para estudos e o autor está levando a sério.

Vou acompanhar estes textos na íntegra e estudá-los. No pior das hipóteses eu irei adquirir conhecimentos !!!

Augusto !!! Ótimo artigo !!!!
Quebrou um pouco a rotina !!!!!


» Del Gaudio () em 09/10 00:40

Respeito a opnião de todos, mas tb quero q respeitem a minha...
ESSE PDF, É UMA OBRA PRIMA, ACHEI UMA MARAVILHA! SAIU DA MESMISSE DOS FIOS, PROCESSADORES, GUERRA ELETRÔNICA E SÓ... Procuro saber loucamente quem é esse cara e onde está as próximas edições.
Quem souber, por favor! me mande por e-mail!!!


» MADXAKAL () em 10/10 20:26

Ola pessoal, sou novo no mundo na net...
Li e gostei bastante deste livro, estou louco para ler o prox. "capitulo" deste livro...
De certa forma Frater Albertus nos encoraja para entendermos o hacking e que não tenhamos preconceito algum!
Li dois PDF q achei, se alguem souber se já está na net a continuação deste livro, por favor mande-me por e-mail.
Grato e bom feriado para todos!


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.